• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL, ASSUNTO COMPLICADO

identicon por Bob Sharp
03/12/2014
em Análises

Posto

Uma questão das mais complicadas quando se fala de automóvel é consumo de combustível. Vejo muito nos comentários verdadeiras proezas em consumir pouco, enquanto outros reclamam de seu carro ser gastador. Digo complicado porque são tantas as variáveis que influenciam o gasto de combustível que fica literalmente impossível determiná-lo em ambiente e condições que não sejam num laboratório, carro “rodando” num dinamômetro de rolo sob condições absolutamente controladas, tais como correção de altitude (pressão atmosférica) e temperatura, além de ser utilizado combustível rigorosamente dentro das especificações.

Isso é de vital importância no caso do Brasil devido à gasolina conter álcool, sendo de 22% a porcentagem oficial e por isso adotada por todas as fabricantes. No álcool, ser o especificado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que é o álcool com 93º INPM, com 7% de água.

É por isso que no passado não tão distante as fábricas informavam consumo em velocidades constantes no plano, dessa maneira isolando a influência do pé direito do motorista. Mas mesmo assim poderia haver variações.

Por volta do início dos anos 1970 começou nos Estados Unidos, pela Agência de Proteção Ambiental (EPA, Environment Protection Agency) a medir o consumo por meio de ciclos de uso simulados, o mesmo passando a ser feito na Europa e no Japão algum tempo depois. Há o ciclo urbano e o ciclo rodoviário.

Hoje temos a norma FTP-75 (Federal Test Procedure), americana,que é a mesma adotada no Brasil com nome de NBR 7024, e a New European Driving Cycle (NEDC), além de outras como a japonesa e a australiana.

Essas simulações, como o próprio nome diz, procuram reproduzir o uso do veículo em condições normais, mas nem sempre correspondem ao consumo no mundo real. É por isso que é comum serem revisadas, como aconteceu nos EUA e no Brasil, em que é aplicado um fator de correção. Aqui foi considerada correção de 22% para o consumo na cidade e de 29%, para o rodoviário.

O assunto é mesmo complicado. A Hyundai acabou de ser multada nos Estados Unidos por informar números de consumo muito aquém do que se obtinha no uso normal.

Variáveis

E no nosso carro de todo dia, como fica? O elenco de variáveis capazes de influir no consumo é vasto:

– topografia da estrada, com todas as suas variações, sobe, desce;
– rugosidade da pavimentação (mais lisa, menor consumo);
– condições meteorológicas (vento e chuva);
– densidade do tráfego– pressão de enchimento e tipo de pneu (há os “verdes” agora); pressão abaixo do normal leva a maior consumo sempre;
– carga a bordo, mais peso, maior consumo;
– aerodinâmica, como racks de teto e até carro sujo;
– aerodinâmica, uma pintura encerada faz o carro consumir menos;
– aerodinâmica, dirigir com janelas abertas ou aplicar calhas de chuva;
– estado mecânico do veículo, até mesmo alinhamento de rodas;
– qualidade do combustível no tanque, como gasolina alcoolizada além da conta, idem álcool aguado além do limite;
– maneira de dirigir quanto ao uso do câmbio e de aplicação de potência;
– maneira de dirigir, não deixar a velocidade dissipar-se naturalmente, freando no último moment0;
– quilometragem do motor, se muito novo e muito rodado o consumo é maior;
– estado de espírito do motorista, quanto mais calmo estiver, menor o consumo; um motorista irado pode levar a consumo 40% maior.

Como se vê, são muitas as variáveis que influenciam no consumo. Então não é suficiente afirmar que “meu carro consome x” para enaltecer suas qualidades nisso, é preciso também uma auto-análise, de como se dirige.

Um mesmo carro poder apresentar consumos bem diferentes, dependendo de quem o dirija. Gastará menos quem usar o motor em rotação mais baixa com acelerador mais aberto, isso nos motores a gasolina. Nos a diesel, quanto mais leve o pé no acelerador, melhor.

É por isso que o Ae sempre clama por marcha “de economia” nos câmbios, que além de baixar o consumo torna a viagem mais prazerosa. Com última marcha mais longa, é preciso abrir mais o acelerador para manter a mesma potência. Simples.

BS

Foto: exame.abril.com.br





Anterior

GALERIA: FERRARI FXX K

Próximo

EUA: QUEDA DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS IMPULSIONA VENDAS EM NOVEMBRO

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

EUA: QUEDA DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS IMPULSIONA VENDAS EM NOVEMBRO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In