A Subaru está comemorando a produção do 15.000.000º motor boxer. Esse número histórico foi atingido após 49 anos do lançamento do compacto Subaru 1000, em maio de 1966, que foi o primeiro veículo da marca a contar com um motor totalmente novo, de cilindros horizontais opostos e arrefecido a água. A Subaru pertence à Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), do Japão.
Recentemente, a fabricante comemorou também outro significativo número: a produção da 14.000.000ª unidade do seu sistema de tração All-Wheel Drive (AWD). O Subaru Leone 4WD Estate, lançado em setembro de 1972, foi o pioneiro na utilização desse sistema desenvolvido pela Subaru.
Atualmente, toda a linha de veículos Subaru comercializada no Brasil, importada com exclusividade pela Caoa, é propulsionada por motor boxer e conta com tração integral Symmetrical All-Wheel Drive.
Os motores boxer possibilitam a montagem dos pistões de forma simétrica. Com isso, o movimento dos pistões contribui para anular as forças de inércia, resultando em menores níveis de vibrações, alto equilíbrio rotacional e suavidade de funcionamento até as faixas de rotação mais elevadas. O aspecto plano e baixo do motor boxer contribui para a redução do centro de gravidade do Subaru, favorecendo a estabilidade e a dirigibilidade.
Já o sistema de tração integral contribui, de maneira significativa, para a segurança e prazer de dirigir, especialmente com piso molhado, e comportamento seguro e preciso em altas velocidades rodoviárias.
O lema da Subaru é “Confidence in Motion” (em português: “Confiança em Movimento”), inferindo que Subaru continuará a sua busca pela excelência de engenharia e em oferecer veículos que transmitam prazer ao dirigir e paz de espírito. Para isso, a equipe de profissionais da marca trabalha no aperfeiçoamento continuo das vantagens dos seus motores boxer e da tração integral simétrica, como vem fazendo há mais de quatro décadas.
Parabéns, Subaru!
Ae/BS
Fotos: Subaru