• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BF

MANUAL DA CONTRA-MALANDRAGEM

identicon por Boris Feldman
20/02/2016
em BF, Opinião de Boris Feldman




Olho vivo ao comprar um carro usado, pois,ao lado das empresas honestas existem também as rainhas da maracutaia

Quem compra um carro usado (hoje,é mais chique chamá-lo de “seminovo”…) que se cuide caso não conheça bem o vendedor, loja ou particular. Seguem sete dicas (sete não é a conta de mentiroso?…) de golpes usualmente praticados nesta operação.

1 – Não se sabe exatamente o porquê de o freguês se preocupar muito mais com a quilometragem rodada do que com a qualidade da manutenção de um automóvel. Não deveria se preocupar QUANTO, mas COMO rodou um usado. Pouco importa quanto marca o hodômetro do carro: o famoso “Zé Marcha-ré” volta, em questão de segundos, os 115 mil km rodados para, digamos, 35 mil km. Confira os registros de revisões no manual, os selinhos de troca de óleo e outras sinalizações que podem revelar o histórico do carro.

2 – Não se esqueça de conferir os pneus do “usadinho joia”. Eles podiam estar carecas, mas a loja (ou o dono) mandou “frisá-los” no borracheiro. Uma operação irresponsável que aprofunda os sulcos com um ferro aquecido. Cuidado também com os remoldados: baratos, mas perigosos, pois os critérios de certificação estabelecidos pelo Inmetro são duvidosos.

3 –  Confira no documento qual é exatamente a versão do carro. Já aconteceu de o modelo na versão mais simples, porém com quase todos os equipamentos de uma versão superior, ter a plaquinha “S” substituída por uma “SLX” na tampa do porta-malas e na lateral do para-lama dianteiro.

4 –  Cuidado com o PT (Perda Total). Oficinas de funilaria (lanternagem) chegam ao cúmulo de fazer o milagre do “dois em um”: um carro levou um pancadão atrás. O outro, na frente. Ambos deram PT. Mas dá para “enxertar” a dianteira de um na traseira do outro, depois de serrá-los ao meio. Uma verdadeira obra de arte que exige talento do bandido que a executa. E conivência de quem o vende. O carro fica meio torto, empenado, um verdadeiro perigo ambulante. Mas muitos incautos se encantam pelo preço superatraente, compram a “bomba atômica” e ainda contam vantagem de ter pago metade da tabela…

5 –  O freguês examina meticulosamente o carro. Mas se esquece de verificar junto aos órgãos de trânsito sua documentação. E tome oficial de justiça, dois meses depois, batendo na sua porta atrás do possante que garantia uma dívida judicial, processo de divórcio litigioso e outros tantos.

6 –  Diz o Código do Consumidor que qualquer carro, novo ou usado, tem direito à garantia de três meses. Empresas costumam anunciar esta garantia apenas para motor e caixa, mas nenhuma artimanha supera a legislação: existe até uma interpretação jurídica de que a loja está, neste caso, oferecendo um prazo adicional para motor e caixa, que estariam então garantidos por seis meses. Esta cobertura da lei só vale para carros adquiridos de pessoas jurídicas (lojas ou concessionárias). O automóvel comprado de pessoa física não caracteriza uma relação de consumo.

7 –  O carro está bonito na foto, lá no showroom. Mas, antes de chegar lá, foi reparado devido a um acidente grave que chegou a disparar os airbags. Que devem ser descartados, pois não existe reparo possível. Mas o dono anterior não autorizou a compra de novos (muito caros) e a oficina simplesmente fechou seu compartimento e apagou as luzes de alerta no painel que acusariam o problema. Se você desconfiar, passe o carro pelo computador que detecta — na hora — a maracutaia.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não  reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.






Próximo

A IMPORTÂNCIA DO CONJUNTO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17