• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

NÃO PODE BATER, NÃO PODE ENGUIÇAR II

identicon por Bob Sharp
01/10/2014
em Análises
23 maio
(foto: veja.abril.com.br)

Há exatos três anos publicamos a matéria Não pode bater, não pode enguiçar, na qual mostro que trânsito engarrafado, congestionado, tem causa outra que não o famigerado “excesso de veículos”.  Dei um exemplo de como me desloquei com a maior facilidade, sem nenhum tipo de congestionamento, o que seria normal naquele horário.

Volto ao assunto por ter vivenciado experiência semelhante ontem ao sair do Expo Center Norte, onde se realiza o 23º Congresso SAE Brasil e Mostra Tecnológica, que vai até amanhã.

Um parêntese: espero que o leitor de outra cidade ou estado me desculpe por falar de assunto local, mas ele é aplicável para qualquer cidade brasileira grande ou média.

Saí as 17h15 já esperando o pior, uma vez  que nesse horário o volume de tráfego já normalmente grande. Primeira surpresa, a marginal do Tietê estava livre, que para nós é cheia porém tudo andando. Fiz o famigerado acesso “Pegadinha da CET”, pegar a Ponte das Bandeiras, sem problema de acúmulo de carros (pode-se fazê-lo depois das 15 horas). Na quase sempre complicada Av. Tiradentes, tudo normal, andando, parei só num dos dois sinais. O chamado eixo Norte-Sul, formado pelas avenidas 23 de Maio, Ruben Berta e Moreira Guimarães, que levam ao Aeroporto de Congonhas, cheia, mas andando no limite de 70 km/h.

O fato: fazia tempo que eu não parava neste eixo e depois de 20 minutos estava entrando na garagem do meu prédio. Foi aí que pensei na matéria de três anos antes.

O “caos” do trânsito fartamente alardeado pelos meios de comunicação como sendo resultado da gigantesca frota paulistana, não existe. O que existe é falta de controle eficiente do trânsito pelo órgão responsável, a Companhia de Engenharia de Tráfego — “engenharia” só no nome, frise-se — cuja maior preocupação é reforçar o caixa de Prefeitura. Não é preciso ter dotes de visão excepcionais para constatar a quantidade impressionante de “pardais” e câmeras por toda parte.

 

camera
(foto: onacional.com.br

O que existe, outrossim, é uma freqüência inadmissível de acidentes e veículos enguiçados (“quebrados”, como se costuma dizer em São Paulo), verdadeiros trombos no sistema viário. Mas mesmo com a alta freqüência desses eventos, uma pronta ação da CET minimizaria consideravelmente os efeitos.

Mas ultimamente há uma variante desses “trombos”, nova: as manifestações que bloqueiam ruas e avenidas. Muitos, a maioria, até os governos dos três níveis, entendem que por a Constituição Federal garantir o direito à manifestação, vale ocupar vias públicas. Pronto, meia dúzia resolve protestar, fecha uma via importante e está feita a caca. Pára tudo.

Pois não vale coisa nenhuma, não está escrito em nenhum lugar da Carta Magna. Ninguém tem o direito, a que pretexto for, de prejudicar a livre circulação, isso constitui incontestável perturbação da ordem pública. Que se usem espaços fora das ruas para isso, sambódromo, estádios de futebol, praças, enfim, qualquer lugar menos as vias de circulação de veículos.

 

indios_bloqueio_2_620x465
Até índios fecham rodovias (foto globo.gi.com)

 

E não só nas vias urbanas, não: essas manifestações — até por índios! — fecham rodovias, tornam-se cada vez mais comuns.

Está faltando determinação do poder executivo no sentido de coibir essas perturbações escoradas numa interpretação errada da Constituição. É sua obrigação, não favor.

Assim, não venham dizer que a solução para a mobilidade urbana, notadamente a de São Paulo, está nas bicicletas — de longe o transporte mais individual de todos — e nas faixas/corredores de ônibus.

A solução está em e-n-g-e-n-h-a-r-i-a e controle de tráfego. O resto é poesia e cicloativismo irresponsável.

O título desta matéria deveria ser “Não pode bater, não pode enguiçar, não pode manifestar”.

BS





Anterior

Existe um carro "de mulher"?

Próximo

HONDA MOSTRA SEU MOTOR DE F-1

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

HONDA MOSTRA SEU MOTOR DE F-1

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022
Fotos: divulgação Toyota

TOYOTA CONFIRMA GR COROLLA DE 304 cv PARA O BRASIL

25/05/2022
Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022
Fotos: divulgação Toyota

TOYOTA CONFIRMA GR COROLLA DE 304 cv PARA O BRASIL

25/05/2022
Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In