Novo Uno chega com novos motores, reestilização da dianteira e novos itens de assistência ao motorista.
A maior novidade na linha Uno é, sem dúvida, o novo motor de três cilindros que, por sua vez, levou ao de quatro cilindros de mesma família de exatamente mesma arquitetura, ou seja, o de três mais um cilindro. É a primeira vez que é apresentada no mundo a família até então denominada GSE, de Global Small Engines, motores globais pequenos, agora chamada Firefly (vaga-lume em inglês).
O nome é curioso. Pode ser interpretado tanto pejorativamente como liga e desliga, quanto apreciativo, como as luzes piscantes de um carro de polícia pedindo passagem…
Desta vez, revertendo a tendência, a engenharia de motores da FCA adotou o cabeçote de duas válvulas por cilindro nesses dois novos motores e manteve a injeção no duto, favorecendo elasticidade mas sem deixar o motor insosso, o que pode ser considerado um feito.
O motor 1-litro (999 cm³), de curso bem longo, 86,5 mm, desenvolve 72/77 cv (G/A, sempre nessa ordem neste texto) a 6.250 rpm e vai rápido ao corte limpo a 6.500 rpm, como pude observar no pequeno teste para conhecer o novo Uno num circuito de 18 quilômetros que consistiu em dar a volta na Lagoa da Pampulha, na capital mineira. Logo se nota a forte potência já em baixa rotação, com retomadas convincentes, resultante do torque de 10,4/10,9 m·kgf a 3.250 rpm. É torque recordista entre os motores 1-litro de aspiração atmosférica, tanto com gasolina quanto com álcool. Os 3-cilindros à disposição para teste estavam abastecidos com gasolina.
Por falar nisso, não mais injeção de gasolina para partidas a frio com álcool no tanque, tampouco o respectivo reservatório. O álcool é preaquecido na galeria de injeção.
Fica claro que a potência foi deliberadamente sacrificada em nome da elasticidade, pois perde bem para o up! (75/82 cv) e para o Ka (80/85 cv) e o resultado foi plenamente atingido. O baixo peso de 1.010 kg (Attractive, base; Way 1.025 kg) ajuda, mas acelerar de 0 a 100 km/h em 13,6/12,5 segundos dá uma boa ideia da disposição do novo formato do Uno. A velocidade máxima é 154/157 km/h em 5ª a 4.900 rpm, ainda bem longe do pico de potência; em 4ª iria além do corte. Em compensação a 120 km/h são 3.730 rpm.
Versões
O novo Uno é disponível em seis versões. Começa pela Attractive 1,0 (R$ 41.840), depois a Way 1,0 (R$ 42.970), passa à Way 1,3 (R$ 47.640), idem com câmbio robotizado Dualogic (R$ 51.990), Sporting 1,3 (R$ 49.340) e finalmente esta com Dualogic (R$ 53.690).
Todas podem sair com dois kits de opcionais, o Comfort e o Tech. Estes e a lista completa dos equipamentos de série estão no final da matéria.
Os motores
Os motores são modulares no sentido de compartilharem pistões, bielas, válvulas e suas molas, alavancas-dedo roletadas, fulcrum hidráulico e periféricos como variador de fase, bombas de óleo e água. Diâmetro dos cilindros e curso dos pistões são iguais, 70 x 86,5 mm, com também são a cilindrada unitária de 333 cm³ e a taxa de compressão de 13,2:1. A única diferença está na polia do virabrequim e no volante do motor, “desbalanceados” para compensar (e anular) o desequilíbrio inerente dos motores de três cilindros (técnica usada no Ford 3-cilindros).
A título de curiosidade, a cilindrada do 4-cilindros é a mesma do JAC J3, 1.332 cm³, que tem diâmetro e curso de 75 x 75,4 mm, um duplo-comando 16-válvulas de 108 cv a 6.000 rpm e 14,1 m·kgf a 4.500 rpm, a gasolina somente.
Os motores Firefly — internamente chamados de GSE N3 e GSE N4 —têm bloco e cabeçote de alumínio, coletor de escapamento integrado ao cabeçote e acionamento do comando de válvulas por corrente, cuja vida útil é a mesma do motor, mínima de 240.000 km. Ambos têm cilindros deslocados em relação ao virabrequim favorecendo o curso de expansão pelo menor ângulo da biela em relação àquele, com menos decomposição de forças.
Um solução ímpar foi adotar o princípio do ciclo Miller (não todo o ciclo, que necessita de superalimentação) que atrasa em absurdos 50º o comando de válvulas em condição de velocidade estabilizada e baixa carga (pouco acelerador), simultaneamente com total abertura do acelerador — possível pelo seu comando eletrônico — e resultando na eliminação das perdas por bombeamento (motor “faz força” para aspirar ar quando a borboleta de aceleração está pouco aberta). Não é a primeira vez que a solução é usada — os BMW têm isso pela combinação do sistema de controle da válvula de admissão Valvetronic e dos comandos variáveis Duplo Vanos — mas até então não tinha sido usado nessa amplitude, nesse “exagero”. Portanto, os engenheiros da FCA/Fiat. comandados no Brasil pelo engenheiro Aldo Marangoni, diretor de Trem de Força para América Latina, estão de parabéns.
A solução traz, ainda, outro efeito colateral e benéfico, a recirculação dos gases de escapamento (EGR, a sigla em inglês) no momento de troca dos gases queimados pela mistura ar-combustível fresca, que reduz drasticamente a emissão de óxidos de nitrogênio. Também digno de nota a relação r/l de 0,289, graças à longa biela de 149,33 mm. A 6.500 rpm a velocidade média de pistão ainda é de 18,7 m/s, totalmente segura.
Fora todas essas medidas, tudo que resulta no menor atrito interno foi otimizado, inclusive óleo de viscosidade 0W20, como tem ocorrido com outras marcas (Onix e Prisma, por exemplo). Com isso o baixo consumo de combustível , um dos pressupostos do projeto, foi atingido. Pelo padrão Inmetro/PBVE o Attractive e o Way 1,0 obtêm 13,1/9,2 km/l na cidade e 15,1/10,4 km/l na estrada (gasolina e álcool).
A sonoridade do 1-L está no padrão dos concorrentes de três cilindros, ou seja, percebe-se que não é um 4-cilindros mas agrada em cheio.
O 4-cilindros 1,3-l desenvolve 101 cv/6.000 rpm e 109 cv/6.250 rpm, com o excelente torque de 13,7/14,2 m·kgf a 3.500 rpm. Seu consumo também é contido (veja na ficha técnica no final, há diferenças em função da versão e do câmbio utilizado). Mas a aceleração e velocidade máxima são iguais, 0 a 100 km/h em excelentes 10,6/9,8 segundos para um motor de aspiração atmosférica e velocidade máxima de 177 km/h com qualquer combustível e em 4ª a 6.300 rpm, perfeito. A 120 km/h em 5ª o motor segue a tranquilos 3.300 rpm.
Lembro que por ser um 4+E, numa redução para ultrapassagem estando-se em 5ª deve-se usar logo a 3ª, e não a 4ª, um engano bastante comum.
Comum aos dois motores é a embreagem, o que ocasionou carga de pedal um pouco maior no 1-litro do que seria desejável. Mas dá para conviver bem com ele.
Novos itens de comodidade e segurança
A direção do Uno passa a ser eletroassistida em todas as versões e com a função City, que a torna mais leve quando interessa, como dirigir devagar e manobrar. Diferentemente da maioria dos casos, o motor elétrico fica na árvore de direção, em cima, e não na cremalheira da caixa de direção. A partida do motor agora é assistida, em que basta acioná-la e soltar chave, desnecessário ficar segurando-a até o motor funcionar.
As versões de motor 1,3 têm stop/start (desliga e liga motor nas paradas), mesmo com câmbio manual e com interruptor de desativação. Quem escolher uma versão com câmbio Dualogic (que têm creeping, o avanço lento ao liberar o freio) terá controle de estabilidade/tração e auxílio de partida em aclives. O controle de tração, que pode ser desligado por interruptor no painel, tanto atua quando uma das rodas perde aderência, freando-a e passando o torque para a outra, quanto quando ambas patinam, nesse caso atuando na potência do motor.
Todas as versões trazem o funcionamento inteligente do alternador, que só gera corrente elétrica quando a bateria necessita, para isso se valendo de monitoramento constante. O sistema aproveita também momentos de desaceleração espontânea ou frenagem para gerar, maneira de aproveitar a energia cinética. E quando se deseja aceleração máxima o gerador para de carregar a bateria.
Banco traseiro bipartido, apoio de cabeça para o passageiro do meio no banco traseiro e respectivo cinto de três pontos são disponíveis nos kit Comfort. Todas as versões trazem a bem-vinda faixa degradê no para-brisa e as 1,3 repetem o prático console de teto com porta-objetos e espelho de vigilância para o que ocorre no banco traseiro, mais porta-óculos no teto à esquerda.
Os freios mostram potência adequada e fácil modulação, mas os discos não são ventilados. Num próximo teste no uso, em outubro, veremos se têm ou não propensão ao fading. Não há barra estabilizadora dianteira e tampouco atrás, mas numa primeira impressão não faz falta (outro ponto a ser avaliado futuramente).
O Uno de fato se atualiza, o novo estilo da dianteira ficou menos “descolado” porém mais com cara de automóvel e deve agradar. O pequeno Fiat deu mesmo um salto considerável em eficiência e desempenho após seis anos, o que combinado com suas boas características dinâmicas, certamente receberá atenção do mercado.
BS
FICHA TÉCNICA UNO 2017 | ||||||
VERSÃ0 | Attractive 1,0 | Way 1,0 | Way 1,3 / Dualogic | Sporting 1,3 / Dualogic | ||
MOTOR | ||||||
Instalação | Dianteiro, transversal | |||||
Material do bloco/cabeçote | Alumínio/alumínio | |||||
Configuração / N° de cilindros | Em linha / 3 | Em linha / 4 | ||||
Diâmetro x curso (mm) | 70 x 86,5 | |||||
Cilindrada (cm³) | 999 | 1.332 | ||||
Aspiração | Atmosférica | |||||
Taxa de compressão (:1) | 13,2 | |||||
Potência máxima (cv/rpm) | 72 / 6.000 (G) / 77 / 6.250 (A) | 101 / 6.000 (G) / 109 / 6.250 (A) | ||||
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 10,4 (G) / 10,9 (A) / 3.250 | 13,7 (G) / 14,2 (A) / 3.500 | ||||
Corte de rotação limpo (rpm) | 6.500 | |||||
N° de válvulas por cilindro | Duas | |||||
N° de comando de válvulas /localização/acionamento | 1 / cabeçote / corrente | |||||
Atuação das válvulas | Indireta por alavanca-dedo roletada, fulcrum hidráulico | |||||
Comprimento da biela (mm) | 149,33 | |||||
Relação r/l | 0,289 | |||||
Formação de mistura | Injeção eletrônica multiponto no duto | |||||
Gerenciamento do motor | Magneti Marelli integrando injeção e ignição, bobinas individuais | |||||
ALIMENTAÇÃO | ||||||
Combustível | Gasolina E22~E27 e/ou álcool | |||||
TRANSMISSÃO | ||||||
Embreagem | Monodisco a seco, comando mecânico por cabo (Dualogic: automática) | |||||
Câmbio / rodas motrizes | Transeixo manual / robotizado / dianteiras | |||||
N° de marchas | 5 à frente e 1 à ré | |||||
Relações de transmissão (:1) | 1ª. 4,273; 2ª. 2,316; 3ª. 1,520; 4ª.1,156; 5ª. 0,838; ré 4,200 | 1ª. 4,273; 2ª. 2,316; 3ª. 1,444; 4ª.1,029; 5ª. 0,795; ré 4,200 (manual e Dualogic) | ||||
Relação do diferencial (:1) | 4,067:1 | 3,933 (manual e Dualogic) | ||||
FREIOS | ||||||
De serviço | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido, assistente de frenagem | |||||
Dianteiros (Ø mm) | Disco, 257 | |||||
Traseiros (Ø mm) | Tambor, 203 | |||||
SUSPENSÃO | ||||||
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | |||||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | |||||
DIREÇÃO | ||||||
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência elétrica | |||||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 9,8 | |||||
RODAS E PNEUS | ||||||
Rodas | 5,5Jx14 | 5,5jx14 | 6Jx15 | |||
Pneus | 175/65R14T | 175/70R14T | 185/60R15H | |||
PESOS (kg) | ||||||
Em ordem de marcha (kg) | 1.010 | 1.025 | 1.057 | 1.055 | ||
Carga útil (kg) | 400 | |||||
Peso máx. rebocável s/ freio (kg) | 400 | |||||
CONSTRUÇÃO | ||||||
Tipo | Monobloco em aço, hatchback 4-portas, 5 lugares | |||||
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | ||||||
Comprimento | 3.820 | |||||
Largura (sem espelhos) | 1.636 | 1.656 | 1.656 | 1.656 | 1.673 | |
Altura | 1.480 | 1.548 | 1.555 | 1.555 | 1.487 | |
Distância entre eixos | 2.376 | |||||
Bitola dianteira | 1.430 | |||||
Bitola traseira | 1.420 | |||||
Distância mínima do solo (vazio) | 165 | 183 | 190 | 170 | ||
CAPACIDADES | ||||||
Porta-malas (L) | 280 (290 c/ encosto traseiro mais para vertical) | |||||
Tanque de combustível (L) | 48 | |||||
DESEMPENHO | ||||||
Velocidade máxima (km/h) | 154 (G) / 157 (A) | 177 (G e A), inclusive Dualogic | ||||
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 13,6 / 12,5 | 10,6 / 9,8 | ||||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (km/L, G e A, INMETRO/PBVE) | ||||||
Cidade | 13,1/9,2 | 12,9/9,2 | 13,2/9,3 | 12,9/9,2 | 13,2/9,3 | |
Estrada | 15,1/10,4 | 14,0/10,1 | 13,7/10,1 | 14,0/10,1 | 13,7/10,1 | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||||||
v/1000 em 5ª (km/h) | 32,2 | 36,2 | 36,3 | |||
Rotação em 5ª a 120 km/h | 3.730 rpm | 3.320 | 3.300 | |||
Rotação à velocidade máxima | 4.900 (5ª) | 6.300 (4ª) | 6.310 (4ª) | |||
GARANTIA E MANUTENÇÃO | ||||||
Duração da garantia | 3 anos | |||||
Revisões, intervalo (km) | 10.000 | |||||
Troca de óleo do motor (km/tempo) | 10.000 / 1 ano |
FIAT UNO 2017, EQUIPAMENTOS DE SÉRIE | Attractive 1,0 | Way 1,0 | Way 1,3 & Dualogic | Sporting 1,3 & Dualogic |
Acelerador elétrico sob controle eletrônico | x | x | x | x |
Ajuste de altura dos cintos dianteiros | x | x | x | x |
Alças de teto traseiras retráteis | N | N | x | x |
Alerta de limite de velocidade e manutenção programada | x | x | x | x |
Apoio do pé esquerdo do motorista | N | N | x | x |
Apoios de cabeça com regulagem de altura | x | x | x | x |
Ar-condicionado e vidros esverdeados | x | x | x | x |
Auxílio de partida em aclives | N | N | Dualogic | Dualogic |
Banco traseiro totalmente rebatível c/ 2 posições do encosto | x | x | x | x |
Barras anti-invasivas nas portas | x | x | x | x |
Barras longitudinais no teto | N | x | x | x |
Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras | x | x | x | x |
Bolsas porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros | N | N | X | x |
Câmbio Dualogic com borboletas no volante | N | N | Dualogic | Dualogic |
Chave-canivete com Fiat Code 2ª geração | x | x | X | x |
Chave-canivete com telecomando (portas e vidros) | N | N | x | x |
Cintos segurança traseiros de 3 pontos (2) | x | x | x | x |
Comando interno do porta-malas e portinhola do tanque | N | N | x | x |
Computador de bordo A e B | x | x | x | x |
Console central com com porta-objetos e porta-copos | x | x | x | x |
Console porta-objetos no teto | N | N | x | x |
Conta-giros | x | x | x | x |
Controle de estabilidade e tração | N | N | Dualogic | Dualogic |
Defletor na tampa traseira na cor preto esportivo | N | N | N | x |
Detalhes internos cor verm. Royal (maçanetas, quadro instr.) | N | N | N | x |
Direção eletroassistida com função City | x | x | x | x |
Econômetro | x | x | x | x |
Espelho no para-sol do passageiro | N | x | x | x |
Espelho nos dois para-sóis | N | N | x | x |
Faróis com máscara negra | N | x | x | x |
Faróis de neblina | x | x | x | x |
Frisos laterais nas portas com a inscrição Way | N | x | x | x |
Grade dianteira na cor preto brilhante c/ detalhes em vermelho | N | N | N | x |
Indicador de troca de marchas para cima e para baixo | x | x | x | x |
Lanternas traseiras com acabamento fumê | N | x | x | x |
Limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro temp. | x | x | x | x |
Luz de acompanhamento ao deixar carro | x | x | x | x |
Luz interna com acendimento/desligamento automático gradual | x | x | x | x |
Maçanetas internas e minissaias laterais na cor do veículo | N | N | N | x |
Molduras nos arcos dos para-lamas na cor preta | N | N | N | x |
My Car Fiat (personalização de várias funções do veículo) | x | x | x | x |
Palhetas do limpador de para-brisa c/ tecnologia Lâmina Plana | x | x | x | x |
Para-choque dianteiro com detalhes vermelhos | N | N | N | x |
Pisca-5 no acionamento parcial da seta | x | x | x | x |
Pneus 185/60R15 | N | N | N | x |
Pneus superverdes 175/65R14 | x | x | N | N |
Pneus superverdes de uso misto 175/70R14 | N | N | x | N |
Ponteiras de escapamento duplas centrais e cromadas | N | N | N | x |
Porta-luvas com iluminação | N | x | x | x |
Porta-óculos | N | N | x | x |
Pré-disposição para rádio (2 AF diant. 2 AF tras. e antena) | x | x | x | x |
Quadro de instrumentos com mostrador LCD de alta definição | x | x | x | x |
Rádio c/RDS e c/ entradas Aux e USB para MP3/WMA | N | N | x | x |
Relógio e hodômetros total e parcial digitais | x | x | x | x |
Retrovisores externos cor do veículo c/ repetidoras de setas | N | N | x | x |
Revestimento do porta-malas e ganchos para amarrar carga | x | x | x | x |
Rodas de aço 5,5Jx14 com calotas integrais | x | x | N | N |
Rodas de aço 5,5Jx14 com calotas integrais Way | N | x | x | N |
Rodas de alumínio 6Jx15 | N | N | N | x |
Sinalização traseira de frenagem de emergência | x | x | x | x |
Sobretapetes de carpete com inscrição Sporting | N | N | N | x |
Start/Stop | N | N | x | x |
Tomada 12 V | x | x | x | x |
Travas elétricas das portas c/ trav. automático a 20 km/h | x | x | x | x |
Válvula antirrefluxo de combustível | x | x | x | x |
Verificador de luzes e portas | x | x | x | x |
Vidros dianteiros elétricos de um-toque e c/ antiesmagamento | x | x | x | x |
Volante com regulagem de altura | x | x | x | x |
FIAT UNO 2017, ITENS OPCIONAIS |
ATTRACTIVE 1,0 |
KIT COMFORT – R$ 1.300,00 – cores metálicas R$ 1.319 |
Apoia-braço dianteiro; banco traseiro bipartido; cinto de segurança traseiro central retrátil de 3 pontos; banco do motorista com regulagem de altura; bolsa porta-revista no encosto dos bancos dianteiros, revestimento dos bancos extra série; 3º apoio de cabeça do banco traseiro; porta-objetos para celular; revestimento interno da soleira das portas; espelho no para-sol lado motorista; porta-óculos; alças de segurança traseiras retráteis; console porta- objetos no teto; comando interno de abertura do porta-malas e da portinhola do tanque de combustível; apoia-pé esquerdo para o motorista. |
KIT TECH – R$ 3.740,00 |
Rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva-voz Bluetooth e função Áudio Streaming – inclui volante com comandos do rádio e telefone; auxílio de partida em aclive, controle de estabilidade e tração, retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas e função de orientação automática do retrovisor direito para baixxo ao engatar ré; vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento; chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas; alarme antifurto; revestimento externo nas colunas das portas; maçanetas e retrovisores na cor do veículo. |
WAY 1,0 |
KIT COMFORT – R$ 1.300 – cores metálicas R$ 1.319 |
Apoia-braço dianteiro; banco traseiro bipartido; cinto de segurança traseiro central retrátil de 3 pontos; banco do motorista com regulagem de altura; 3º apoio de cabeça do banco traseiro; porta-objetos para celular; revestimento interno da soleira das portas; espelho no para-sol lado motorista; porta-óculos; alças de segurança traseiras retráteis; console porta-objetos no teto; comando interno de abertura do porta-malas e da portinhola do tanque de combustível; apoia-pé para o motorista. |
KIT TECH – R$ 3.340 |
Rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, Bluetooth e função Áudio Streaming – inclui volante com comandos do rádio e telefone; auxílio de partida em aclive, controle de estabilidade e tração; retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas e função de orientação automática do retrovisor direito para baixo ao engatar ré; vidros elétricos traseiros com um-toque e antiesmagamento; chave-canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas; alarme antifurto. |
WAY 1,3 |
KIT COMFORT R$ 890 |
Apoia-braço central banco motorista; banco traseiro bipartido; banco do motorista com regulagem de altura; cinto de segurança traseiro central retrátil de 3 pontos; 3º apoio de cabeça do banco traseiro rebaixado; porta-objetos para celular. |
KIT TECH – R$ 4.500 |
Rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, Bluetooth e função Áudio Streaming – inclui volante com comandos do rádio e telefone; auxílio de partida em aclive, controle de estabilidade e tração; retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas integradas e função de orientação automática do retrovisor direito para baixo ao engatar ré; vidros elétricos traseiros um-toque e antiesmagamento; sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico; rodas de liga leve 5,5×14 exclusivas Way. |
SPORTING 1,3 |
KIT COMFORT – R$ 890 – cores metálicas 1.547 |
Apoia-braço central no banco do motorista; banco traseiro bipartido; cinto de segurança traseiro central retrátil de 3 pontos; banco do motorista com regulagem de altura; 3º apoio de cabeça do banco traseiro rebaixado; porta-objetos para celular. |
KIT TECH – R$ 3.700 |
Rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, Bluetooth e função Áudio Streaming – inclui volante com comandos do rádio e telefone; auxílio de partida em aclive, controle de estabilidade e tração; retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas integradas e função de orientação automática do retrovisor direito para baixo ao engatar ré; vidros elétricos traseiros um-toque e antiesmagamento; sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico; alarme antifurto. |