• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BF

“JOGA A CHAVE, CORAÇÃO!”

identicon por Boris Feldman
20/08/2016
em BF, Opinião de Boris Feldman




Bateria arriada se resolvia ladeira abaixo, no tranco. Hoje, a antiga prática fulmina o catalisador…

O automóvel tornou-se mais seguro, eficiente e prazeroso desde que assumido pela eletrônica. Mas toda mudança tem prós e contras. A evolução foi positiva no frigir dos ovos, mas a eletrônica derrapa em algumas curvas. Seu lado positivo, por exemplo, foi a central eletrônica ter eliminado distribuidor e carburador, fonte de problemas e carros parados no acostamento. Negativo? Dava-se um jeitinho no platinado queimado com uma simples lixa de unha. Hoje, só com um celular para chamar o socorro e levar o carro para o diagnóstico de um computador.

Motorista saía correndo do apartamento, de manhã, para o trabalho. Ao chegar na garagem percebia ter esquecido a chave do carro. Gritava então para a mulher “Joga a chave, coração!” e ia embora para o escritório. Hoje, se a chave cair de mau jeito no chão, o chip se desconfigura e só buscando a de reserva…

Na oficina, empurroterapia não era impossível, porém mais complicada, pois não havia bicos injetores, TBI nem sonda lambda para se “limpar preventivamente”.

Um prosaico chip de R$ 300 opera milagres na central eletrônica: converte em flex o motor a gasolina, aumenta em 50% o haras sob o capô e outras intervenções do gênero. Mas milagre não existe: os resultados são geralmente duvidosos e certamente reprovados na primeira vistoria para aferir nível de emissões…

Bateria arriada ou motor afogado se resolvia ladeira abaixo ou com três musculosos circunstantes bem articulados na traseira para o motorista desfechar o “tranco” no motor (foto de abertura). Hoje, nem pensar: o primeiro a chiar é o catalisador encharcado e inutilizado simultaneamente com a manobra…

Lavar o motor com água pressurizada poderia ter, como grave inconveniente, o motor que se recusava a funcionar com o distribuidor molhado internamente. Nada que não se resolvesse com um jato de ar ou paninho seco. Hoje, adeus central eletrônica…

Candidato a compra do usadinho joia (hoje virou “seminovo”…) saía para o test-drive com o vendedor da loja ao lado. Se o pedal do freio trepidasse ao ser acionado, estava evidenciada a deformação de discos e/ou tambores. Hoje, o pedal trepidante é explicado pelo vendedor como “característica” do sistema ABS. Mesmo que o carro nem ABS tenha…

Chave de ignição agora fica no bolso, pois basta acionar um comando no painel ou console para se ligar o motor, novidade no rol das maravilhas eletrônicas. Mas também no rol das encrencas: o marido volta do escritório à noite mas, antes de sair do carro, chega a mulher apressada para tomar seu lugar ao volante e dar um pulo ao supermercado para uma compra de emergência. O marido entra em casa e recebe uma ligação meia hora depois. Ela só percebeu ter saído sem a chave (ainda no bolso do maridão) ao retornar com as compras para o carro. E lá foi ele — de uber ou bicicleta — socorrer a mulher.

Mas, nenhum destes probleminhas de ordem prática e desencontros do dia a dia arrepia tanto os executivos da indústria automobilística como as últimas intervenções de bandidos nos carros computadorizados e conectados ao mundo. Munidos de hardwares e softwares, são capazes de interferir remotamente nos comandos do automóvel. Paralisando-o, por exemplo. Ou entram no carro estacionado, conectam elétrica ou magneticamente seus próprios equipamentos no circuito e o levam embora em segundos. E, quanto mais os engenheiros aperfeiçoam seus sistemas de proteção, mais refinada a operação dos hackers.

No passado, era fácil o amigo do alheio levar seu carro com uma chave falsa. Mas risco zero de ser surpreendido e assaltado em plena estrada com o motor desativado remotamente por uma sofisticada quadrilha…

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

 

 







Próximo

DESVENDANDO O TL PERSONALIZADO, ALIÁS TL SPORT

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17