O Audi foi “readmitido” ao país. Não que tenha sido expulso, saiu porque quis em 2006 depois de sete anos produzido em carroceria hatchback 4-portas. A marca está de volta, produzida na mesma fábrica do grupo VW em São José dos Pinhais, na grande Curitiba, e chega em versão sedã com motor EA211 1,4-L turbo e com a novidade de ser flex — a absurda exigência do mercado brasileiro, a coisa nossa baseada na Lei de Gérson que visa menos desvalorização do que qualquer outro aspecto —, o que concorreu para o aumento de potência aumentada de 140 cv a 4.500~6.000 rpm (do Golf 1,4 TSI) para 150 cv a 4.500~5.500 rpm. “Concorreu” porque, quando importado, o A3 sedã com o mesmo motor 1,4-litro era limitado a 122 cv, mera decisão do Grupo VW. O resultado prático é o A3 sedã agora fabricado aqui ter a potência acrescida de nada menos que 28 cv (com “caldo de cana” ou gasolina, indiferente).
As dimensões do A3 sedã são 4.456/1.796/1.416/2.637 mm (comprimento/largura/altura/entreeixos e o porta-malas é de 425 litros.
Continuam as duas versões que se diferenciam no nível de equipamentos e na medida dos pneus apenas, a Attraction com pneus 205/55R16, por preço “Sears, Roebuck” de R$ 100 mil, e a Ambiente, com 225/45R17, por R$ 110.000 (tire 10 reais de ambos para saber o preço exato). Importados, custam, ou custavam, R$ 101.190 e R$ 110.190, respectivamente.
Diferenças
Há diferenças entre o alemão (húngaro, na verdade) e o brasileiro. O câmbio é automático epicíclico de 6 marchas, Aisin fabricado no México, em vez do robotizado de duas embreagens de 7 marchas. Na suspensão, além da elevação da altura de rodagem em 15 mm “para maus caminhos”, a traseira é por eixo de torção no lugar da multibraço. Em princípio são alterações importantes, “de torcer o nariz”, mas na prática, não. Como tenho dito, a turma que fabrica automáticos — Aisin, ZF, GM — se mexeu e hoje esses câmbios, outrora deficientes, são excelentes em todos os aspectos.
No caso deste Audi, pode-se até brincar de piloto de Fórmula 1 trocando marchas pelas borboletas junto ao volante de direção ou à moda antiga, pela alavanca seletora (sobe marcha para frente, reduz para trás). Até modo Sport tem. Embora a Audi não tenha informado as relações das marchas (não é a única com essa preguiça, bem entendido), a 125 km/h indicado o motor segue sereno a 2.200 rpm. Há creeping, claro, e em marcha-lenta o conversor de torque bombeia quase nada, assim o motor não fica fazendo força e elevando o consumo sem necessidade.
O que é lamentável, isso sim, é não ser disponível versão de câmbio manual de 6 marchas, direito cada vez mais negado aos brasileiros (não é só a Audi que nega). Se o desempenho já é excelente com o automático, imagine-se com a versão de três pedais com o comando de marchas “Wolfsburg”.
Suspensão traseira: não adiantam argumentos, uma boa multibraço é melhor que um bom eixo de torção. Ponto final. Todavia, no dia-a-dia, e na “pátria faturadora com multas por excesso de velocidade” chamada Brasil, a diferença é muito pequena. Eu e muitos sabem disso e ontem se confirmou no Ambiente com pneus de 225 mm de seção transversal. Só num trecho de curvas de alta como o trecho final da Via Anhangüera sentido capital, ou na Via Dutra entre o topo da Serra das Araras e o retão de Resende, andando “à moda antiga”, é que a superioridade da suspensão multibraço aparece. E o eixo de torção tem a vantagem de não precisar de alinhamento de rodas (nem tem como alinhar) por toda a vida do veículo.
Portanto, em aviso aos detratores de complexo de vira-latas, não há por que criticar a Audi nessa questão. Podem criticar em outras, como não ter a função de manter o carro freado automaticamente (Auto Hold), mas tem o freio de estacionamento elétrico que a Golf Variant não trouxe, ou não haver meio de manter a tampa do assoalho levantada ao se buscar o estepe temporário de roda e pneus estreitos (foto abaixo). Mas o húngaro não traz a faixa de degradê no pára-brisa que vem no paranaense, embora ela seja clara demais, merece ser mais escura.
As vendas do 1,4-litro TFSI já começaram e ainda este mês a Audi chamará a imprensa para conhecer a versão Ambition, com motor 2-litros TFSI.
Como anda
Jeito de Audi, sem tirar nem pôr. Precisão. A direção eletroassistida é rápida, 15,3:1, e de calibração perfeita na indexação à velocidade. O volante 4-raios de 370 mm, sem comentários. O peso de apenas 1.240 kg é notado. A suspensão está no compromisso exato entre conforto e estabilidade, indispensável no “mau caminho” brasileiro de asfalto que mais parece campo de provas. Mesmo mais alta, atirar o carro com vigor nas curvas não causa protesto das rodas dianteiras motrizes. Para abusar com mais sossego há o controle de estabilidade e tração, que pode ser desligado. O que também pode ser posto fora de ação é o desliga/liga motor nas paradas, mantido no motor flex Audi — primeiro da marca no mundo — que incompreensivelmente não funciona no BMW 320i quando com álcool no tanque.
A aceleração 0-100 km/h declarada é em 8,8 segundos, bem conveniente, e alcança velocidade máxima de 215 km/h. O torque é 25,5 m·kgf entre 1.500 e 5.500 rpm, também com gasolina ou álcool. Compradores do sedã com quatro argolas na grade não terão o que reclamar no quesito desempenho. Muito menos de consumo: pelo padrão Inmetro/PBE é de 11,7/14,2 km/l cidade/estrada com gasolina e 7,8/9,9, com álcool. É mesmo um consumo elogiável, ajudado pelo Cx 0,30, e capaz de alegrar os que pensam que o planeta vai derreter de tanto calor, pois a emissão de CO2 com gasolina é de apenas 105 g/km. O tanque é que tinha de ser um pouco maior, 50 litros é pouco, especialmente pelo motor flex.
Há dois itens atraentes no A3 sedã nacional, o aviso de saída não-intencional da faixa de rolamento por meio de vibração do volante, e o controle de cruzeiro adaptativo com auxílio anticolisão dianteira. Ambos são opcionais para a versão Ambiente, mas ontem a Audi não informou os preços de nenhum opcional. Assim que os obtiver acrescentarei a esta matéria.
A dotação de itens de segurança, conforto e comodidade é ampla, veja na lista ao final. Haverá quem reclame do ar-condicionado não ser digital automático, banco do motorista não ter ajuste elétrico, dos espelhos não serem rebatíveis eletricamente ou do espelho interno não ser eletrocrômico, é apenas o velho prismático com a alavanquinha, mas não me faz diferença. Tendo, ótimo; não tendo, ótimo também. E em breve faremos o indispensável teste “no uso”.
Quem gostar de rodar em sedã, o Audi A3 feito por aqui chega em boa hora.
BS
Fotos: autor
EQUIPAMENTOS AUDI A3 SEDÃ 1,4 TFSI FLEX | ||
Atraction | Ambiente | |
SÉRIE | ||
Ajuste de altura dos bancos dianteiros | S | S |
Ajuste elétrico dos espelhos externos | S | S |
Alarme antifurto | S | S |
Ar-condicionado | S | S |
Bancos em tecido | S | S |
Bolsas infláveis laterais, de cortina dianteiros e de joelhos para o motorista | S | S |
Borboletas de troca de marcha | ND | S |
Cintos dianteiros c/ sensor de afivelamento | S | S |
Computador de bordo | S | S |
Controle da estabilidade e tração | S | S |
Engates Isofix para bancos de criança | S | S |
Espelho de cortesia com iluminação | S | S |
Faróis bixenônio | S | S |
Freio de estacionamento eletromecânico | S | S |
Lanternas traseiras em LED | S | S |
Limpador de faróis por jato d’água | S | S |
Rádio MMI e Bluetooth | S | S |
Sensor crepuscular e de chuva | ND | S |
Sensor de estacionamento traseiro | S | S |
Sistema desliga-liga | S | S |
Sobretapetes | S | S |
Travamento central c/ controle remoto a distância | S | S |
Vidros laterais e traseiro c/ isolamento térmico | S | S |
Volante de direção em couro | S | S |
Volante de direção em couro e funcional | ND | S |
OPCIONAIS | ||
Acesso sem chave | ND | S |
Assistente de luz alta | ND | S |
Assistente de mudança de faixa ativo | ND | S |
Bancos em couro sinético | ND | S |
Computador de bordo com mostrador em cores | ND | S |
Controle automático de velocidade de cruzeiro | ND | S |
Controle automático de velocidade de cruzeiro com auxílio anticolisão dianteira | ND | S |
Estacionamento automático com câmera de ré | ND | S |
Pintura metálica/perolizada | S | S |
Rádio MMI com sistema de navegação | ND | S |
Sensor de estac. diant. e tras. c/ câmera de ré | ND | S |
Teto solar panorâmico | ND | S |