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Home JJ

NISSAN CONFIRMA MOTOR DE COMPRESSÃO VARIÁVEL

identicon por Juvenal Jorge
16/08/2016
em JJ, Notícias




Está programado para o Salão de Paris, que começa em 1º de outubro, a apresentação do motor com taxa de compressão variável pela divisão Infiniti, marca de luxo da Nissan.

A empresa vem trabalhando há cerca de 20 anos no projeto, que pode ser considerado uma revolução na história dos motores de combustão interna, resolvendo aquele que é provavelmente o maior problema fundamental, a taxa de compressão ideal. O VC-T pode trabalhar com qualquer taxa entre 8 e 14 para 1, permitindo admitir-se que poderá funcionar corretamente com gasolinas de baixa octanagem. A sigla é simples, e significa variable compression – turbocharged (compressão variável – turboalimentado)

Pela imagem de divulgação da Nissan, é possível ver o esquema geométrico projetado para mudar a posição de uma peça de ligação pivotada,  que tem o pé da biela de um lado e o braço de acionamento desse pivô do outro. Ele está montado ao redor dos mancais do virabrequim. Todo controle é eletrônico.

O resultado prático é que o pistão mantém seu curso, mas lá em cima o volume da câmara de combustão muda, pois o ponto-morto superior varia sua distância para a câmara de combustão. Para taxas menores (combustível pior ou mais  potência necessária), volume maior. Para taxas maiores, volume menor.

A diminuição da taxa vem acompanhada de um aumento da pressão do turbocompressor, aumentando a potência sem que ocorra detonação. Já em velocidades de cruzeiro, com acelerações nulas ou suaves, a taxa aumenta, com consumo mínimo.

A Nissan-Infiniti declara que o motor tem o torque e a eficiência energética de um turbodiesel avançado, sem as emissões que são sempre mais críticas do que nos motores Otto.

Não há números de potência e torque divulgados ainda, mas o motor é de dois litros e quatro cilindros, e por fora, não há diferenças significativas para um motor normal.

Apenas para constar, a Saab, antes de ser 100% comprada pela General Motors, em 2000, projetou e construiu um motor de compressão variável que foi muito testado, mas não entrou em produção. Esse assunto foi abordado no AE há alguns anos, veja mais sobre ele aqui.

JJ







Tags: InifinitiNissanSaab
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