• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

FOI “MAU USO”, DOUTOR…

identicon por Boris Feldman
22/05/2016
em BF, Opinião de Boris Feldman






Componentes de duração limitada sempre dão margem à fábrica e concessionária alegarem mau uso do componente.

Fábrica e concessionárias escorregam como e quanto podem de se responsabilizar por problemas no automóvel em período de garantia. Fazem alegações estapafúrdias para negar o reparo gratuito. O argumento campeão é do componente que tem desgaste natural, como a embreagem, por exemplo.  O disco é revestido de um material que se desgasta com o uso até atingir uma espessura mínima que exige sua substituição (veja na foto de abertura). Com qual quilometragem? Não tem: a durabilidade varia em função da carga a que é submetido. Pode chegar aos 50, 60 mil km (ou mais), como pode entregar os pontos aos 40 mil. Desgaste considerado normal e dentro de parâmetros consensuais das fábricas.

Mas o fabricante (e concessionária) se aproveita de não existir uma durabilidade padrão para acusar o motorista de “mau uso” mesmo se evidenciado um problema de qualidade. Muitas vezes o carro é levado à concessionária com baixa quilometragem, entre — digamos — 10 mil e 20 mil km, e a embreagem em fase terminal. O que não é definitivamente razoável e configura um problema de qualidade do material. Mas o gerente da oficina nem se enrubesce ao emitir, do alto de sua sabedoria, o veredicto de que o desgaste anormal foi provocado pelo mau uso. Só falta chamar objetivamente o motorista de “barbeiro”. Ele, assustado, pergunta que diabo pode ter feito de errado e se inteira então de algumas possibilidades. Pode ter dirigido com o pé esquerdo apoiado no pedal, ou ter “segurado” o carro na subida sincronizando embreagem com acelerador. Ou ter arrancado com excesso de rotação do motor, fazendo o disco “patinar” e acelerando o desgaste. Ou outra besteira do gênero, sem jamais reconhecer que a redução da vida útil pode ter sido provocada por uma deficiência de qualidade do componente. Não adianta também o dono alegar que já teve inúmeros automóveis antes daquele e jamais uma embreagem entregando os pontos com quilometragem inferior a 50 mil km.

Vários outros componentes de duração limitada dão margem à alegação de mau uso. No sistema de freios, por exemplo, pastilhas e lonas não duram eternamente. Discos e tambores têm durabilidade maior, mas também limitada. Amortecedores podem ir além dos 100 mil km ou pifar aos 10 mil km, tudo depende.

Pneus são uma eterna fonte de discussão entre fábrica e dono do carro. Eles devem, teoricamente, durar um mínimo de 40 mil a 50 mil km. Ou, muito solicitados, podem não passar dos 30 mil km. Entretanto, há casos de pneus que ficam quase “carecas” entre 10 mil e 15 mil km, o que evidencia um problema de alinhamento da suspensão ou carroceria.

No Brasil, onde é inegável a presença de combustível adulterado, pois a fiscalização dos postos é falha, alega-se com frequência que o motor “pifou” porque o tanque continha mais solventes e álcool do que gasolina. Ou água em excesso no álcool hidratado. O que pode de fato ocorrer mas, curiosamente, as concessionárias nem enviam para análise uma amostra do combustível no tanque para comprovar seu diagnóstico.

Outra velhacaria da fábrica é com relação ao consumo de óleo do motor. Algumas têm a cara de pau de fazer constar no manual que o nível pode baixar até um litro cada 1.000 km. Ora, há um consenso na indústria automobilística de ser normal o nível do cárter baixar um litro cada 5.000 km. Se a fábrica faz constar um consumo cinco vezes maior, ela já está se armando para negar responsabilidade caso o motor apresente este problema.

Em alguns casos, a oficina pergunta, também sem nenhum constrangimento, se o carro não foi usado para “pegas” noturnos…

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: Disco de embreagemembreagem
Anterior

ETIOS SEDÃ AUTOMÁTICO, SEM SURPRESAS (COM VÍDEO)

Próximo

TOYOTA ETIOS SEDÃ XLS 1,5 AUTOMÁTICO (VÍDEO)

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

TOYOTA ETIOS SEDÃ XLS 1,5 AUTOMÁTICO (VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022
Foto: Mercedes-Benz Group

MULHERES QUE MERECEM PALMAS

25/05/2022
208 Style - Fotos: divulgação Peugeot

PEUGEOT 208 COM MOTOR FIAT 1-LITRO COMEÇA EM R$ 73 MIL

25/05/2022
BMW M4 50 Jahre Edition - Fotos: divulgação BMW

M3 E M4: EDIÇÕES 50 JAHRE CELEBRAM ANIVERSÁRIO DA BMW M

24/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autor

TERÁ SIDO DO SACI?

25/05/2022
Foto: Mercedes-Benz Group

MULHERES QUE MERECEM PALMAS

25/05/2022
208 Style - Fotos: divulgação Peugeot

PEUGEOT 208 COM MOTOR FIAT 1-LITRO COMEÇA EM R$ 73 MIL

25/05/2022
BMW M4 50 Jahre Edition - Fotos: divulgação BMW

M3 E M4: EDIÇÕES 50 JAHRE CELEBRAM ANIVERSÁRIO DA BMW M

24/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In