• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Avaliações Lançamentos

FIAT LANÇA O BRAVO – 2016

identicon por Bob Sharp
26/08/2015
em Lançamentos, Testes

DSC01631

A marca Fiat no Brasil, hoje parte da FCA LATAM (Fiat Chrysler Automobiles Latin America), apresentou ontem (4/2), em Atibaia (SP), a linha Fiat Bravo já como ano-modelo 2016. A frente foi totalmente reestilizada, ficando mais “italiana”, e a traseira recebeu novo pára-choque com extrator, defletor traseiro e molduras pretas nas lanternas. Todas as rodas foram redesenhadas.

 

DSC01633

Mecanicamente não há nenhuma mudança, continuam o motor E.torQ 1,8 (1,75 litro, mais precisamente) de 130/132 cv nas versões Essence e Sporting, e na nova versão BlackMotion, e o 1,4-litro turbo com overboost selecionável (pressão de superalimentação adicional), de 152 cv, no T-Jet, o topo de linha.

 

Mov de frente
Como era o estilo frontal (divulgação)

Os preços são Essence, R$ 61.990; Sporting, 67.990; BlackMotion, R$ 68.990; T-Jet, R$ 78.490. 

A oferta de câmbios permanece a mesma, o T-Jet unicamente com o manual de seis marchas e os demais, manual ou o robotizado Dualogic Plus, ambos de cinco marchas, por R$ 3.310 adicionais.

O Bravo BlackMotion

Esta nova versão do Bravo traz diversos itens de requinte e o conforto. O
 interior é todo em preto e com bancos em couro, há o Uconnect Nav de série, ar-condicionado automático digital bi-zona e tapetes em carpete. Externamente se diferencia por rodas de liga de 17 pol., faróis escurecidos, minissais laterais, ponteiras duplas de escapamento cromadas, entradas de ar, retrovisores e defletores com acabamento preto ônix, barras frontais com acabamento cromo Dark, e faixas laterais e soleiras das portas com o logo BlackMotion.

As suspensões vêm com acerto esportivo, calibradas para maior desempenho e pilotagem mais precisa, além de sensor de estacionamento.

Uconnect, a novidade mais importante

Outra novidade no Bravo é a adoção em todas as versões, e de série, do sistema mundial Uconnect da FCA aplicado em todas as marcas do grupo e que envolve entretenimento, comunicação e navegação. Agora ele ganha novos conteúdos tecnológicos em sua já extensa lista, o sistema Uconnect Touch,  o Uconnect Touch NAV e a câmera de ré, itens cada vez mais apreciados hoje.

 

DSC01639

Funções de mídia e telefone podem ser comandadas por voz, bastando um toque nos botões do volante multifuncional revestido de couro. Ou basta usar a tela tátil de cristal líquido multicolorida de 5 pol. para acessar todas as funções. O rádio acoplado ao Uconnect também evoluiu, amplo conforto tanto nas condições de altas quanto nas de baixas freqüências.

A central multimídia possui várias funções como reprodução de músicas por audio streamming, Bluetooth com pareamento para até 15 telefones, entrada USB compatível com Ipod e Iphone, e entrada auxiliar, leitura e envio de SMS através de mensagens pré gravadas, e comando de voz para chamadas SMS e acesso às mídias.

Opcionalmente, todo Bravo pode agora vir com navegador GPS com software TomTom incluído na central multimídia, o Uconnect Touch NAV. Entre suas funções, planejamento de percurso, comandos e orientações por voz, gerenciamento de pontos de interesse, atualização dos mapas TomTom pela entrada USB (primeira atualização dentro de um ano é grátis), serviços de emergência. personalização do menu, e navegação com opção de visualização de mapa em 2D ou 3D. 

A câmera de ré funciona em conjunto com o sensor de estacionamento traseiro, o sistema ainda emite avisos sonoros avisando ao condutor a aproximação de obstáculos. Além disso, uma nova calibração no software de controle do ar-condicionado digital garante uma diminuição de até 20% no tempo necessário para a redução da temperatura programada, melhorando ainda mais o conforto climático e a sensação de conforto dos ocupantes nos modelos com ar-condicionado de duas zonas.

Como anda

Andei com o T-Jet, que considero, de longe, a versão mais atraente da linha. Sua características dinâmicas já são bem conhecidas e não constituem novidade. Continua agradável e interessante, mas seu comando de câmbio, embora seja preciso, mostra o sinal dos anos quanto a toque e curso de engate. Afinal, o Bravo surgiu no Salão de Genebra em março de 2007 e chegou ao Brasil em novembro de 2010, sendo que o T-Jet só estaria disponível em julho seguinte.

 

DSC01634
Ambiente interno correto

Particularmente interessante, não custa repetir, é o acionamento manual do overboost, que eleva a pressão de superalimentação de 0,9 para 1,3 bar e faz o torque passar de 21,1 a 23 m·kgf, aumentando a aceleração e retomadas de velocidade, além de mudar a relação do pedal do acelerador. No mostrador central, um gráfico de barras exibe a pressurização de admissão. Recomendo ler o primeiro teste do T-Jet, com vários detalhes interessantes, inclusive as curvas de potência e torque e ficha técnica completa.

 

DSC01637
“Eu atrás de mim”: espaço apenas suficiente, nada excepcional

Fora a sempre estranha estratégia de lançar um an0-modelo no segundo mês do ano anterior,  o Bravo, especialmente o T-Jet, continua sendo uma boa opção para quem procura um hatch médio e de desempenho atraente.

BS

 

 





Anterior

UM PARQUE DE DIVERSÕES SOBRE RODAS – POR JOSENILSON VERAS – 5/02/15

Próximo

TMD/COBREQ LANÇA PASTILHAS DE FREIO PARA 170 MODELOS DE MOTOS

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

TMD/COBREQ LANÇA PASTILHAS DE FREIO PARA 170 MODELOS DE MOTOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

FORD, NOVOS RUMOS PARA O CAMPO DE PROVAS DE TATUÍ

11/08/2022
Meu 911 RS (Foto: acervo do autor)

ENSINAR – E APRENDER – NAS PISTAS AMERICANAS – PARTE 2 (FINAL)

11/08/2022
Toyota Corolla - Fotos: divulgação

OS CARROS MAIS VENDIDOS DE CADA MARCA NA HISTÓRIA

11/08/2022
Foto: Divulgação Jeep

PICAPE GLADIATOR SEM RIVAIS NAS TRILHAS MAIS DIFÍCEIS

10/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

FORD, NOVOS RUMOS PARA O CAMPO DE PROVAS DE TATUÍ

11/08/2022
Meu 911 RS (Foto: acervo do autor)

ENSINAR – E APRENDER – NAS PISTAS AMERICANAS – PARTE 2 (FINAL)

11/08/2022
Toyota Corolla - Fotos: divulgação

OS CARROS MAIS VENDIDOS DE CADA MARCA NA HISTÓRIA

11/08/2022
Foto: Divulgação Jeep

PICAPE GLADIATOR SEM RIVAIS NAS TRILHAS MAIS DIFÍCEIS

10/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In