• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Matérias Análises

CÂMBIO MANUAL NÃO É VERGONHA

identicon por Bob Sharp
30/10/2014
em Análises
bmw-manual-transmission
Câmbio manual num BMW Série 3 (foto bmwblog.com)

Poucos dias atrás falei sobre a questão da câmbio manual ou automático, o que gerou até agora 123 comentários,  incluindo minhas respostas. Como é assunto que parece ser de interesse de muitos, vamos falar um pouco mais a respeito disso tudo.

Se o câmbio automático prático e eficaz foi inventado pela GM em 1939, aplicando-o num Oldsmobile modelo 1940, pode-se concluir que dois fatos levaram à sua criação: a inventividade do Homem pura e simples ou a necessidade de ajudar motoristas na tarefa de dirigir. Como acredito na segunda hipótese, vejo que para muitos operar um câmbio manual representa certa dificuldade ou, dito de outra forma, um trabalho desnecessário. Prova disso é que o aprendizado de dirigir tem no uso da embreagem e do câmbio uma certa dificuldade, especialmente o primeiro.

 

oldsmobile-hydra-matic-1940
Câmbio automático no Oldsmobile modelo 1940 (curbsideclassic.com)

É sabido que nos Estados Unidos a esmagadora maioria dos automóveis — fala-se em 95% — dos automóveis, picapes e suves têm câmbio automático e se sabe também que nos dois lados do mundo esse tipo de câmbio vem ganhando terreno, com ênfase na Alemanha.

O que sempre me intrigou é a habilitação para dirigir não especificar que tipo de carro a pessoa pode dirigir no tocante ao tipo de câmbio. Pode-se ter uma pessoa com carteira de habilitação que não sabe dirigir carro com câmbio automático (comum no Brasil, já vi até no meu meio de jornalistas) e vice-versa (EUA). Há tempo eu soube de cursos, treinamento para motoristas lá e no Canadá para aprender a dirigir com câmbio manual por uma razão específica, a de ir fazer turismo na Europa e, ao procurar carro para alugar, as tarifas mais baixas só se encontrarem em carros de câmbio manual.

O fato é que não ter de ficar passando marchas facilita o dirigir. É pôr o carro para andar (alavanca em “D”, drive) e só acelerar e frear. Muitos até se habituam a frear sistematicamente com o pé esquerdo (não é o meu caso). Mas será tão difícil ou trabalhoso dirigir “à moda antiga”,  um carro manual? De modo algum.

 

Left foot
Freiando carro automático com o pé esquerdo (massjunk.blogspot.com)

Escolher a marcha a ser usada, ir trocando-as por meio da alavanca existente para esse fim, será mesmo tanto trabalho? Não creio. Câmbio manual em alemão é Schaltgetriebe, em que  “Schalt” é comutar, escolher. O manuseio da alavanca torna-se cada vez mais leve, preciso e fácil, em nível inimaginável 15 ou 20 anos atrás.

A outra parte de operação do câmbio manual é a que mais dificuldade impõe para os iniciantes, o uso da embreagem. Isso, sempre acreditei, por falta de entendimento do que é esse sistema, por falta sobretudo de explicação. Quem começa a dirigir, e por toda a vida de motorista, precisa entender que a embreagem é apenas um mecanismo para prover ligação gradual entre algo que esta girando — uma peça do motor, o virabrequim — e que está parado — o veículo. E que tem de ser gradual porque o motor exige um mínimo de rotação para funcionar, para produzir trabalho.

 

clutch_kit1
Peças da embreagem, da esq. para a dir.: rolamento de acionamento, platô e disco (autoparts-blog.com)

Quando se começa a soltar o pedal de embreagem, as duas partes, a parada e a que está em movimento, começam a se aproximar e ligação entre elas vai se fazendo gradualmente até o ponto em que o contato é total e o carro já esteja numa velocidade tal em que o motor já consegue produzir o trabalho necessário. A embreagem é apenas isso.

Essa operação em pouco tempo, ou quilômetros, fica automática para o motorista, mas se ele(a) entender o que acontece se lembrará para sempre desse “contato gradual”.

Outra função da embreagem, secundária, é separar o motor do câmbio nas trocas de marchas, essencial para que as trocas se dêem de maneira correta e suave.

É claro que nas trocas tem de haver movimento coordenado de pé (embreagem) e mão (alavanca), mas isso também fica automático em pouco tempo.

O que é importante salientar é que não constitui nada feio ou desonroso ter um carro de câmbio manual ou, inversamente, que ter um de câmbio automático  dê status, seja um diferenciador de condição social ou econômica. Trata-se meramente de tipo de câmbio diferentes.

BS





Anterior

UMA PICAPE CHEVROLET C-20 CARINHOSAMENTE CHAMADA DE PRINCESA – POR MAURO CORRÊA – 30/10/14

Próximo

Salão, presente, lançamentos futuros

Próximo

Salão, presente, lançamentos futuros

Nenhum resultado
View All Result

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Foto: noticias.uol.com.br

ACIDENTES: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

02/04/2023
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

19/06/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

20/09/2014
Foto: lugaresfantasticos.blogspot.com

SUMIRAM DOIS TÚNEIS DA IMIGRANTES (SUBIDA)

27/10/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Volkswagen Divulgação

A “CERTIDÃO DE NASCIMENTO” DE VEÍCULOS VW CLÁSSICOS CHEGA AO BRASIL

04/12/2023
Mitsuoka M55 (Fotos: Divulgação Mitsuoka exceto indicado diferentemente)

MITSUOKA M55 CONCEPT, UM MUSCLE CAR À JAPONESA

04/12/2023
Captação de imagens: ALI/GM e autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

SILVERADO HIGH COUNTRY, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

03/12/2023
Foto: metropoles.com/cbmdf

TERMOS ERRADOS OU ESTRANHOS QUE VÊM E FICAM

03/12/2023

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Volkswagen Divulgação

A “CERTIDÃO DE NASCIMENTO” DE VEÍCULOS VW CLÁSSICOS CHEGA AO BRASIL

04/12/2023
Mitsuoka M55 (Fotos: Divulgação Mitsuoka exceto indicado diferentemente)

MITSUOKA M55 CONCEPT, UM MUSCLE CAR À JAPONESA

04/12/2023
Captação de imagens: ALI/GM e autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

SILVERADO HIGH COUNTRY, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

03/12/2023
Foto: metropoles.com/cbmdf

TERMOS ERRADOS OU ESTRANHOS QUE VÊM E FICAM

03/12/2023

AE NO INSTA

PUBLICIDADE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.