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Home BS

RENAULT KOLEOS, 2ª GERAÇÃO

identicon por Bob Sharp
26/07/2016
em BS, Testes






Ainda é um ilustre desconhecido para nós, mas na Europa e em outros mercados existe desde 2008: o suve Renault Koleos. Recentemente, em abril, no Salão de Pequim, foi apresentada a segunda geração, isso depois leve atualização de estilo em 2011. O AE esteve semana passada em Paris, a convite da Renault, para conhecer o novo Koleos, que é fabricado na Coreia do Sul, em Busan, pela Samsung Renault, e na China, em Wuhan, pela Renault em associação 50-50 com a chinesa Dongfeng na nova fábrica inaugurada no começo do ano.

Evidentemente, o Koleos é a investida da marca do losango no crescente mercado de suves e crossovers no mundo todo e até no Brasil.  Embora não confirmado pela fabricante, há planos de importá-lo. O veículo ainda não está sendo comercializado na Europa — deverá ocorrer provavelmente por ocasião do Salão de Paris, em setembro — e por isso ainda não tem preço, mas especula-se algo em torno de € 30 mil, dependendo da versão.

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Desenho não difere de outros suves, mas é elegante

A primeira impressão é a de um suve robusto e espaçoso. Leva três passageiros no banco traseiro sem aperto tanto lateral quanto longitudinal, em que o espaço para pernas é amplo, nada menos que 289 mm. É um veículo grande (segmento D na Europa), 4.673 mm de comprimento com entre-eixos de 2.705 mm, 1.843 mm de largura (sem espelhos, 2.063 mm com) e 1.678 mm de altura. Os balanços são curtos, 930 mm dianteiro e 1.038 mm, traseiro, que combinados com a distância livre do solo de 210 mm, proporcionam ao Koleos ângulos de entrada e saída de 19 e 26 graus, respectivamente. As portas abrem-se em grande ângulo, 70 e 77 graus, dianteira e traseira, para total facilidade de entrar e sair.

dimensoesO compartimento de bagagem acomoda bons 550 litros e, com os encostos do  banco traseiro (2/3-1/3) rebatidos chega a 1.690 litros (nesse caso até o teto). A porta de carga tem acionamento elétrico e que pode ser comandado movendo-se um dos pés lateralmente sob o para-choque traseiro.

São duas motorizações a gasolina e duas  a diesel, sempre de quatro cilindros. Gasolina,  bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com acionamento por corrente, quatro válvulas por cilindro e injeção direta. Um, 2-litros de 145 cv a 6.000 rpm e 20,4 m·kgf a 4.400 rpm associado a câmbio manual de 6 marchas se a tração for dianteira, ou CVT X-Tronic no caso de tração integral. Outro, 2-5 litros de 170 cv a 6.000 rpm e 23.8 m·kgf a 4.000 rpm com CVT com um outro tipo de tração.

Os diesel, turbo de injeção direta, 1,6-L de 130 cv a 4.000 rpm e 32,6 m·kgf a 2.000 rpm, e 2-L  de 175 cv a 3.750 rpm e 38,7 m·kgf de 2.000 a 3.000 rpm.

O peso do Koleos varia de 1.495 a 1.643 kg, mas a versão gasolina mais pesada, a que dirigi — 2,5-L + CVT + tração integral — pesa 1.607 kg.

Andei com o Koleos em ruas, autoestradas e sinuosas e estreitas rodovias municipais próximo a Paris e o desempenho, se não espetacular, satisfaz plenamente considerando o tipo de veículo. O melhor foi  o comportamento irrepreensível aliado a bom conforto de rodagem, levando a esquecer estar-se dirigindo um veículo desse porte. As suspensões independentes — McPherson na dianteira e multibraço, na traseira — apresentam calibração que concilia bem conforto e estabilidade, caso também da direção eletroassistida. O Koleos passa segurança nas curvas, e ela é real. A posição de dirigir é perfeita e os bancos dianteiros são muito confortáveis, além de contarem com aquecimento e resfriamento em duas temperaturas, mais acionamento elétrico inclusive lombar.

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Interior agradável, volante ajustável em altura e distância, bancos muito confortáveis, posição dirigir excelente

Os pneus do veículo testado eram os sul-coreanos Nexen NPriz RHT 225/60R18H (para 210 km/h), que mostram boa aderência em piso seco.

Não foram fornecidos números de desempenho e de consumo de combustível, mas tomando por base os dados do Koleos anterior, de peso muito próximo e com o mesmo motor e câmbio CVT, a aceleração 0-100 km/h é feita em 10,3 segundos e a velocidade máxima, 185 km/h. Consumo,  8,3 km/l na cidade e 12,5 km/l, na estrada. Conferem com a percepção.

O câmbio CVT funciona a contento e em modo manual permite selecionar, apenas pela alavanca, sete marchas virtuais tanto para aceleração mais rápida quanto para obter freio-motor. A relação mais longa do câmbio CVT permite rodar a 120 km/h com o motor a 2.000 rpm, mas sob aceleração forte o motor se faz presente na cabine, o que deveria ser melhorado, especialmente pela característica do câmbio CVT de levar o motor a rotação elevada ao se acelerar a partir de uma velocidade constante.

A tração é dianteira a maior parte do tempo, mas transfere-se automaticamente para o eixo traseiro quando necessário e em até 100%. O controle permite também bloquear a repartição de torque, deixando-a 50-50%. O sistema é Haldex, usado por várias fabricantes de veículos 4×4. Foi dito na apresentação técnica que haverá opção de câmbio robotizado de duas embreagens dentro de três meses, mas para determinados mercados apenas, como o indonésio.

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“Atrás de mim” fico muito bem sentado, com boa folga para os joelhos

Renault proporcionou também uma rodagem no Centro de Testes de Estrada para Automóveis em Mortefontaine, próximo à capital francesa, empresa privada dedicada a testes e homologações de veículos. Num curto circuito off-road ficou clara a sua aptidão  para caminhos de terra não tão hospitaleiros. E pode atravessar cursos d’água de 450 mm de profundidade.

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Alinhados no Centro de Testes de Estrada para Automóveis em Mortefontaine, próximo à capital francesa

Como veículo dos tempos atuais, o Koleos traz todo tipo de auxílio ao motorista e de meios de comunicação, com elevada conectividade, navegador, reconhecimento de voz, tela central tátil de 4,2″, tudo destinado ao dirigir com mais segurança, entre eles controle de estabilidade e tração (desligável), frenagem ativa de emergência, aviso de saída da faixa, de ponto cego e de fadiga do motorista, câmera traseira, troca automática de fachos dos faróis de LED, assistente de estacionamento sem-mãos e luzes de uso diurno, a DRL, Mas falta, porém, o útil freio de parada automático.

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Desenho da traseira agradável; luzes traseiras a LED

Além das bolsas infláveis centrais há duas laterais e duas de cortina abrangendo as duas fileiras de bancos, e todos os cinco cintos contam com pré-tensionador e limitador de carga. O sistema de áudio é Bose com 13 alto-falantes, inclusive dois subwoofers encaixados no estepe operacional.

Esse novo Koleos tem mesmo os ingredientes para agradar quem já está ou quer passar para o mundo dos suves, até pela suas linhas elegantes que nelas embutem na íntegra toda a personalidade da marca. Certamente será uma das estrelas no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.

BS

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