Apresentada em maio e tendo falado dela em seguida aqui no Ae, faltava o essencial uso da Golf Variant no uso, no dia-a-dia, bem diferente do que experimentá-la num circuito como o da Fazenda Capuava. Assim com o hatchback do qual deriva, esta Variant exala eficiência e precisão por todos os poros. Percebe-se isso andando por aí, dentro da cidade (São Paulo) e dando esticadas pelos municípios vizinhos no interior e no litoral.
A Golf Variant vem da fábrica de Puebla, no México, que abastece também os mercados americano e canadense, além da região do Caribe. É reprodução fiel da produzida na Alemanha a não ser pelo freio de estacionamento, elétrico por tecla lá e por alavanca no lado de cá do Atlântico. Uma pena em termos, já que ela é localizada bem próxima ao assento do motorista, o melhor alcance que vi até hoje em qualquer carro que tenha dirigido.
Eu estava com saudade de dirigir uma perua. Depois que Fielder, Parati e Grand Tour saíram de cena ficou um certo vazio no mercado, tentativamente compensado com a SpaceFox, que não é exatamente uma perua, e os suves que vendem cada vez mais. Por isso, com já escrevi, considero auspiciosa a vinda da Golf Variant para o Brasil, embora, infelizmente, não seja tão acessível quanto seria desejável devido ao seu preço, que começa em R$ 89.190 (Comfortline) e R$ 96.950 (Highline, a testada). Ambas são propelidas pelo brilhante motor EA211 1,4-L TSI, turbo e injeção direta, 140 cv e 25,5 m·kgf, este máximo já a 1.500 rpm.
Se o comprador deseja a Golf Variant Highline com todos opcionais disponíveis, entre os quais controle de cruzeiro de cruzeiro adaptativo e teto solar panorâmico, terá de desembolsar R$ 131.297, ou seja, R$ 34.347 de opcionais, todos em forma de pacotes que são acumulativos em itens. Dentro do mesmo monte-o-seu pelo site da VW, a Comfortline vai a R$ 105.400, R$ 16.210 de opcionais.
Mas pondo esse lado amargo de lado, o fato é que se trata de uma perua adorável. O comportamento dinâmico repete o Golf, que todo o invisível é exatamente igual, até pneus. A diferença mesmo fica por conta do comprimento 307 mm maior, o que muda um pouco a distribuição de peso, para melhor, como em toda perua.
Já contei aqui que quando a VW resolveu competir no Campeonato de Marcas em 1984 (eu era funcionário e cuidava de competições), o diretor de engenharia Philipp Schmidt insistiu em utilizarmos a Parati em vez do Voyage, tanto pela melhor aerodinâmica que o sedã, quanto pela distribuição de peso, mas Marketing foi contra e acabamos usando o Voyage mesmo.
O comportamento em curva é exemplar. Conta com controle de estabilidade e de tração desligável, bloqueio eletrônico do diferencial com função adicional de vetoração por torque (freia ligeiramente a roda dianteira interna à curva). A direção é bastante rápida, mais até que no Golf hatchback (de 15,5:1 para 13,6:1, 2,7 voltas entre batentes ante 3). A suspensão é bastante firme e se sente um pouco o mau piso da cidade de São Paulo, recompensado por uma disposição ímpar para se andar rápido, especialmente nas curvas.
Mas o forte da Golf Variant esta na traseira, na parte destinada à bagagem. Os detalhes surpreendem e encantam, como o tampão do compartimento rígido e dobrável firmemente encaixado nas guias. Ele pode ser, uma vez dobrado, acomodado sob a tampa do assoalho em local próprio e firme. Sabemos o problema que é precisar retirar o tampão para levar um volume mais alto e não ter onde deixá-lo.
Encanta também puxar maçanetas nas laterais e ver os encostos do banco traseiro rebaterem automaticamente. Mais ainda ver que os cintos de três pontos laterais (como é também o do passageiro do meio) terem uma guia próximo ao ponto de ancoragem para evitar que ao voltar o encosto à posição normal este prenda o cinto. Como é bom ver coisas bem-boladas e bem-feitas, complementado por levantar a tampa do assoalho e ver o estepe rigorosamente igual às demais rodas, e levantar o sobretapete e ver que existe bate-pé para os calcanhares do motorista. Nota 10 se tivesse faixa degradê no pára-brisa.
Tudo isso, motor eficiente com câmbio idem (DSG de sete marchas), posição de dirigir irrepreensível, visual interno e instrumentos “Wolfsburg”, poder atravessar as autoestradas a 120 km/h com motor a 2.300 rpm levando 605 litros de bagagem gastando pouca gasolina (é “inflex”), com uma extensa lista de itens de série e opcionais (ver lista completa adiante), torna essa novidade no mercado um dos carros mais desejáveis por quem aprecia coisas bem feitas — e bonitas, mas aí é questão de gosto pessoal. Acho a Golf Variant linda e sobretudo charmosa.
BS
FICHA TÉCNICA VW GOLF VARIANT 1,4 TSI | |
MOTOR | |
Designação | EA211 R4 |
Instalação | Dianteiro, transversal |
Material do bloco/cabeçote | Alumínio |
N° de cilindros/configuração | Quatro/em linha |
Aspiração | Forçada por turbocompressor, interresfriador de ar |
Diâmetro x curso | 74,5 x 80 mm |
Cilindrada | 1.395 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Potência máxima | 140 cv de 4.500 a 6.000 rpm |
Torque máximo | 25,5 m·kgf de 1.500 a 3.500 rpm |
Corte de rotação | 6.500 rpm, limpo |
N° de válvulas por cilindro | 4, atuação indireta por alavanca-dedo roletada |
N° de comandos de válvulas | Dois, no cabeçote, correia dentada, variador de fase na admissão e escapamento |
Formação de mistura | Injeção direta |
Gerenciamento do motor | Bosch MED |
Combustível | Gasolina comum (95 octanas RON) |
TRANSMISSÃO | |
Embreagem | Duas, automáticas, a seco |
Câmbio | Transeixo dianteiro de 7 marchas robotizadas à frente e ré, tração dianteira |
Relações das marchas | 1ª 3,500:1; 2ª 2,097:1; 3ª 1,343:1; 4ª 0,933:1; 5ª 0,974:1; 6ª 0,778:1; 7ª 0,653:1; ré 3,182:1 |
Relações da diferencial | 4,800:1 e 3,428:1 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 24 mm |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 19 mm |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mín. de curva | 10,9 m |
Relação de direção | 13,6:1 |
N° de voltas entre batentes | 2,7 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo |
Dianteiros | Disco ventilado de Ø 288 mm |
Traseiros | Disco de Ø 272 mm |
Controle | ABS, EBD e assistência à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio 7Jx17, inclusive estepe |
Pneus | 225/45R17W, inclusive estepe |
Marca e tipo no carro testado | Michelin Primacy de baixo atrito de rolamento |
PESOS | |
Em ordem de marcha | 1.357 kg |
Carga máxima | 523 kg |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, perua 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,29 |
Área frontal | 2,17 m² |
Área frontal corrigida | 0,629 m² |
DIMENSÕES EXTERNAS | |
Comprimento | 4.562 mm |
Largura sem/com espelhos | 1.799 / 2.027 mm |
Altura | 1.468 mm |
Distância entre eixos | 2.630 mm |
Bitola dianteira/traseira | 1.549/1.520 mm |
CAPACIDADES | |
Porta-malas | 605 litros |
Tanque de combustível | 50 litros |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h | 9,5 s |
Velocidade máxima | 205 km/h |
CONSUMO INMETRO/PBEV | |
Cidade | 11,7 km/l |
Estrada | 13,3 km/l |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª/7ª | 43,5/51,9 km/h |
Rotação em 6ª/7ª a 120 km/h | 2.750/2.300 rpm |
Rotação em vel. máxima, 6ª | 4.900 rpm |
EQUIPAMENTOS GOLF VARIANT HIGHLINE 1,4 TSI |
Interior |
Apliques cromados no interruptor de luzes |
Aros cromados nas saídas de ar do painel |
Bancos dianteiros com ajuste manual de altura |
Bancos revestidos de couro |
Bate-pé no assoalho do motorista |
Bolsas porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros |
Botões de ajuste dos espelhos e comando dos vidros com apliques cromados |
Cinzeiro e acendedor de cigarros |
Cobertura rígida removível do compartimento de bagagem |
Descansa-braço dianteiro com porta-objetos |
Encosto do banco traseiro dividido 1/3-2/3 |
Faixa decorativa no painel e no revestimento das portas |
Ganchos para sacolas no compartimento de bagagem |
Porta-copos na dianteira (2) e na traseira (2) |
Porta-luvas com chave, iluminado e saída de ar-condicionado |
Porta-objetos nas portas |
Porta-óculos central no teto |
Quatro pontos p/ amarração da carga no compartimento de bagagem |
Revestimento do porta-malas com compartimento adicional lateral |
Sobretapetes na dianteira e na traseira |
Volante de direção e manopla da alavanca de câmbio em couro |
Exterior |
Carcaça dos espelho e maçanetas externas na cor da carroceria |
Desembaçador do vidro traseiro |
Faróis e luz traseira de neblina |
Faróis halógenos com indicadores de direção integrados |
Grade dianteira com moldura cromada na parte inferior |
Grade do radiador preta e entradas de ar com insertos cromados |
Pára-choques na cor da carroceria |
Ponteiras de escapamento duplas e cromadas |
Repetidoras dos indicadores de direção nos espelhos |
Rodas de alumínio “Dover”, 16″, pneus 205/55R16 |
Tampa do compartimento de bagagem com defletor integrado |
Vidros esverdeados com isolamento térmico |
Itens opcionais |
Ajuste elétrico do banco do motorista (bancos em couro somente) |
Assistente de Estacionamento 2 com câmera traseira |
Chave de presença (acesso sem chave e partida do motor por botão) |
Detector de fadiga |
Faróis de xenônio com luz de uso diurno a LEDs |
Rádio com navegador Discover Media com tela de 5,8 pol. e sistema voice control |
Rádio com navegador Discover Pro com tela de 8 pol. e comando e sistema voice control e memória de 64 GB |
Rodas de alumínio “Madrid”, 17 pol., pneus 225/45R17 |
Seleção de modos de condução (Normal, Eco, Sport e Individual) |
Sistema Pre-Crash |
Teto solar elétrico panorâmico |
Itens funcionais |
Acionamento elétrico dos quatro vidros um-toque abrir/fechar |
Ajuste de altura e distância do volante de direção |
Alerta sonoro de cintos dianteiros desatados |
Alerta sonoro de faróis ligados |
Ar-condicionado digital bi-zona com filtro de poeira e pólen de carvão ativo |
Bloqueador de diferencial XDS |
Bolsas infláveis frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista (sete no total) |
Cintos dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionadores |
Cintos traseiros de três pontos (3) |
Controlador automático de velocidade |
Controle de estabilidade e tração (desligável) |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Espelhos externos com rebatimento elétrico ao trancar o veículo |
Freio de estacionamento elétrico de controle eletrônico |
Freios a disco nas quatro rodas (dianteiros ventilados) |
Função Auto-Hold (mantém veículo imóvel em rampas por 2 segundos) |
Função de faróis ligados ao se aproximar/afastar do veículo |
Iluminação ambiente nas portas e espaço dos pés |
Imobilizador de motor |
Luzes de leitura dianteiras em LED |
Mostrador multifuncional Plus |
Pára-sóis com espelhos iluminados |
Pára-sóis dobráveis e quatro alças de teto |
Rádio/toca-CD “Composition Media” com entrada para iPod, tela tátil de 5,8 pol. e com sensor de aproximação, Bluetooth e SD Card |
Retrovisor interno eletrocrômico |
Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro |
Sistema desliga-liga (pode ser desligado) |
Terceira luz de freio a LED |
Tomada de 12 V e iluminação do porta-malas |
Travas de portas e tampa traseira elétrica e acesso sem chave |
Volante multifuncional em couro |
PACOTES DE OPCIONAIS |
Pacote Elegance |
Map Car (três anos de atualização gratuita dos mapas do GPS |
Rodas de aluminio de 17 pol. “Genova” com pneus 245/45r17) |
Seleção de perfil de condução (normal, esporte, eco e individual) |
Sistema infotenimento “Discover Media”, com rádio/toca-CD, tela tátil de 5,8 pol., comando de voz, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada para SD-Card, interface para iPod/iPhone e navegador GPS |
Sisteme Kessy (acesso ao veículo sem chave e botão de partida) |
Pacote Exclusive |
Itens do pacote Elegance, mais: |
DLA (dynamic ljght assist), assistente de luz dinâmico |
Faróis bixenônio com luz de uso diurno, regulagem dinâmica da altura do facho, luz de curva dinâmica e medidor do nível da água do lavador de faróis |
Revestimento interno de couro com aquecimento dos bancos dianteiros |
Pacote Premium |
Itens do Pacote Premium, mais: |
ACC (adaptive cruise control, controle de cruzeiro adaptativo de distância e velocidade, com função de frenagem de emergência na cidade e sistema de monitoramento frontal |
Banco do motorista com ajustes elétricos |
Detetor de fadiga |
Sistema Pro-Active (proteção proativa dos passageiros) |
Mais fotos: