A Volkswagen apresentou hoje na fábrica Anchieta a versão duas-portas do novo Gol lançado em fevereiro juntamente com o novo Voyage. Chega unicamente em versão Trendline 1,0 de 3 cilindros por R$ 33.620. Esta agora é a Trendline básica, ficando o 4-portas como opcional por R$ 1.930 mais, R$ 35.550 no total. Traz tudo o que constitui o 4-portas, diferindo apenas no número de portas.
Desde que a pessoa não precise de quatro portas ou seja apreciador de carros de duas portas — há mais gente com essa preferência do que se imagina —, a nova versão é atraente e acaba-se economizando quase R$ 2 mil na compra.
O acesso ao banco traseiro é facilitado pelo bom vão entre o banco dianteiro e a coluna central, permitindo fácil passagem dos pés.
A VW ofereceu teste de dirigir da fábrica em São Bernardo do Campo, mas por ter outro compromisso não pude cumprir esta parte. De qualquer maneira, meu único interesse seria avaliar o efeito de eventual diferença de peso — eventual porque ao olhar no pen drive que contém a ficha técnica, vi que os pesos do duas e do quatro portas são iguais, 901 kg. O duas-portas tem de pesar menos, nem que seja 10 kg. Terei que esclarecer amanhã.
Os opcionais, fora a carroceria de quatro portas, são o ar-condicionado mais simples por R$ 2.840, e dois equipamentos de áudio, o Interatividade ‘Media’ por R$ 850 e o Interatividade ‘Composition Touch’, com espelhamento de celular, que sai por R$ 1.780. Há ainda a cor sólida vermelho Flash (a do carro da foto) por R$ 405 — as demais preto Ninja e branco Cristal não têm acréscimo — e as metálicas prata Tungstênio, prata Sírius, azul Lagoon, azul Night e cinza Platinum, por R$ 1.326. Não há opção de câmbio robotizado I-Motion
Os itens de série são, entre outros, alerta de cinto do motorista desatado, alerta de farol aceso, antena de teto, ajuste de altura do banco do motorista, cintos dianteiros com pré-tensionador, desembaçador do vidro traseiro, direção assistida hidráulica, encosto do banco traseiro rebatível, grade em preto, limpador e lavador do vidro traseiro, conta-giros, para-choques na cor da carroceria, dois parassóis com espelhos, porta-revistas no encosto do banco dianteiro direito, preparação para equipamento de áudio, rodas de aço 5Jx14 com pneus 175/70R14, tomada 12 V no console central, travamento elétrico das portas e vidros dianteiros elétricos.
Será feito em breve teste “no uso” do novo Gol duas-portas.
BS
FICHA TÉCNICA NOVO GOL 2 PORTAS 1,0 3-CILINDROS 2017 | |
MOTOR | |
Instalação | Dianteiro, transversal |
Material do bloco/cabeçote | Alumínio |
Configuração / N° de cilindros / n° de mancais | Em linha / 3 / 4 |
Diâmetro x curso | 74,5 x 76,4 mm |
Cilindrada | 999 cm³ |
Aspiração | Atmosférica |
Taxa de compressão | 11,5:1 |
Potência máxima | 75 cv (G). 82 cv (A), a 6.250 rpm |
Torque máximo | 9,7 m·kgf (G),10,4 m·kgf, de 3.000 a 3.800 rpm |
N° de válvulas por cilindro | Quatro |
N° de comando de válvulas /localização/acionamento | 2 / cabeçote /correia dentada |
Formação de mistura | Injeção eletrônica no duto |
Gerenciamento do motor | Bosch ME 17.5.24 |
ALIMENTAÇÃO | |
Combustível | Gasolina e/ou álcool |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Tensão | 12 V |
Bateria | 36 A·h |
Alternador | 70 A |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio / rodas motrizes | Transeixo manual de 5 marchas à frente + ré |
Relações de transmissão | 1ª. 3,769:1; 2ª. 2,095:1; 3ª. 1,281:1; 4ª.0,927:1; 5ª. 0,740:1; ré 3,182:1 |
Relação do diferencial | 4,929:1 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido |
Dianteiros | Disco ventilado Ø 256 mm |
Traseiros | Tambor Ø 200 mm |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de 19 mm Ø |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica |
Diâmetro mínimo de curva | 10,8 m |
Relação de direção | 14,9:1 |
N° de voltas entre batentes | 3 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas e pneus | Aço 5Jx14, 175/70R14T |
CARROCERIA | |
Construção | Monobloco em aço, hatchback, duas portas, cinco lugares, subchassi dianteiro |
PESOS | |
Em ordem de marcha | 901 kg |
Carga máxima | 509 kg |
Carga máxima rebocável com/sem freio | 200 kg |
DIMENSÕES EXTERNAS | |
Comprimento | 3.897 mm |
Largura com / sem espelhos | 1.893/1.898 mm |
Altura | 1.464 mm |
Distância entre eixos | 2.466 mm |
Bitola dianteira/traseira | 1.429 / 1.416 mm |
Distância mínima do solo vazio/carregado | 163 mm |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,34 |
Área frontal | 2,01 m² |
Cx x A | 0,693 m² |
CAPACIDADES | |
Porta-malas | 285 litros |
Tanque de combustível | 55 litros |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima | 168 km/h (G) / 170 km/h (A) |
Aceleração 0-100 km/h | 12,6 s (G) / 12,3 s (A) |
Aceleração 0-1.000 m | 34,4 s (G) / 34,2 s (A) |
Retomada 80-120 km/h em 5ª | 17,5 s (G) / 18 s (A) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 5ª | 30,2 km/h |
Rotação a 120 km/h em 5ª | 4.000 rpm |
Rotação à velocidade máxima em 5ª | 5.650 rpm |
GARANTIA | |
Termo | 3 anos integral, 5 anos para perfuração de chapa |
MANUTENÇÃO | |
Revisões e troca do óleo do motor | 10.000 km ou 1 ano |