Lançado em outubro de 2003, o Fox é o segundo carro mais vendido da Volkswagen hoje e já passou de 1.8 milhão de unidades produzidas na fábrica de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, das quais 440.000 foram exportadas. Passou por leve reestilização em 2009 e agora recebe outra, um pouco mais extensa, como ano-modelo 2015. Na dianteira, novo capô com maior queda na frente resultou no abaixamento da grade e faróis deixando-o mais ainda com o visual dos carros de Wolfsburg (sem alteração no Cx, que continua 0,353), e na traseira as lanternas passaram a desenvolvimento horizontal e fazem parte da tampa, no lugar das verticais anteriores só na lateral. Os quatro refletores dos faróis deixaram de ser circulares e são retangulares agora — lembra-se do Passat 1983? — como nos modelos alemães.
A nomenclatura das versões acompanha o padrão da Alemanha: Blue Motion com o 3-cilindros 1-litro, Trendline 1-L e 1,6 (EA111 de 101/104 cv), Comfortline com os mesmos motores do Trendline, e o topo de linha Highline exclusivamente com o novo motor 1,6-L de duplo comando e 16 válvulas (EA211 de 110/120 cv). Esta versão é a que agrega as maiores novidades, a principal delas o câmbio manual de 6 marchas da família MQ200, como o de 5 marchas. Andei nessa versão anteontem e gostei.
Além do novo câmbio, o Fox de topo traz diversos dispositivos e auxílios eletrônicos opcionais como navegador GPS na tela tátil de 5,5 pol. do sistema multimídia, controle de estabilidade e de tração (desligável), corretor de guinada (ao frear sobre superfícies de coeficiente de atrito diferente nos lados do veículo), bloqueio do diferencial via freio, assistente de arrancada em rampa e assistente de frenagem. Estes, mais as rodas de 16 pol. com pneus 195/50R16V, bancos revestidos em couro, teto solar, controle de cruzeiro, faróis de neblina com luz de curva e pintura metálica, custam R$ 11.750, que somados ao preço básico de R$ 48.490, resultam no preço total de R$ 60.240. Se em vez do câmbio manual de 6 marchas for o I-Motion de cinco, R$ 63.540.
Há diferenças sutis de tamanho entre o novo Fox e o anterior (este entre parênteses): comprimento 3.868 mm (3.823); largura com/sem espelhos 1.901/1.660 mm (1.901/1.541); altura 1.552 mm (1.543). O maior comprimento decorre dos pára-choques redesenhados e a largura é resultado dos arcos das rodas mais destacados. O porta-malas ganhou 10 litros, 270 agora — os mesmos 353 litros com o banco traseiro todo avançado — com o estepe 195/55R15H em roda de aço no mesmo lugar, seu poço dentro do porta-malas. Não há etiqueta de temporário, uma vez que as seções transversais são iguais e a diferença dos diâmetros é insignificante, 1% (estepe menor), além de ser de mesmo tipo dos demais, Pirelli P7 no carro avaliado.
Câmbio, tiro certeiro
Repetindo o que a Volkswagen fez na maioria dos câmbios 013 da linha arrefecida a água dos anos 1980 (exceto no PV de relações próximas), em que a quinta era apenas uma adição às quatro e estas permaneciam as mesmas, neste novo 6-marchas é tudo igual da primeira à quinta com sexta adicional. Mas nessa mudança o diferencial foi encurtado de 4,188:1 para 4,357:1 (3,9%), tanto para atender ao motor mais girador quanto para favorecer aceleração. A v/1000 em sexta ficou 41,3 km/h, o que dá 2.900 rpm a 120 km/h. Com o 5 marchas manual de pneus 195/55R15 a v/1000 era 35,1 km/h, 3.400 rpm 120 km/h.
À velocidade máxima de 189 km/h agora é na penúltima marcha (5ª), motor a 5.600 rpm, 150 rpm abaixo do pico. Isso com álcool, pois os 10 cv menos com gasolina baixam a velocidade máxima para 183 km/h/5.430 rpm. A fábrica informa 0 a 100 km/h em 10,3 s (gasolina) e 9,8 s (álcool).
Redundante dizer, a seleção e engate de marchas repetem o que já é conhecido no câmbio de cinco marchas. O novo transeixo é 42 mm mais comprido e 3,2 kg mais pesado.
A direção passou a ter assistência elétrica, indexada à velocidade, com uma leveza em manobra que impressiona. O motor elétrico fica na árvore e não na caixa de direção. A relação de direção é 14,8:1, 2,9 voltas entre batentes, volante de Ø 370 mm ajustável em altura e distância. O diâmetro mínimo de curva de 10,9 metros é que merecia ser um pouco menor, principalmente considerando o entreeixos de 2.467 mm.
Os freios foram repotenciados com discos de Ø 280 mm associados ao motor mais forte, contra Ø 256 mm quando com o EA111; tambores traseiros sem alteração, Ø 200 mm.
O consumo pela norma Inmetro/Conpet é 10,8/12 km/l cidade/estrada com gasolina e 7,6/8,4 km/l, idem, com álcool (assim estava), mas na ida para Americana registrei com consistência, a 120 km/h reais e ar-condicionado ligado, 10~10,5 km/, três pessoas a bordo — uma delas sabe quem? O José Luiz Vieira, o diretor de redação da inesquecível Motor 3.
Como eu sabia se o tanque estava com gasolina ou álcool? Ao abrir a portinhola do tanque para tirar a tampa e cheirar o bocal, um adesivo dizia qual o combustível: um cuidado do pessoal da VW encarregado dos carros de teste, um exemplo a ser imitado nesses tempos de carro flex.
Todas as virtudes já comentadas em outros testes do Fox se mantêm, mas a adoção de coxins hidráulicos com o novo motor fizeram bem à qualidade de rodagem, a sensação de solidez aumentou, uma vez que o conjunto transeixo-motor fica mais quieto agora. Como já comentado por ocasião do teste do Gol Rallye com esse motor, sua pegada em baixa com suavidade em alta é mesmo notável. Dá gosto andar dos dois jeitos. Vale a pena conhecer todos os detalhes desse motor.
As mudanças no Fox deixaram-no melhor e mais atual. Continua a deixar transparecer fabricação esmerada como a pintura das partes não visíveis igual às partes externas (até na parte interna da portinhola do bocal de abastecimento!) e traz um conjunto mecânico irrepreensível. Pena que o novo motor 1,6 litro só seja aplicado à versão Highline e espera-se que isso mude o mais rapidamente possível, beneficiando quem comprar as versões Trendline e Comfortline de um motor atualizado, a par com o que é disponível na Europa — e evite ter de haver dois tipos de emblema MSI na porta de carga, em que o relativo ao novo motor é identificado pelo “I” em vermelho.
BS
Ficha técnica Fox 2015
Equipamentos Fox 2015
Fotos: divulgação e autor
FICHA TÉCNICA VW FOX HIGHLINE 2015 | |
MOTOR | |
Instalação | Dianteiro, transversal |
Material do bloco/cabeçote | Alumínio |
Configuração / n° de cilindros | Em linha / 4 |
Diâmetro x curso | 76,5 x 86,9 mm |
Cilindrada | 1.598 cm³ |
Taxa de compressão | 11,5:1 |
Potência máxima | 110 cv (G), 120 cv (A) a 5.750 rpm |
Torque máximo | 15,8 m·kgf (G), 16,8 m·kgf (G) a 4.000 rpm |
N° de válvulas por cilindro | Quatro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada, fulcrum com compensador hidráulico |
N° de comandos de válvulas / localização | Dois, correia dentada / cabeçote, variador de fase na admissão, campo de 50º |
Formação de mistura | Injeção eletrônica no duto |
Gerenciamento do motor | Continental Simos 15 |
Combustível | Gasolina comum e/ou álcool (flex) |
TRANSMISSÃO | |
Rodas motrizes / câmbio | Dianteiras / manual |
Número de marchas | 6 à frente + ré |
Relações de transmissão | 1ª 3,455:1; 2ª 1,954:1; 3ª 1,281:1; 4ª 0,927:1; 5ª 0,740:1; 6ª 0,611:1; ré 3,182:1 |
Relação do diferencial | 4,357:1 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade |
Diâmetro mín. de curva | 10,9 m |
Relação de direção | 14,8:1 |
N° de voltas entre batentes | 2.9 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido |
Dianteiros | Disco ventilado de Ø 280 mm |
Traseiros | Tambor de Ø 200 mm |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio 6Jx16 – estepe aço 6Jx15 |
Pneus | 195/50R16V – estepe 195/55R15H |
PESOS | |
Em ordem de marcha | 1.105 kg |
Carga máxima | 415 kg |
Rebocável | 400 kg com ou sem freio |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, monovolume 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto | 0.353 |
Área frontal | 2,17 m² |
Área frontal corrigida | 0,766 m² |
DIMENSÕES EXTERNAS | |
Comprimento | 3.868 mm |
Largura com/sem espelhos | 1.904 / 1.660 mm |
Altura | 1.552 mm |
Distância entre eixos | 2.467 mm |
Bitola dianteira/traseira | 1.415/1.410 mm |
CAPACIDADES | |
Porta-malas | 270 a 353 L |
Tanque de combustível | 50 L |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h | 10,8 s (G) e 9,8 s (A) |
Aceleração 0-1.000 m | 32,7 s (G) e 31,4 s (A) |
Retomada 80-120 km/h, 5ª | 15,5 s (G) e 15 s (A); |
Velocidade máxima | 183 km/h (G), 189 km/h (A) |
CONSUMO INMETRO/CONPET | |
Cidade | 10,8 km/l (G), 7,5 km/l (A) |
Estrada | 12 km/l (G), 8,4 km/l (A) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª | 41,3 km/h |
Rotação em 6ª a 120 km/h | 2.900 rpm |
Rotação em vel. máx., 5ª | 5.600 rpm |
NOVO FOX, EQUIPAMENTOS DE SÉRIE | Trend 1,0 |
Trend 1,6 |
Bluemot. 1,0 |
Comfort 1,0 |
Comfort 1,6 |
High 1,6 |
Abertura elétrica da tampa traseira pelo emblema | • | • | • | • | • | • |
Acionam. elétrico vidros diant. e traseiros 1-toque | – | – | – | • | • | • |
Acionam. elétrico vidros dianteiros 1-toque | • | • | • | – | – | – |
Ajuste de altura do banco do motorista | • | • | • | • | • | • |
Ajuste de altura e distância do volante | • | • | • | • | • | • |
Ajuste elétrico espelhos c/ inclinação no direito | – | – | – | • | • | • |
Ajuste manual dos espelhos externos | • | • | • | – | – | – |
Alerta sonoro e visual de faróis ligados | • | • | • | • | • | • |
Alto-falantes (4), tweeters (2) e antena de teto | • | • | • | • | • | • |
Apoio de cabeça no banco traseiro (2) | • | • | • | • | • | – |
Apoio de cabeça no banco traseiro (3) | – | – | – | – | – | • |
Aquecimento | – | – | – | • | • | • |
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen | – | – | – | – | – | • |
Banco traseiro rebatível | • | • | • | • | • | • |
Bancos revestidos de tecido | • | • | • | • | • | • |
Câmbio manual de 5 marchas | • | • | • | • | • | – |
Câmbio manual de 6 marchas | – | – | – | – | – | • |
Chave-canivete | • | • | • | • | • | • |
Cintos 3-portos retráteis no banco traseiro (2) | • | • | • | • | • | • |
Colunas centrais ext. com aplique preto | – | – | – | • | • | • |
Computador de bordo 9-funções | – | – | • | • | • | • |
Console central com porta-copos | • | • | • | • | • | • |
Conta-giros e medidor de combustível | • | • | • | • | • | • |
Controle de tração | – | – | – | – | – | • |
Defletor de teto traseiro | – | – | • | • | • | • |
Direção com assistência elétrica | • | • | • | • | • | • |
Econômetro | – | – | • | • | • | • |
Emblema “Comfortline” nas portas dianteiras | – | – | – | • | • | – |
Emblema “Highline” nas portas dianteiras | – | – | – | – | – | • |
Espelhos e maçanetas de porta cor do veículo | – | – | – | • | • | • |
Faróis duplos com máscara escurecida | • | • | • | • | • | • |
Faróis e lanternas de neblina | – | – | – | • | • | • |
Gaveta sob o banco do motorista | • | • | • | • | • | • |
Grade dianteira aerodinâmica em preto fosco | – | – | • | – | – | – |
Grade dianteira em preto brilhante c/ friso crom. | – | – | – | – | – | • |
Grade dianteira em preto fosco | • | • | • | • | • | – |
Iluminação e rede no compart.de bagagem | • | • | • | • | • | • |
Iluminação no compartimento de bagagem | – | – | – | • | • | – |
Iluminação no porta-luvas | – | – | – | • | • | • |
I-System com Eco-Comfort | – | – | – | – | – | • |
Keyless – sist. de alarme com controle remoto | – | – | – | – | – | • |
Lavador/limpador e desembaçador traseiro | • | • | • | • | • | • |
Limpador de pára-brisa com temporizador | • | • | • | • | • | • |
Pára-choques na cor do veículo | • | • | • | • | • | – |
Pára-choques na cor do veículo c/ detalhe crom. | • | • | • | • | • | • |
Pára-sóis com espelho | • | • | • | – | – | – |
Pára-sóis com espelho e iluminação | – | – | – | • | • | • |
Pisca-3 | • | • | • | • | • | • |
Porta-objetos removível e acendedor de cigarro | – | – | – | • | • | • |
Porta-revistas nos encostos do banco diant. | • | • | • | • | • | • |
Refletores no pára-choque traseiro | • | • | • | • | • | • |
Repetidoras de seta nos espelhos | – | – | – | • | • | • |
Rodas de aço c/ calotas e pneus 175/70R14 | – | – | • | – | – | – |
Rodas de aço c/ calotas e pneus 195/55R15 | • | • | – | • | • | • |
Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro | – | – | – | – | – | • |
Sistema de áudio com rádfio AM/FM, toca-CD, Bluetooth, MP3, USB, SD-card e Aux | – | – | – | • | • | • |
Sistema de partida sem injeção de gasolina | – | – | • | • | • | • |
Soleira das portas diant. c/ apliques em alum. | – | – | • | • | • | – |
Tapetes de carpete | • | • | • | • | • | – |
Tomada 12 V no console central | • | • | • | • | • | • |
Travas elétricas | • | • | • | • | • | • |