Um Lockheed Constellation da Lufthansa voltará a voar em breve, trazendo de volta às linhas comerciais um dos mais belos e comemorados aviões de todos os tempos. Trata-se do programa Lufthansa Super Star, destinado a tornar operacional um modelo L-1649A que voou pela primeira vez em 1957, e teve sua carreira na extinta TWA – Trans World Airlines, de Howard Hughes, milionário multitarefa que foi o responsável por pedir o projeto do Constellation à Lockheed.
Na imagem acima podemos ver como ficará o avião finalizado, em foto da época em que ele era novo.
Esse modelo é uma das últimas evoluções do Constellation, que fez seu primeiro voo em 1943, como modelo L-049. O avião de quatro motores a pistão radiais levará menos pessoas que originalmente definido, para um serviço configurado apenas como primeira classe, com espaço de sobra para todos passageiros e serviço de alto padrão.
O trabalho está sendo feito nos Estados Unidos, país de origem da aeronave, e mais do que uma restauração, é um trabalho de retrofit, ou seja, atualização em tudo que for necessário para garantir segurança. Um exemplo são os materiais usados para construção, já que a estrutura das asas terá 85% de seus componentes trocados, e 95% da fuselagem, sempre utilizando materiais atuais, não aqueles com o qual o avião foi fabricado em 1957.
A parte aviônica será também totalmente nova, com telas multifunção e computadores de navegação que eram ficção científica quando o L-1649A era novo.
O trabalho foi iniciado em 2009, e não tem data oficial para terminar, sendo a qualidade do trabalho a maior meta, o que garantirá a segurança para todos que nele tiverem o privilégio de voar. Para aumentar ainda mais essa qualidade, o diretor do trabalho de restauração é Tom Blakely, ex-vice presidente de engenharia da Lockheed Aerospace, tendo trabalhado 33 anos na empresa, antes de sua aposentadoria em 2012.
A foto abaixo mostra o avião já com a estrutura completa, parte finalizada em março passado.
A Lockheed foi a fabricante do avião que conhecemos bem no Brasil, o Electra L-188.
JJ