• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Avaliações Testes

VOYAGE 1,0 BLUEMOTION, NO USO

identicon por Bob Sharp
21/11/2014
em Testes

DSC01141

“Vocês gostariam de andar no Voyage 1,0 BlueMotion?”, perguntou-me o responsável pelos carros de teste da Volkswagen. Pensei por uns segundos, afinal temos andado no Voyage, a última vez não faz muito tempo, a versão Evidence, 1,6-L. Mas eu só o havia dirigido na Fazenda Capuava, quando a VW chamou a imprensa para dirigir os modelos 2013, isso em julho de 2012. “OK, vamos andar”, respondi.

 

DSC01143
Tecido dos bancos claros!

Por vezes acontece de dirigirmos um velho conhecido e nos surpreendermos com ele. Mais ou menos como assistir a um filme antigo e descobrir certos detalhes deixando passar antes. Pois foi o que aconteceu ao dirigir este Voyage por uma semana na cidade e ir a voltar a Campinas. Só surpresas — boas. Nada que se possa chamar de maravilhoso, excepcional, mas tudo rigorosamente certo. Com se o cérebro estivesse conectado à máquina.

 

DSC01142
Algo errado com o desenho? Positivamente, não

Carro simples, nada supérfluo, nada de GPS, nada de ar-condicionado de duas zonas, mas tudo o que se tem de ter num carro, pelo menos na minha ótica. Uma assistência hidráulica de direção irrepreensível, o I-System (diversas informações, inclusive o bem-vindo velocímetro de leitura digital), um belo e fácil de usar rádio (ótimo som), sensor de distância traseiro com  visualização no mostrador do rádio. O BlueMotion da história consiste de econômetro, indicador de trocar de marchas e pneus de baixo atrito de rolamento 175/70R14.

 

DSC01144
O velho guerreiro EA111 1-L ainda dá conta do recado, e muito bem; pintura das partes invisíveis igual à externa, dá gosto de ver

Preços? O carro básico, R$ 36.570; o pacote BlueMotion, R$ 378;  conjunto Conforto para quatro portas (inclui o ar-condicionado), R$ 4.592; a cor metálica, R$ 1.111. Total:  R$ 42.651. Isso num sedã, com bom espaço interno, porta-malas de 480 litros que não é pequeno, comprimento adequado para o trânsito urbano, 4.215 mm.

 

DSC01146
Manta fonoabsorvente no capô, dispensável

Portanto, assistindo ao filme de novo, boas surpresas. Mas elas não param aí.

A suavidade do “velho” motor EA111 de sufixo TEC (tecnologia de economia de combustível), pequenas mudanças na curva de torque para reduzir o consumo em 4% com comparado com a versão de motor VHT anterior, foi uma (agradável) surpresa ao “rever o filme”. Essa suavidade nos leva a refletir se os econômicos e potentes motores de 3 cilindros da marca e da concorrência, frutos da histeria mundial pelo medo de ver o planeta derreter de tanto calor, de fato compensam. Nem manta fonoabsorvente no capô o 4-cilindros monocomando de duas válvulas por cilindro precisa.

 

DSC01138
O agradável painel “Wolfsburg”, o resto não fica atrás

O que o motor de 72/76 cv a 5.250 rpm e 9,7/10,6 m·kgf a 3.850 rpm puxa (tração dianteira) o sedã de apenas 988 kg, é só alegria. Andando por aí, arrancando com mais ímpeto nos semáforos, é de custar a acreditar que lá na frente está um 1.000. Se colocássemos um Passat TS ao lado iriam praticamente juntos até 100 km/h e no finalzinho o Voyage abriria lentamente, pois atinge 164 km/h com gasolina (166 km/h com álcool) e o velho campeão TS, 160 km/h. A elasticidade desse motor é incrível. A partir de 1.500 rpm já responde com vitalidade.

E o consumo? Nessa ida a Campinas o computador de bordo mostrou 14,5 km/l, isso a 130 km/h indicados e com ar-condicionado ligado. Certo, a gasolina era a E22, 22% de álcool, controlada, mas mesmo com 25% (de verdade, sem batismos) mudaria pouco. E note-se que a v/1000 em 5ª é de 28,8 km/h, curta, 120 km/h a 4.170 rpm. Só que a suavidade do motor mascara completamente essa rotação alta em viagem.

 

DSC01139
“Assinatura” noturna

Mesmo com pneus de seção estreita esse Voyage faz curva feito gente grande, o perfil 70 é boa defesa contra o nosso piso e por ser estreito, teoricamente é menos sujeito a aquaplanagem. Nada de muletas como controle de tração e estabilidade. Não precisa. O rodar é confortável sem prejudicar o comportamento nas curvas, definição dos parâmetros de suspensão na medida certa.

Peso no volante de direção perfeito, direção rápida (14,9:1), um comando de câmbio que é referência na indústria, o quadro de instrumentos “Wolfsburg”, um ar-condicionado potente, vidros/espelhos/travas de acionamento elétrico. interruptor de luzes giratório na alavanca de seta (minha preferência a botão no painel das versões mais caras). e acho que as exigências da maioria das pessoas estão atendidas.

 

DSC01148
Um porta-malas de verdade é sempre bom; este é de 480 litros

Só poderão não estar na questão de status, pois o Voyage é de setembro de 2008, lá se vão seis anos e possivelmente não impressione tanto os vizinhos. Mas a quem interessa de fato, o proprietário e seus passageiros, ainda impressiona. E como!

BS





Tags: EA111VolkswagenVoyage
Anterior

Ford investe na base: Ka e Ka+

Próximo

DEZ MELHORES BRASILEIROS, PARTE I: CARROS ESPORTE

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

DEZ MELHORES BRASILEIROS, PARTE I: CARROS ESPORTE

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022
Foto: Mercedes-Benz Group

MULHERES QUE MERECEM PALMAS

25/05/2022
208 Style - Fotos: divulgação Peugeot

PEUGEOT 208 COM MOTOR FIAT 1-LITRO COMEÇA EM R$ 73 MIL

25/05/2022
BMW M4 50 Jahre Edition - Fotos: divulgação BMW

M3 E M4: EDIÇÕES 50 JAHRE CELEBRAM ANIVERSÁRIO DA BMW M

24/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022
Foto: Mercedes-Benz Group

MULHERES QUE MERECEM PALMAS

25/05/2022
208 Style - Fotos: divulgação Peugeot

PEUGEOT 208 COM MOTOR FIAT 1-LITRO COMEÇA EM R$ 73 MIL

25/05/2022
BMW M4 50 Jahre Edition - Fotos: divulgação BMW

M3 E M4: EDIÇÕES 50 JAHRE CELEBRAM ANIVERSÁRIO DA BMW M

24/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In