• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

    PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

O CARA NA ESQUINA

identicon por Boris Feldman
24/07/2016
em BF, Opinião de Boris Feldman






O recente acidente com um Tesla com uma vítima fatal reacendeu a discussão sobre as questões que envolvem o carro autônomo.

“Dirigi” uma vez um carro que andava sozinho e quase fiquei sem fala. Foi na pista da Nissan, no Japão, há quase 20 anos: câmeras de vídeo instaladas atrás do espelho retrovisor miravam o asfalto e codificavam as imagens enviadas para um computador. Ele as analisava, assumia o comando da direção e guiava o carro pela pista. Incrédulo, eu só acompanhava o volante virando sozinho de acordo com as curvas à frente. Pensei que se passariam décadas até que a indústria transformasse em realidade um automóvel capaz de dispensar o motorista. Poucos anos depois, em 2009, lá estava eu em Munique para a apresentação do VW Passat CC com o mesmo sistema da Nissan, com uma diferença fundamental: nem o carro nem a pista eram experimentais. Já era um equipamento opcional e a estrada era verdadeira, no sul da Alemanha.

Daí para frente, quase todos os lançamentos de automóveis sofisticados incorporavam mais uma novidade eletrônica capaz de substituir funções até então cumpridas pelo motorista. Uma delas traz o carro de volta para a faixa se perceber que o motorista está distraído. Avisa no painel que está na hora de cambiar para reduzir o consumo. Freia para evitar uma batida caso o motorista não tenha pisado no pedal diante do alerta de acidente iminente. Ajusta a suspensão de acordo com as condições da estrada à frente. Estaciona em vagas paralelas ou perpendiculares. Chama socorro no caso de acidente grave em que ocupantes estejam desacordados. Controla volante e acelerador mantendo o carro na estrada e seguindo o da frente a uma distância determinada. E ainda mostra uma xícara de café no painel se desconfiar que o motorista está sonolento…

O somatório de todos estes equipamentos resultou no carro que o dispensa o motorista e centenas deles estão sendo testados por diversas empresas. Em alguns países ele pode rodar sem motorista ao volante, em outros deve ter alguém pronto para assumir a direção. Além de fábricas de automóveis, outras do setor de informática, como a Google, também avançam nos carros autônomos.

O recente acidente com um Tesla S na Flórida (EUA) reacendeu a discussão sobre as questões que envolvem o carro autônomo, pois fez sua primeira vítima fatal. O carro vinha rápido por uma avenida e um caminhão do tipo reboque cruzou a pista vindo de uma via secundária. O Tesla bateu em sua lateral sem sequer acionar os freios e o motorista morreu na hora. Os radares do carro provavelmente não detectaram a carroceria branca do caminhão. Seu motorista disse que, ao chegar aos restos do Tesla, ainda viu na tela do painel um vídeo de Harry Potter. O automóvel era semiautônomo: como ainda não se vendem carros que dispensam totalmente o motorista, ele deve ter as mãos no volante para assumi-lo numa emergência.

Há uma série de problemas técnicos e até jurídicos a serem resolvidos antes da comercialização do carro autônomo. No caso de um acidente, de quem é a culpa? Da fábrica do automóvel ou do software? E na iminência de um acidente, o carro deve proteger preferencialmente seus ocupantes ou os pedestres? Ele dará “folga” ao motorista em todo o trajeto, ou vai exigir sua presença em determinadas situações?

Os técnicos que desenvolvem estes automóveis confessam que existem algumas situações em que radares, sensores e computadores são incapazes de tomar a decisão mais adequada. Uma delas é a do cara parado numa esquina, sobre a calçada e diante de uma faixa de pedestres. O motorista se aproximando da faixa percebe se ele vai ou não atravessar a rua. Mas a eletrônica, ainda não…

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: acidente fatalcarro autônomoTesla
Anterior

JAC J3 COM MAIS DE 100 MIL KM

Próximo

SPEED-O-GRAPHY

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

SPEED-O-GRAPHY

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Maserati

TETO DO MASERATI MC20 CIELO MUDA DE CLARO A OPACO

28/05/2022
VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Maserati

TETO DO MASERATI MC20 CIELO MUDA DE CLARO A OPACO

28/05/2022
VW ID.3 - Fotos: divulgação VW

ELÉTRICOS VW ID.3 E ID.4 PODEM SER DIRIGIDOS EM SÃO PAULO

27/05/2022
Fotos e captação de vídeo: Peugeot / edição de vídeo: Márcio Salvo

PEUGEOT 208: LINHA 2023 CHEGA COM ESTILO E TRADIÇÃO (COM VÍDEO)

27/05/2022
Fotos: divulgação Mercedes

MERCEDES TRAZ AO BRASIL O EQS, SEDÃ ELÉTRICO DE 658 cv

27/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In