• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

Nossa despadronizada padronização

identicon por Nora Gonzalez
13/11/2015
em Colunas, Visão Feminina

 

Young woman driving car

 

Algo que sempre me fascina é como coisas que deveriam ser simples — e, de fato, são — se complicam no Brasil. E aí minha surpresa é quase infinita. Quando acho que já vi de tudo, aparece algo novo. E olha que neste quesito há vários parâmetros internacionais que têm de ser seguidos, o que deveria deixar menos margem para confusões.

Que atire o primeiro tênis quem já não recebeu uma encomenda para trazer algo dos Estados Unidos. Se aceitou ou não é outra coisa… É incrível como lá se pode comprar uma calça jeans e sair da loja com ela no corpo sem precisar fazer nenhum ajuste. Já pedi para meu marido trazer para mim jeans e não precisei nem fazer bainha, apesar da minha altura, digamos, limitada que no Brasil sempre me faz ter de fazer zilhões de ajustes para não parecer que herdei a roupa de alguém. Quando experimento roupa nas lojas no Brasil e me olho no espelho me sinto Annie, a pequena órfã.

Nos Estados Unidos, dependendo da marca, tem o número, o comprimento e a cintura. Camisa masculina é um espetáculo. Comprimento de manga, colarinho, largura do peito, etc. Na verdade, às vezes é tanta coisa que é necessário prestar muita atenção. Em compensação, costumo comprar coisas pela internet e mando entregar no hotel em que vou ficar, pois bater pernas nas férias só para passear, não para fazer compras. Encomendo até sapato com a largura que quero e comprimento de meio ponto. E não tem erro.

Já no Brasil… Normas, regras, padrões, para quê? Já briguei em loja porque um maiô com etiqueta G era menor do que o mesmo modelo, da mesma cor e tecido com etiqueta M. E eram de fabricação própria! Num caso parecido, minha mãe, química, perguntou como a atendente da loja de roupas se curaria de uma dor de cabeça se tomasse um remédio de uma determinada marca com 600 gramas de ácido acetilsalicílico ou de outra com somente 100 gramas. Claro que ficou sem resposta. No Brasil quase tudo é: “veja bem…”. Prazos são mais elásticos do que chiclete e parece que os dias não têm 24 horas nem as horas 60 minutos. A mesma coisa acontece com a sinalização viária.

Alguém poderia me explicar por que “metros” são sempre abreviados corretamente como “m” nas fórmulas matemáticas mas nas estradas ganham incompreensíveis “t” e ”s”, transformando-se em algo que poderia ser interpretado como “metros por sei lá o quê por segundo”. Mas, claro, essa unidade de tempo (?), distância (?) ou temperatura, sei lá, deve existir naquela dimensão paralela das normas de trânsito brasileiras. Nora, como você é desinformada!

E aqui generalizo mesmo. Não são apenas os órgãos que deveriam cuidar do trânsito os que fazem lambanças. Concessionárias de estradas e prefeituras têm a mesmíssima habilidade. Às vezes elas começam certo e colocam avisos “saída a 1.000 m”, mas conforme vai se chegando mais perto da tal saída, aparecem letras novas. Podem apostar que quando chega nos 300 metros o “m” já ganhou a companhia do “t” e/ou do “s”. Vai ver a letra se sentia sozinha…

Já vi também concessionária pedir para facilitar o troco do pedágio com moedas de R$ 0,05 centavos. Ué? O símbolo R$ e a segunda casa depois da vírgula já não indicam centavos? Ou seriam centavos de centavos? Nem o complicado sistema de moedas da Inglaterra consegue tal feito.

E a crase antes dos metros? É a mesma coisa que com os tais “mts”. Às vezes até começa certo, mas sorrateiramente a crase invade as placas e conforme a distância diminui os metros, que até então eram masculinos e plurais, viram femininos e singulares. Sei lá, vai ver que eu é que não entendo essas mudanças de sexo ou a distância também é transgênero, assim como o Laerte…

 

Placa sendo colocada
Lá está a crase, como se o 100 precisasse de companhia… (foto diariodesantamaria.com.br)

Outra fantástica que já foi comentada neste espaço por um leitor é “Retorno: mantenha a direita”. Aqui está tudo errado. Faltam a crase e o pronome reflexivo “se”, já que o verbo manter neste caso, por ser uma ordem direta a quem lê a placa exigem a reflexão. E o que são esses dois pontos? Será uma mensagem das autoridades que querem dar ordens ao retorno e o mandam ficar numa faixa específica? Alguém perguntou se ele quer mesmo seguir nessa direção ou ele, coitadinho, está sendo obrigado a fazer algo que não quer? Só mesmo adivinhando o que quem escreveu quer dizer, porque clareza que é bom, nadica de nada.

Mas além do conteúdo no mínimo confuso, temos que adivinhar o que está escrito quanto à forma. Em várias ruas e avenidas de São Paulo, as placas indicativas de velocidade máxima são refletivas apenas no círculo externo. Ou seja, você vê algo que, me desculpem a comparação chula mas é exatamente isso, parece uma hemorróida mas você não enxerga o número em si. Mas o círculo reflete muito bem a luz. Já o número dentro dele que indicaria a máxima permitida só é visível de dia.

 

Placas encobertas
Não tem outro lugar para colocar as placas? (foto jj.com.br)

E as placas que são encobertas pelas árvores? Vejam bem, não defendo a retirada do pouco verde que temos e muitas vezes nem a poda seria necessária. Às vezes é só colocá-las em outro lugar na mesma calçada ou suspensas, cruzando a rua, como é feito em tantos países para que sejam legíveis por todos. Talvez se elas fossem colocadas onde são fincados os radares… porque nesse caso, nunca, jamais, never, alguma coisa obstrui o alcance de um radar. Já o das placas ou dos sinais…

Mudando de assunto: Assisti a Stock Car domingo. O circuito de Campo Grande precisa urgentemente de um recapeamento decente. Não apenas pela decepcionante largada com safety car, mas porque ninguém merece correr num lugar que parece muito com as ruas de São Paulo – bem, sem os buracos, é verdade. E linda a múltipla ultrapassagem de Ricardo Maurício na primeira corrida quando chegou ao segundo lugar.

NG

Foto de abertura: huffingtonpost.com
A coluna “Visão feminina” é de total responsabilidade de sua autora e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

 





Anterior

VW GOLF VARIANT, NO USO

Próximo

SONHOS DE UMA TARDE DE VERÃO

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo

SONHOS DE UMA TARDE DE VERÃO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In