A General Motors apresentou nesta sexta-feira (12/8) a linha Cobalt e Spin 2017. O sedã médio ganhou câmbio manual de 6 marchas e o motor agora é exclusivamente 1,8 litro, que teve a potência aumentada de 106/108 cv a 5.400 rpm para 106/111 cv a 5.200 rpm, e o torque, de 16,4/17,1 m·kgf a 3.200 rpm para 16,8 a 2.800 rpm e 17,7 m·kgf a2.600 rpm. Conforme padrão do AE, os números com gasolina vêm antes. A mudança faz parte do pacote ECO, que visa reduzir o consumo de combustível. Entre as medidas, óleo de motor 0W20, com formulação desenvolvida pela GM, e a taxa de compressão elevada de 10,5:1 para 12,6:1.
De fato, pelos números oficiais do Inmetro, o Cobalt manual agora obtém 12,1/15,1 km/l cidade/estrada com gasolina e 8,3/10,4 km/l com álcool, contra 10/14,4 e 7,6/11,1 km/l antes. O ganho médio é de 21%. Para o resultado contribui o acréscimo de uma marcha ao câmbio manual, que reduziu a rotação do motor em sexta, a 120 km/h de 3.200 para 2.650 rpm.
O Cobalt agora é oferecido em versões LTZ e Elite apenas e a fabricante informa ter recalibrado o câmbio automático de 6 marchas para trocas de marchas mais suaves. O LTZ custa R$ 62.190 e o Elite, R$ 68.990, incluindo o câmbio automático de série que permite trocas manuais sequenciais por tecla no pomo da alavanca seletora; no LTZ é opcional e custa R$ 4.800, saindo por R$ 66.990.
O sistema OnStar é de série e vale por um ano. Traz novas funções, como navegação por setas exibidas na tela do multimídia MyLink e pode ser baixado aplicativo para smartphone com dispositivo de diagnóstico, informando pressão dos pneus e quilometragem total percorrida.
O espaço no banco traseiro é amplo e porta-malas acomoda 563 litros, o maior entre os sedãs nacionais. Infelizmente não há o terceiro apoio de cabeça, cinto de três pontos para o passageiro traseiro do meio e engates Isofix. E, surpreendentemente, foram eliminadas as repetidoras de setas nos para-lamas.
Os instrumentoa seguem o arranjo velocímetro digital e conta-giros analógico e há agora um bússola incluída.
O novo Cobalt tem agora direção eletroassistida e a suspensão foi revista, inclusive com redução da altura de rodagem em 10 mm. Ainda não foram fornecidos dados de desempenho; e já estamos com um Elite em teste. Com reformulação da carroceria mediante aplicação de aço de alta resistência, o Cobalt perdeu 36 kg.
Spin
O Spin recebeu o mesmo motor 1,8-L do Cobalt, contém todas as melhorias sob o guarda-chuva ECO para redução de consumo, e traz a novidade da entrada de ar de arrefecimento do motor ativa, fazendo variar o volume de ar que chega ao cofre do motor segundo a necessidade. Com isso reduz-se o coeficiente de arrasto, o que contribui para a redução do consumo de combustível. O sistema de obturação fica atrás da grade externa. Recebeu também novo câmbio manual de 6 marchas em substituição ao de cinco.
É comercializado em versões LS manual de 6 marchas (R$ 57.990), LT com o mesmo câmbio (R$ 61.490), Advantage com caixa automática de 6 marchas (R$ 66.990), o aventureiro Activ, também automático (R$ 69.990), e topo de linha LTZ, única de sete lugares, que pode ser tanto manual (R$ 67.990) quanto automática ( R$ 71.990).
Com câmbio manual consumo na cidade com gasolina é 11,8/13,7 km/l cidade/estrada, e com álcool, 8,1/9,4 km/l; antes, e com o câmbio manual de 5 marchas, 9,2/10,8 km/l (G) e 6,5/7,4 km/l (A). Na média ficou 30% mais econômica, segundo a GM. Ainda não foi informado o consumo com câmbio automático após as mudanças, que era 8,9/10,8//5,9/7,4 km/l.
A assistência de direção passou a ser elétrica e a carroceria teve mais de 100 componentes aperfeiçoados, com aumento de aplicação de aço de alta resistência em painéis e reforços, reduzindo seu peso em até 33 kg. A suspensão recalibrada e a altura de rodagem foi reduzida em 10 mm e a distância livre do solo é de 138 mm.
A fábrica informa aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos, pressupondo-se câmbi0 manual e veículo abastecido com álcool.
Todas as versões contam com sistema OnStar de série válido por um ano.
São mesmo novidades bem-vindas nesses dois produtos Chevrolet.
BS