• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Outros

POSITIVO E NEGATIVO

identicon por Bob Sharp
14/09/2014
em Outros

O 112-tile 

Um bom amigo do Rio, Nélson Silva, com o irmão e o pai, tinham uma concessionária Fiat. Era 1978 e o 147 ainda era novidade, fora lançado em setembro de 1976. Ainda estava longe de preencher as ruas naquele tempo de Fusca e Chevette.

A Fiat brasileira, valendo-se da tradição do grupo em competições, inclusive com sua marca Lancia, tratou de fazer o mesmo por aqui. Como? Estimulando concessionários a criar equipes de competição, facilitando a aquisição de carros por pilotos.

No caso do Nélson seria fácil, ele era piloto experiente, havia começado a correr assim que o Autódromo de Jacarepaguá ficara pronto em 1966 e ele seu Simca Chambord nº 111 logo ficaram conhecidos, tanto pelo carisma do Nélson e seu bom desempenho na pista, quanto pela torcida organizada, com fanfarra e tudo, que seus amigos e conhecidos do distante bairro carioca de Campo Grande organizavam. O Nélson era para os cariocas o que o Camillo Christófaro, o “Lobo do Canindé”, era para os paulistanos.

A concessionária chamava-se PST Veículos e a sigla foi formada a partir de “Posto Santa Therezinha”, onde o pai Onózimo há anos havia se estabelecido em Campo Grande, depois iniciando um  negócio de compra e venda de automóveis ali mesmo.  Com a Fiat chegando ao Brasil e a natural prospecção para formar a imprescindível rede de concessionárias, acabou que a PST foi nomeada, numa bela instalação no bairro, os dois irmãos tocando o negócio, o pai àquela altura aposentado.

Naquela década de 1970, o Nélson, como muitos pilotos, havia passado a correr de Opala 4100 — sempre ostentando o número 111 — e nos enfrentamos várias vezes nas pistas. Tínhamos em comum também o fato de ser concessionários, eu há mais tempo que ele, desde 1967, uma concessionária Vemag que no ano seguinte passaria a Volkswagen quando esta absorveu a Vemag; ele, portanto, era concessionário novo.

Um dia o Nélson me telefonou dizendo que ia correr de Fiat 147 e queria algumas dicas para melhorar o carro, alinhamento, carburação, essas coisas de carro que vai para a pista. O regulamento técnico era o que a CBA havia adotado a partir de 1976 para as corridas de turismo de série, o internacional Grupo 1 do Anexo J.

— Claro, Nélson, com o maior prazer, mas com uma condição.
— Que condição? — perguntou-me, com certo tom de surpresa, por sermos amigos.
— Que você me arranje um para eu correr!
— Fechado. Dê um pulo até aqui.

Lá fui a Campo Grande, a 60 quilômetros da Gávea. Ao chegar à PST havia dois 147 “de corrida”, um o 111 e o outro, 112 – o meu! O Nélson mandou fazer um “esquema” de pintura incrivelmente simples e genial ao mesmo tempo: o dele era originalmente branco e o meu, azul marinho, de modo que foi só permutar as partes móveis — capô, portas e porta de carga – para resultar no “positivo” e no “negativo”.

Na corrida, havia um 147 pilotado por um supervisor de engenharia da Fiat, Giuseppe “Pino” Marinelli, italiano. No treino sábado por acaso saímos juntos da curva Norte, que antecedia a grande reta de 1.050 metros, esticamos a terceira e ao passarmos a quarta notei que o motor do carro dele caiu menos de giro. “Desgraçado, quarta curta”, pensei comigo mesmo.

Terminado o treino fui falar com ele, junto estava Eugenio Robecchi-Brivio, que se apresentou como diretor da Fiat. O Marinelli disse, na maior cara-de-pau, “que o par de engrenagem de quarta era o mesmo, só que invertido”. Como se 30/33 dentes fosse o mesmo que 33/30 (0,91:1 no primeiro caso e 1,1:1 no segundo números só para exemplificar, não me lembro exatamente do número de dentes).

— É bom ir tratando de mudar a quarta ou câmbio completo, pois se chegar na minha frente meto um protesto em cima, e aí vai ficar feio para a Fiat — disse-lhes em tom de ameaça. O Robecchi-Brivio, quieto, só ouvindo.

É evidente que num carro de motor 1.049-cm³ faz toda diferença, como a que vi quando ele engatou a quarta e o carro dele pulou à frente do meu na reta, e havia mais pontos de 3ª para 4ª no circuito.

Na corrida pulamos para a ponta mas ele não me passou — porque não quis, evidência de que manteve a quarta curta. Venci a que foi a primeira prova de 147 no Brasil, o Marinelli em segundo e o Nélson, salvo engano, em quarto. Em terceiro chegou um amigo de São Paulo, o “Coelho’, José Rubens Coutinho Romano.

 

10590555_680624935349186_7401422217314204796_n
Da esquerda paa a direita: Nélson Silva (puxando o meu macacão para aparecer a camiseta com o nome PST), Giuseppe “Pino” Marinelli e José Rubens “Coelho” Coutinho Romano

Aliás, a prova não era exclusiva de 147, mas para carros de turismo de série em três classes de cilindrada: até 1.300 cm³, de 1.301 a 1.600 cm³ e acima de 1.600 cm³. Seria possível correr com Fusca 1300, mas não apareceu nenhum, pois não teria chance, afinal eram 38 cv contra 50 cv.

O desdobramento desse episódio foi que recebi um convite para trabalhar na Fiat, na Diretoria Comercial que ficava em São Bernardo do Campo, onde estava a área de pós-venda. Fui contratado como representante para cuidar do controle operacional da rede Fiat, no setor de assistência técnica. O diretor da área? Eugenio Robecchi-Brivio!

BS

Fotos: acervo pessoal do autor
(Atualizado em 13/9/14 as 22h40)





Anterior

CARROLL SHELBY, A APOLOGIA DO TORQUE

Próximo

BMW i3 É LANÇADO NO BRASIL

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

BMW i3 É LANÇADO NO BRASIL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In