• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

QUESTÃO DE COMPORTAMENTO

identicon por Bob Sharp
06/12/2014
em Análises

DSC01293

A cena poderia ser numa estrada qualquer, uma parada geral por qualquer motivo, como tanto acontece. Essa estrada é na Alemanha, onde estive na semana passada, a Autobahn que vai de Munique à fronteira com a Áustria, pois fomos a Salzburg, como parte do teste de avaliação  de dois MINIS (o convite não foi para o Ae, mas para a nova revista Top Carros, da qual faço parte do corpo editorial).

Quando vi todos parando notei que a coluna da direita deslocou-se para esse lado. Na hora saquei que era para dar passagem a veículo de socorro ou de polícia. Não deu outra. Em poucos minutos notei luzes de teto azuis se aproximando.

 

DSC01294
Carro da “Polizei” passando pelo espaço criado

O carro era da polícia e veio para atender a uma ocorrência, uma pequena colisão traseira, sem maiores conseqüências.

 

DSC01295
Atendendo a ocorrência

Qual a minha idéia ao registrar e relatar este fato? Apenas que temos um longo caminho a percorrer em termos de comportamento no trânsito, o que não é nenhuma novidade, batemos muito nesse ponto aqui no Ae. Mas nada como um exemplo real para mostrar isso, o que tive oportunidade de presenciar ao vivo e em cores.

Educação se recebe em casa, o que inclui a noção de comportamento em público, que por sua vez abrange o comportamento ao volante de um veículo. Mas só isso não basta. É essencial uma Formação, com “F” maiúsculo mesmo, de motorista que lhe ensine das mais elementares às mais intrincadas regras de trânsito. E isso, pelo que sei, é levado muito a sério no país que inventou o automóvel.

O aprendizado inclui até trafegar em autoestradas (Autobahnen), de tal maneira que ao receber a carteira de habilitação o cidadão ou cidadã tenha real capacidade de dirigir, e não ser capaz apenas de dar uma volta no quarteirão usando no máximo a terceira marcha. É aí que está a diferença.

Vai aprender também que não se atrapalha o fluxo dirigindo em velocidade abaixo da maioria. Nessa pequena viagem de 145 quilômetros havia nevoeiro e a sinalização de velocidade em grande parte dizia 120 km/h.

Claro, existe rigor na fiscalização mesmo a não presencial, pois atualmente usam-se câmeras para monitorar trânsito, em que qualquer comportamento anormal leva a polícia a sair atrás do infrator. Por outro lado não existe a neurose de avisos de radar que faz nós, brasileiros, nos sentirmos perseguidos ao dirigir, como se fôssemos bandidos.

Como não poderia deixar de ser, nada de lombadas físicas ou eletrônicas.

Um parêntese: essa sinalização de velocidade  não é fixa, ela varia conforme necessidade em função das condições do momento, até as meteorológicas. Quando ela é desligada isso  indica que não há mais limite, e isso aconteceu.

 

DSC01267
Trecho da Autobahn em direção à Áustria; note as barreiras anti-ruído, bastante comuns lá; a qualidade da pavimentação impressiona

Voltando, e foi impossível não pensar nos “morrinhas” da Nora Gonzalez, todos rodavam a 120 km/h, não havia ninguém morrinhando. Tudo na mais perfeita paz, sem estresse.

 

DSC01272
Saindo de um refúgio após troca de motorista e o saborear de um Marlboro…

Esse mesmo comportamento se observa na cidade. Nunca há ninguém à frente andando abaixo do limite de 50 km/h, de modo que inexiste a sensação de se estar “preso” no trânsito. Tudo segue uniforme e serenamente. Mesmo quando há apenas uma faixa disponível por haver  a de ônibus, continua-se a rodar em ritmo normal.

As linhas de orientação de faixas e conversões para um dos lados são, primeiro, claras, de alta qualidade de modo a não deixar dúvidas, segundo, obedecidas integralmente. Não há espertos desrespeitando-as.

Já falei várias vezes aqui, uma das coisas que mais ajuda no trânsito é a passagem do sinal vermelho para verde precedido do amarelo. Com isso não há a demorazinha para arrancar e é fácil imaginar, considerando o número desses eventos por dia, a diferença que faz no trânsito como um todo demorar a arrancar ou fazê-lo prontamente.

 

DSC01291
Amarelo antes do verde; a foto é em Salzburg; note a rede elétrica de trólebus, todos articulados

Essa seqüência de abertura do verde existe também na Suíça e na Argentina.  Já foi assim aqui até ser promulgado o Código Nacional de Trânsito de 1966 (o anterior ao atual). Ajudaria muito se fosse restabelecido no Brasil.

Quem tiver interesse pode conhecer todo o esquema de sinalização da Alemanha, vale a pena.

Cidade turística por excelência, Salzburg tem o serviço de carruagens puxadas por uma parelha de cavalos para os passeios. Como cavalos defecam a qualquer hora, as ruas ficariam um horror. Pois atrás de toda carruagem vai um funcionário para recolher as fezes.

 

DSC01283
Funcionário para recolher as fezes dos cavalos

 

Informação da octanagem nas bombas

Na Alemanha e na Áustria (certamente há em mais países europeus) a octanagem da gasolina é indicada nas bombas, de modo a facilitar a escolha em função da octanagem requerida pelo motor do veículo.

 

DSC01274
Octanagem às claras; ROZ é de Research Oktan Zahl, número de octanas Research, o mais conhecido RON, Research Octane Number em inglês

Esse posto de bandeira Agip é em Salzburg. Note que lá ainda existe a gasolina (benzin) de 91 octanas RON, que não temos aqui há anos, pois a nossa comum/comum aditivada é de 95 RON.

Os preços são mais altos que aqui:

 

DSC01275

Com o euro a R$ 3,20, a gasolina Super, a mais usada, custa R$ 4,12 o litro. A Super Plus, equivalente à nossa premium, R$ 4,41/l.

Para terminar essa viagem, uma vista do bucólico e limpo rio Salzach que atravessa Salzburg:

 

DSC01288
Rio Salzach

 

BS

Fotos: autor





Anterior

NHTSA ORDENA QUE A TAKATA REALIZE CONVOCAÇÃO NACIONAL DAS BOLSAS INFLÁVEIS

Próximo

KOLBENSCHMIDT (KS) LANÇA ANÉIS DE SEGMENTO PARA VEÍCULOS DA MERCEDES-BENZ, AGRALE E VOLKSWAGEN

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

KOLBENSCHMIDT (KS) LANÇA ANÉIS DE SEGMENTO PARA VEÍCULOS DA MERCEDES-BENZ, AGRALE E VOLKSWAGEN

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022
Fotos: divulgação Toyota

TOYOTA CONFIRMA GR COROLLA DE 304 cv PARA O BRASIL

25/05/2022
Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Gerson Borini

BMW IX COMBINA ALTA TECNOLOGIA E DESEMPENHO

26/05/2022
Golf R 20 Years - Fotos: divulgação VW

SÉRIE R 20 YEARS É O VW GOLF MAIS POTENTE NA HISTÓRIA

26/05/2022
Fotos: divulgação Toyota

TOYOTA CONFIRMA GR COROLLA DE 304 cv PARA O BRASIL

25/05/2022
Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In