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Home BS

NISSAN SENTRA 2017, O (BOM) SEDÃ SE ATUALIZA

identicon por Bob Sharp
21/05/2016
em BS, Lançamentos






A Nissan lançou nesta quinta-feira (19) o Sentra 2017, com pequenas mudanças no estilo e aporte de itens de segurança, como controle de estabilidade e tração. É importado do México, onde é produzido na fábrica na cidade de Aguascalientes, e como tem cota para importar isento do imposto de importação, segundo acordo de comércio bilateral entre os dois países, seu preço fica atraente.

A versão S custa R$ 79.990, a SV, R$ 84.990, e a topo SL, R$ 95.990, portanto bem de acordo com o segmento.

O Sentra veio ao mundo em 1982 e  está na sétima geração, surgida em 2013, e em novembro último foi apresentada a atualização de meia-vida no Salão de Los Angeles. A motorização continua a mesma  e exclusiva para o Brasil e alguns mercados, o 1.997-cm³ MR20DE (84 x 90,1 mm) flex de 140 cv a 5.100 rpm e 20 m·kgf a 4.800 rpm (com gasolina ou álcool). Embora não seja um expoente em potência, é um motor moderno: bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase contínuo na admissão, corrente, quatro válvulas por cilindro e partida a frio sem injeção de gasolina estando o tanque com álcool apenas (sistema Flex Start da Bosch). A taxa de compressão é bem baixa para os padrões atuais, 9,7:1.

Sentra 19

A relação r/l do motor é 0,32 (biela de 139 mm e curso de 90,1 mm), mas não há aspereza que chame a atenção.  O funcionamento é suave e elástico, embora isso fosse mais perceptível com câmbio manual, lamentavelmente indisponível no Brasil. O câmbio é o CVT XTRONIC surgido com a 7ª geração, que o AE testou em outubro de 2013, agora aplicado às três versões (a S era manual de seis marchas).

Não foram divulgados dados de aceleração e velocidade máxima; é incrível que isso ainda aconteça.  O carro anda bem. Pesa de 1.327 a 1.360 kg (SL) e antes a balança acusava de 1.288 a 1.348 kg, mas deve-se considerar o que a versão S tinha câmbio manual de seis marchas, mais leves que os automáticos. Os dados de desempenho do carro testado em 2013 eram 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e velocidade máxima de 186 km/h, coerente com a potência e o Cx 0,287, e podem ser considerados como os deste novo.

Sentra 13

Os consumos de combustível segundo o Inmetro/PBE são cidade 9,9 e 6,7 km/l (G/A) e estrada, 12,7 e 9,1 km/l (idem). No percurso de teste obtive o número oficial com facilidade com gasolina no tanque. Em alguns trechos da SP-070 Rodovia Carvalho Pinto cheguei a 13,1 km/l a 125 km/h indicados sem ar-condicionado.

Dimensionalmente, este Sentra está 11 mm mais comprido (4.635 mm), mantém a largura de 1.761 mm, está 9 mm mais baixo (1.504 mm), mesmo entre-eixos de 2.700 mm, bitolas dianteira e traseira iguais com 1.530 mm (eram 1.520/1.544 mm). Altura livre do solo, não informada antes, é de 190,3 mm. O espaço interno é amplo, inclusive para os passageiros do banco traseiro.

Sentra 1

Nada mudou nas suspensões dianteira e traseira, McPherson e eixo de torção, com barras estabilizadoras, sendo a traseira integrada ao eixo. A direção eletroassistida é, claro, indexada à velocidade, e sua relação é conveniente, 16:1, com três voltas entre batentes do excelente volante de Ø 365 mm. O diâmetro mínimo de curva informando antes é de 9,6 metros, que me pareceu exagerado pelo que senti ao dirigir. A conferir quando do teste “no uso”.

Mas o fato é que o comportamento em curva é irrepreensível, como que fosse um “semi-sport”, caso tivesse controle à disposição. Repete o jeito de andar anterior, firme sem ser desconfortável.

Sentra 21

O CVT XTRONIC, como no teste dois anos e meio atrás, não tem a incômoda sensibilidade de fazer subir muito a rotação ao se acelerar minimamente, vai razoavelmente bem. Fora a posição “D” da alavanca seletora, há apenas a “L”, que estreita faixa de relações — que em “D” vai de 2,631:1 a 0,378:1 —para se obter freio-motor. Um botão no lado esquerdo da manopla serve para cancelar a sobremarcha (overdrive), para maior desempenho em reta.

O câmbio e bem longo em “última marcha” (SL que dirigi, pneus 205/50R17V), com v/1000 de 60,5 km/h para 120 km/h a 1.983 rpm ou, arredondando, 2.000 rpm. Tudo exatamente igual a antes, exceto a relação mais curta, a “primeira” do câmbio, ligeiramente alongada, era 2,759:1 (4,6%).

Nesta versão atualizada o Sentra ganhou controle de estabilidade e tração, que é desligável, alertas de ponto cego e tráfego transversal à retaguarda, e alerta de colisão frontal. Desde a versão S há espelho interno fotocrômico, novo rádio com mostrador de 5 polegadas, sensor de estacionamento e faróis com acendimento automático (para mais itens, veja a lista de equipamentos adiante especificando quais versões têm o quê).

O que falta no carro é a saída de climatização para o banco traseiro, que eu já havia apontado no teste em 2013. O console de túnel que se prolonga até o espaço traseiro tem o lugar para o difusor, porém é fechado. Falta também luz traseira de neblina, incompreensível já que há faróis de neblina. E continua a não haver a apreciada faixa degradê no para-brisa. Mas num detalhe a Nissan acertou e merece aplauso: os indicadores de direção na traseira são em cor âmbar, dentro do nosso padrão de sinalização, e não vermelhas como no Ford Fusion. E também por prover estepe operacional, com roda de aço, e pelo velocímetro “puro”, sem a incômoda escala interna em milhas por hora.

Sentra 2

Alguns detalhes podem melhorar, como prover acionamento um-toque no vidro do motorista subida e descida — só tem subida —, e prover processamento mais rápido do computador de bordo, por exemplo, é muito longo o tempo entre zerar consumo e este ser exibido.

Com o novo Sentra, a Nissan tem condições para enfrentar esse disputado segmento dos sedãs médios e poderá atrair compradores. Atributos esse Sentra tem mais do que nunca.

BS

 

Obs: Veja galeria de fotos após ficha técnica e lista de equipamentos.

 

FICHA TÉCNICA NISSAN SENTRA SL 2017
MOTOR
Designação MR20DE
Descrição 4 cilindros  em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote, corrente,  4 válvulas por cilindro, atuação direta por tuchos hidráulicos, variador de fase na admissão, bloco e cabeçote de alumínio, instalação transversal; flex gasolina e álcool
Cilindrada 1.997 cm³
Diâmetro x curso 84 x 90,1 mm
Comprimento da biela 139 mm
Relação r/l 0,32
Taxa de compressão 9,7:1
Potência 140 cv a 5.100 rpm, com gasolina ou álcool
Torque 20 m·kgf a 4.800 rpm, com gasolina ou álcool
Formação de mistura Injeção eletrônica seqüencial no duto, acelerador eletrônico
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo dianteiro, automático de variação contínua, tração dianteira
Relações-limite de marcha De 2,631:1 a 0,378:1; ré 1,75:1
Relação do diferencial 5,097:1
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangula inferior, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora integrada ao eixo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência elétrica, diâmetro de giro 10,4 m
FREIOS
Dianteiros A disco ventilado de Ø 292 mm
Traseiros A disco de 279 Ø mm
Circuito hidráulico/controle Duplo em “X”/ ABS de 4 canais e 4 sensores com distribuição eletrônica das forças de frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 7J x 17
Pneus 205/50R17V
CARROCERIA
Tipo Monobloco em aço, subchassi dianteiro, quatro portas, cinco lugares
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto Cx 0,299
Área frontal (calculada) 2,11 m²
Área frontal corrigida 0,630 m²
DIMENSÕES
Comprimento 4.636 mm
Largura 1.761 mm
Altura 1.504 mm
Distância entre eixos 2.700 mm
Bitola dianteira/traseira 1.530/1.530 mm
PESO E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha 1.360 kg
Porta-malas 503 litros
Tanque de combustível 52 litros
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h 10,1 s
Velocidade máxima 186 km/h
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBE
Cidade 9,9 km/l (G) e 6,7 km/l (A)
Estrada 12,7 km/l (G) e 9,1 km/l (A)

 

EQUIPAMENTOS NISSAN SENTRA 2017
VERSÕES S SV SL
CÂMBIO
Câmbio automático CVT XTRONIC com função sobremarcha s s s
CONFORTO E COMODIDADE
Abertura e fechamento das portas, abertura do porta-malas e acionamento do alarme através de controle remoto s s s
Acabamento dos bancos  em veludo  na cor preta s – –
Acabamento dos bancos em couro* na cor preta – s s
Acendimento automático dos faróis s s s
Ar-condicionado s – –
Ar-condicionado automático digital duas-zonas – s s
Banco do motorista com regulagem elétrica – – s
Banco traseiro bipartido 60/40, dobrável s s s
Chave inteligente presencial (I-Key) s s s
Comando interno de abertura do porta-malas e portinhola do tanque de combustível s s s
Computador de bordo com funções de medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa, aviso de abertura das portas, quilometragem total e parcial e mensagens de alerta. s s s
Console central dianteiro com tampa e apoio de braço integrado s s s
Console central traseiro com tampa e apoio de braço integrado – s s
Controle automático de velocidade de cruzeiro com comandos no volante – s s
Controle de áudio no volante s s s
Direção assistida elétrica indexada à velocidade s s s
Iluminação interna central s s s
Luz de leitura para motorista e passageiro dianteiro – s s
Painel de instrumentos com display central em TFT de 5” – – s
Parassol com espelhos e iluminação para motorista e passageiro s s s
Porta-copos dianteiros (2) integrados console central s s s
Porta-copos traseiros (2) integrados ao descansa-braço – s s
Porta-luvas com sistema de amortecimento e chave s s s
Porta-objetos na lateral das portas dianteiras e traseira s s s
Retrovisor interno com bússola digital – – s
Retrovisor interno eletrocrômico s s s
Retrovisores externos com regulagem elétrica s s s
Retrovisores externos rebatíveis eletricamente – – s
Sistema de partida a frio Flex Start s s s
Sistema eletrônico de ignição por botão e abertura das portas sem o uso da chave s s s
Teto solar com controle elétrico – – s
Vidros dianteiros e traseiros elétricos um-toque para vidro do motorista s s s
Volante com acabamento em couro e novo desenho esportivo s s s
Volante de três raios com regulagem de altura e profundidade s s s
APARÊNCIA
Faróis dianteiros com design em LED – – s
Lanternas traseiras em LED s s s
Maçanetas internas e externas de abertura das portas cromadas s s s
Novas rodas de liga leve 17″ com design espotivo e acabamento grafite – – s
Retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção s s s
Rodas de liga leve de 16” e pneus 205/55 R16H s – –
Rodas de liga leve de 17” e pneus 205/50 R17V – s –
SEGURANÇA
Alarme de advertência sonoro para lanternas acesas e chave no interior do carro s s s
Alarme perimétrico s s s
Alerta de colisão frontal – – s
Alerta de tráfego transversal à retaguarda – – s
Apoios de cabeça dianteiros (2) e traseiros (3) s s s
Bolsas infláveis frontais para motorista e passageiro s s s
Bolsas infláveis laterais e de cortina – – s
Cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros (5) s s s
Controle de Tração e Estabilidade s s s
Faróis de neblina s s s
Fixadores traseiros para bancos de crianças (Isofix) s s s
Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA) s s s
Imobilizador de motor s s s
Limpador de para-brisa com 2 velocidades e controle intermitente variável s s s
Monitoramento de ponto cego – – s
Sensor de estacionamento s s s
Sistema elétrico de travamento central das portas s s s
Travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento s s s
SISTEMA DE ÁUDIO
Bluetooth™ com comandos no volante s s s
Câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio – s s
Rádio CD Player com MP3, tela tátil com mostrador de 5” colorido, entrada auxiliar para MP3 Player/iPod, conector USB no console central s s s
Sistema de navegação integrado ao painel com NissanConnect™ – s s
Sistema de som com 4 alto-falantes s – –
Sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters – s –
Bose Premium Audio – sistema premium de som c/ 4 alto falantes, 2 tweeters e 2 subwoofers – – s
Legenda:   s Série   – Não Disponível
*Partes em couro legítimo e partes em couro sintético

Galeria de fotos:

(Fim)

(Atualizado em 3/06/16, correção de dados na ficha técnica)







Próximo

NO TORNEIO DE REGULARIDADE – POR ALBERONI JÚNIOR

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