• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BF

EMPURROTERAPIA NO POSTO

identicon por Boris Feldman
27/02/2016
em BF, Destaques, Opinião de Boris Feldman




Calibrar com nitrogênio até que valeria a pena para pobres mortais ao volante, mas a relação custo-benefício deixa a desejar

Tem posto correto, honesto e com frentistas atenciosos e gentis. Mas tem também uma minoria com uma equipe de funcionários maltreinados, malvestidos e até instruídos pelo patrão para praticar a empurroterapia. As mais usuais:

Aditivos – Pura malandragem: oferecem “poções mágicas” para o óleo do motor que reduzem o atrito, restauram peças metálicas desgastadas e permitem que o carro rode dezenas de quilômetros sem óleo nenhum. Ou aumentam a eficiência da bateria. Ou da direção hidráulica. Tem até aditivo norte-americano (booster) para gasolina que aumenta o desempenho do motor, um sucesso nos EUA, onde pode mesmo ser eficiente pois reforça sua oxigenação. Nada disso funciona: óleos e outros líquidos são aditivados de acordo com as especificações da fabrica do automóvel. No Brasil, o booster não funciona pois nossa gasolina já tem quase 30% de etanol. Aditivos recomendados são apenas o da gasolina (para quem abastece com a comum) com agentes dispersantes e detergentes e o etilenoglicol que se mistura na água do sistema de arrefecimento do motor.

Óleo – Mesmo o motorista mais apático à manutenção do carro tem noção da importância de se verificar o nível e trocar o óleo do motor. Frentistas ansiosos para faturar são dotados do “raro” talento de perceber — com uma gotinha entre os dedos — que a viscosidade está fora do padrão. Como se fosse possível avaliar a viscosidade sem um sofisticado aparelho específico. Outros alertam: “Madame, o óleo do motor está muito escuro e já passou da hora de trocá-lo”. Madame nem imagina ser normal o óleo escurecer e só necessitar de substituição na quilometragem ou prazo recomendado no manual.

A “troca” – Se o posto não for conhecido e de confiança, é um perigo pedir a troca do óleo do motor. Entre as malandragens, pode ser cobrada a troca sem que ela tenha sido feita. Ou ter substituído o óleo recomendado no manual por outro de qualidade inferior. Ou fora das especificações do fabricante. Ou ter usado óleo recuperado. Sabem os deuses em que condições…

O dedo – Vale tudo na ânsia de faturar: até colocar o dedo para “calçar” a vareta de óleo ao aferir o nível, causando a falsa impressão de que falta óleo no cárter…

Adulteração – Combustível adulterado é uma das maiores safadezas de um posto. Que aumenta a quantidade de etanol na gasolina, ou de água no etanol e outras. Aproveita-se da deficiente fiscalização da ANP para prejudicar o cliente.

Arredondar – No passado, era mais prático, ao abastecer na bomba, chegar a um valor “redondo” enchendo o tanque até a boca. Hoje, praticamente só se paga com dinheiro eletrônico e perdeu sentido continuar a abastecer mesmo depois do desligamento automático da bomba. Que danifica o cânister (filtro projetado para receber e limpar os gases do tanque, mas não o combustível em estado líquido…). Além do risco de vazar e manchar a pintura.

Nitrogênio – Nem imaginava que vários postos ainda oferecem nitrogênio para calibrar pneus, uma antiga tentativa da White Martins de faturar algum às custas dos motoristas. Vale a pena pagar por ele em vez do ar que — em geral — é de graça? Sim, caso seu automóvel seja um Fórmula 1, onde é essencial manter a calibragem inalterada mesmo em elevadas velocidades. E evitar a umidade do ar. Ou então se você costuma rodar com frequência acima dos 200 km/h. Ou seja, ate que valeria a pena se fosse gratuito, mas a relação custo-benefício para pobres mortais ao volante não justifica a despesa.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.







Tags: AditivoAdulteraçãoNitrogênio
Próximo

DAIHATSU CUORE, UM KINDER OVO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17