Foi neste cenário de elaborados efeitos luminosos no palco do auditório do centro cultural “Cidade das Artes”, no Rio de Janeiro, que a Renault apresentou à imprensa nesta segunda-feira a picape cabine-dupla Duster Oroch. Ela havia sido mostrada no último Salão do Automóvel, mas só ao vê-la pronta, terminada nos detalhes, é que se pôde aquilatar corretamente como é o novo Renault. Desenhado especialmente para o nosso mercado, não existe no resto do mundo, nem mesmo na Romênia, onde está a Dacia, marca da fabricante francesa há 15 anos que é berço do Duster e, por extensão, da nova picape.
Basicamente, a Oroch é um Duster com caçamba e seu porte a situa entre as picapes leves, derivadas de automóveis compactos, e as chamada médias. Inicialmente a tração é só dianteira — mais tarde virão a 4×4 e a de câmbio automático — com diferença de a suspensão traseira ser independente, a mesma McPherson de três braços do Duster 4×4, porém com todos os elementos reforçados, segundo a Renault, em vista dos 650 kg de carga útil.
O volume interno da caçamba é de 683 litros e pode ser acrescido de 300 litros mediante o extensor acessório. O entreeixos é 155 mm maior que o do suve, 2.829 mm ante 2.674 mm. A construção é monobloco com subchassi dianteiro.
Chega em três versões: Expression 1,6 16v, Dynamique 1,6 16v e Dynamique 2,0 16v ao preço-base de R$ 62.290, R$ 66.790 e R$ 70.790, respectivamente. O motor 1,6-L é o bom e elástico K4M duplo-comando de 110/115 cv a 5.750 rpm e 15,1/15,9 m·kgf a 3.750 rpm (gasolina/álcool), acoplado ao transeixo com câmbio manual de 5 marchas, enquanto o 2-litros é o F4R de mesma arquitetura, 143/148 cv a 5.750 rpm e 20,2/20,6 m·kgf a 4.000 rpm, este com variador de fase na admissão como todos da família, acoplado ao transeixo com câmbio manual de 6 marchas. Nos dois câmbios o comando é a cabo e no de 6 marchas a ré é sincronizada.
Pré-venda na rede começa no dia 10/10, vendas efetivamente em 1/11; na América Latina, só primeiro semestre do ano que vem. A Oroch — segundo a Renault, nome de uma tribo de 500 habitantes no sul da Rússia, fronteira com a Ucrânia — tem assinatura do Technocentre da Renault, na França, com participação da divisão Renault Design América Latina, em São Paulo. A Oroch é fabricada em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.
O espaço interno é amplo, seguramente resultado do grande entreeixos — curiosamente o mesmo da Ford Courier — e os passageiros do banco traseiro se sentem confortáveis, com bom espaço para pernas e adequada inclinação do encosto; há cintos de três pontos e apoio de cabeça para todos (fotos abaixo), com o detalhe do apoio central pode ser escamoteado para não atrapalhar a retrovisão pelo espelho interno.
A picape mede 4.693 mm de comprimento, 1.821 mm de largura (1.997 mm contando os espelhos) e 1.695 mm de altura. O vão livre do solo mínimo é 206 mm, 4 mm menos que o do Duster 4×4. A tampa da caçamba tem fechadura e só com ela abaixada é que se tem acesso ao elevador do estepe, uma inteligente solução para dificultar o trabalho dos amigos do alheio (foto abaixo).
A construção da Oroch é nitidamente bem cuidada e o interior do compartimento do motor não foi esquecido nesse processo, uma vez a pintura interna é exatamente igual à externa, um cuidado que vem sendo esquecido por muitos fabricantes para satisfazer o fantasminha Custo.
Como anda
Como os horários estavam apertados e só seria possível dirigir uma versão, escolhi a Dynamique 1,6, uma vez que o que mais me interessava era conhecer o Oroch como um todo e já sabendo que a diferença básica estava apenas no motor e no câmbio.
O comportamento dinâmico apenas com três ocupantes é correto. A Renault conseguiu autorização do Exército para utilizar o seu campo de provas na Restinga de Marambaia no teste da imprensa, onde há um “oval” (retângulo, na verdade) de 6 quilômetros (50% maior que o de Indianápolis) e com quatro curvões com leve superelevação, onde se pode acelerar a pleno com segurança. Até chegar à área militar, o percurso permitiu avaliar o veículos em várias condições, inclusive longo trecho de paralelepípedos e pequena serra. Totalmente aprovado, comportamento em curva que satisfaz plenamente, sobretudo pela precisão e sensação de monobloco de alta resistência à torção. O freios mostram boa potência, mas seria preferível discos na traseira em vez de tambor, especialmente no caso de muita carga a bordo. A direção tem assistência hidráulica que demonstrou ser correta. Os pneus são 215/65R16 e exclusivamente Michelin LTX Force fabricados no Brasil.
Para o motor 1,6 a Renault informa aceleração 0-100 km/h em 14,3/13,2 segundos e velocidade máxima de 160/164 km/h. A v/1000 em 5ª é 31,1 km/h para 120 km/h a 3.860 rpm, à velocidade máxima de 164 km/h o motor está a 5.200 rpm, portanto 550 rpm abaixo do pico de potência. Se em 4ª (26,3 km/h/1000) estaria 6.235 rpm, portanto deve ser a marcha para chegar ao máximo de velocidade. a 1,6-L pesa 1.292 kg.
Com carga máxima o desempenho deve cair, embora nada que inviabilize a versão. Quem for utilizar a Oroch sistematicamente com muita carga deve optar pela versão 2-litros, que acelera de 0 a 100 km/h em 10,6/9,7 segundos e vai 178/186 km/h. Fazendo contas, a v/1000 em 6ª é 36,7 km/h, em que a 120 km/h o motor está a 3.270 rpm e a velocidade máxima é em 5ª a 5.980 rpm (v/1000 de 31,1 km/h). Em 6ª seriam 5.070 rpm à velocidade máxima, rotação bem distante do pico. A 2-L pesa 1.346 kg.
Os consumos de combustível oficial Inmetro/PBE, gasolina e álcool, são:
1,6 litro
Cidade, 9,6 km/6,6 km/l
Estrada, 10,9/7,5 km/l
2 litros
Cidade, 9,2/6,4 km/l
Estrada, 10,8/7,3 km/l
Há uma cor sólida, a branco Neige, e seis metálicas: cinza Acier, prata Étoile, preto Nacré, vermelho Fogo e verde Esmeralda, esta de lançamento.
Em breve faremos um teste “no uso” com a nova picape, preferencialmente a Dynamique 2-litros.
Ficou uma boa impressão desse novo produto Renault.
BS
FICHA TÉCNICA RENAULT DUSTER OROCH | ||
VERSÃO | 1,6 16V Expression/Dynamique | 2,0 16V Dynamique |
MOTOR | ||
Designação | Renault K4M | Renault F4R |
Arquitetura | L-4, transversal, duplo comando de válvulas, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, arrefecido a líquido; F4R: variador de fase na admissão, 44º | |
Atuação das válvulas | Indireta por alavanca-dedo | Indireta por alavanca-dedo, fulcrum com compensador hidráulico |
Material bloco/cabeçote | Ferro fundido/alumínio | |
Cilindrada | 1.598 cm³ | 1.998 cm³ |
Diâmetro e curso | 79,5 x 80,5 mm | 82,7 x 93 mm |
Taxa de compressão | 11,2:1 | |
Combustível | Gasolina e/ou álcool (flex) | |
Formação de mistura | Injeção eletrõnica seqüencial no duto | |
Potência G/A | 110/115 cv a 5.750 rpm | 143/148 cv (G/A) a 5.760 rpm |
Torque G/A | 15,1/15,9 m·kgf a 3.750 rpm | 20,2/20,9 m·kgf a 3.750 rpm |
Corte de rotação | 6.500 rpm | |
TRANSMISSÃO | ||
Câmbio | Transeixo dianteiro, manual de 5 marchas mais ré, todas sincronizadas exceto ré | Transeixo dianteiro, manual de 6 marchas mais ré, todas sincronizadas |
Relação das marchas | 1ª 3,73:1; 2ª 2,05:1; 3ª 1,32:1; 4ª 0,97:1; 5ª 0,82:1; ré 3,55:1 | 1ª 3,73:1; 2ª 2,11:1, 3ª 1,45:1; 4ª 1,11:1; 5ª 0,91:1; 6ª 0,77:1; ré 3,55:1 |
Relação do diferencial | 4,93:1 | 4,44:1 |
Rodas motrizes | Dianteiras | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor hidráulico e barra estabilizadora | |
Traseira | Independente, McPherson, dois braços inferiores paralelos, um braço longitudinal, mola helicoidal, amortecedor hidráulico e barra estabilizadora | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica | |
Diâmetro mín. de curva | 10,7 m | |
Voltas entre batentes | 3,4 | |
Relação de direção | N.D. | |
FREIOS | ||
De serviço | Duplo circuito hidráulico em diagonal | |
Dianteiros | Disco ventilado de Ø 269 mm | |
Traseiros | Tambor de Ø 229 mm | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Alumínio, 6Jx16 | |
Pneus | 215/65R16T | |
PESOS E VOLUMES | ||
Peso, ordem de marcha | 1.292 kg | 1.346 kg |
Carga útil | 650 kg | |
Caçamba | 683 L | |
Tanque de combustível | 50 L | |
DIMENSÕES | ||
Comprimento | 4.693 mm | |
Largura com/sem espelhos | 1.997/1.821 nn | |
Altura | 1.695 mm | |
Distância mínima do solo | 206 mm | |
Ângulo de entrada/saída | 26º/19º54′ | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h (G/A) | 14,3/13,2 s | 10,6/9,7 s |
Velocidade máxima (G/A) | 160/164 km/h | 178/186 km/h |
CONSUMO Inmetro/PBE) (G/A) | ||
Cidade | 9,6/6,6 km/L | 9,2/6,4 km/L |
Estrada | 10,9/7,5 km/L | 10,8/7,3 km/L |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
v/1000 | (5ª) 31 km/h | (6ª) 36,7 km/h |
Rotação a 120 km/l últ. marcha | 3.870 rpm | 3.270 rpm |
Rotação à vel. máxima | (4ª) 6.260 rpm | (5ª) 5.980 mm |
EQUIPAMENTOS RENAULT DUSTER OROCH | |||
Versões | EXPRESSION | DYNAMIQUE | DYNAMIQUE |
1.6 16V | 1.6 16V | 2.0 16V | |
CONFORTO E COMODIDADE | |||
Abertura interna da tampa de combustível | S | S | S |
Acelerador eletrônico | S | S | S |
Alarme sonoro de advertência de luzes acesas | S | S | S |
Alerta sonoro da reserva de combustível | S | S | S |
Apoio de braço nas portas dianteiras | S | S | S |
Ar-condicionado | S | S | S |
Ar quente | S | S | S |
Banco do motorista com regulagem em altura | S | S | S |
Bolsa tipo canguru atrás dos bancos dianteiros | S | S | S |
Computador de bordo com 10 funcionalidades | — | S | S |
Direção hidráulica | S | S | S |
Duas tomadas 12 V | — | S | S |
Iluminação do interior central dianteira | S | S | S |
Iluminação do interior central traseira | S | S | S |
Iluminação do porta-luvas | — | S | S |
Indicador de temperatura externa | — | S | S |
Indicador de troca de marcha | S | S | S |
Luz de leitura do passageiro | S | S | S |
Pára-sol do motorista com espelho de cortesia | — | S | S |
Pára-sol do passageiro com espelho de cortesia | S | S | S |
Controlador e limitador de velocidade | — | S | S |
Relógio digital | S | S | S |
Retrovisores externos com regulagem elétrica | O | S | S |
Retrovisores externos com regulagem manual | S | — | — |
Sensor de estacionamento traseiro | — | · | · |
Travas elétricas nas portas | S | S | S |
Vidro do motorista com função um-toque e sistema antiesmagamento | — | S | S |
Vidros dianteiros elétricos | S | S | S |
Vidros traseiros elétricos | S | S | S |
Volante com regulagem de altura | S | S | S |
Volante com revestimento em couro natural e sintético | — | S | S |
ESTILO EXTERIOR / INTERIOR | |||
Arco de proteção anticapotagem | S | S | S |
Bancos com revestimento parcial em couro natural e sintético | — | O | O |
Barras de teto longitudinais | S | S | S |
Luzes diurnas (DRL) | S | S | S |
Rodas de alumínio de 16″ | S | S | S |
SISTEMA MULTIMÍDIA | |||
Sistema multimídia Media NAV Evolution com tela tátil de 7’’ e GPS | — | S | S |
4 alto-falantes | S | S | S |
Comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite) | S | S | S |
Conexão Bluetooth® para áudio e telefone | S | S | S |
Funções Eco-Coaching e Eco-Scoring integradas ao Media NAV | — | S | S |
Rádio 3D Sound by Arkamys com conexão USB e auxiliar | — | S | S |
Rádio CD MP3 (“3D Sound by ARKAMYS”) com conexão USB/iPod e AUX | S | — | — |
Sistema multimídia Media NAV Evolution com tela tátil de 7’’ e GPS | — | S | S |
SEGURANÇA | |||
Airbags duplos dianteiros | S | S | S |
Alarme perimétrico | S | S | S |
Barra de proteção lateral nas portas | S | S | S |
Chave com comando de travamento a distância por rádio frequência | S | S | S |
Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos | S | S | S |
Cintos de segurança laterais tras. de 3 pontos | S | S | S |
Desembaçador do vidro traseiro | S | S | S |
Dois apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura | S | S | S |
Faróis de neblina | O | S | S |
Freios ABS com EBD e auxílio à frenagem | S | S | S |
Protetor do cárter | S | S | S |
Sistema de travamento automático das portas a 6 km/h) | S | S | S |
Terceira luz de freio | S | S | S |
Trava para crianças nas portas traseiras | S | S | S |
Três apoios de cabeça traseiros reguláveis em altura | S | S | S |