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Home BS

FIAT ADERE AOS 3 CILINDROS E APRESENTA NOVO MOTOR DE QUATRO

identicon por Bob Sharp
18/09/2016
em BS, Lançamentos






Novo Uno chega com novos motores, reestilização da dianteira e novos itens de assistência ao motorista.

A maior novidade na linha Uno é, sem dúvida, o novo motor de três cilindros que, por sua vez, levou ao de quatro cilindros de mesma família de exatamente mesma arquitetura, ou seja, o de três mais um cilindro. É a primeira vez que é apresentada no mundo a família até então denominada GSE, de Global Small Engines, motores globais pequenos, agora chamada Firefly (vaga-lume em inglês).

O nome é curioso. Pode ser interpretado tanto pejorativamente como liga e desliga, quanto apreciativo, como as luzes piscantes de um carro de polícia pedindo passagem…

Desta vez, revertendo a tendência, a engenharia de motores da FCA adotou o cabeçote de duas válvulas por cilindro nesses dois novos motores e manteve a injeção no duto, favorecendo elasticidade mas sem deixar o motor insosso, o que pode ser considerado um feito.

uno_attractive_motor_1-0_002-r
Execução perfeita da nova família de motores Firefly (divulgação FCA/Studio Cerri)

O motor 1-litro (999 cm³), de curso bem longo, 86,5 mm, desenvolve 72/77 cv (G/A, sempre nessa ordem neste texto) a 6.250 rpm e vai rápido ao corte limpo a 6.500 rpm, como pude observar no pequeno teste para conhecer o novo Uno num circuito de 18 quilômetros que consistiu em dar a volta na Lagoa da Pampulha, na capital mineira. Logo se nota a forte potência já em baixa rotação, com retomadas convincentes, resultante do torque de 10,4/10,9 m·kgf a 3.250 rpm. É torque recordista entre os motores 1-litro de aspiração atmosférica, tanto com gasolina quanto com álcool. Os 3-cilindros à disposição para teste estavam abastecidos com gasolina.

Por falar nisso, não mais injeção de gasolina para partidas a frio com álcool no tanque, tampouco o respectivo reservatório. O álcool é preaquecido na galeria de injeção.

Fica claro que a potência foi deliberadamente sacrificada em nome da elasticidade, pois perde bem para o up! (75/82 cv) e para o Ka (80/85 cv) e o resultado foi plenamente atingido. O baixo peso de 1.010 kg (Attractive, base; Way 1.025 kg) ajuda, mas acelerar de 0 a 100 km/h em 13,6/12,5 segundos dá uma boa ideia da disposição do novo formato do Uno. A velocidade máxima é 154/157 km/h em 5ª a 4.900 rpm, ainda bem longe do pico de potência; em 4ª iria além do corte. Em compensação a 120 km/h são 3.730 rpm.

Versões

O novo Uno é disponível em seis versões. Começa pela Attractive 1,0 (R$ 41.840), depois a Way 1,0 (R$ 42.970), passa à Way 1,3 (R$ 47.640), idem com câmbio robotizado Dualogic (R$ 51.990), Sporting 1,3 (R$ 49.340) e finalmente esta com Dualogic (R$ 53.690).

Todas podem sair com dois kits de opcionais, o Comfort e o Tech. Estes e a lista completa dos equipamentos de série estão no final da matéria.

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Impactante, o novo estilo frontal (foto divulgação FCA/Studio Cerri)

Os motores

Os motores são modulares no sentido de compartilharem pistões, bielas, válvulas e suas molas, alavancas-dedo roletadas, fulcrum hidráulico e periféricos como variador de fase, bombas de óleo e água. Diâmetro dos cilindros e curso dos pistões são iguais, 70 x 86,5 mm, com também são a cilindrada unitária de 333 cm³ e a taxa de compressão de 13,2:1. A única diferença está na polia do virabrequim e no volante do motor, “desbalanceados” para compensar (e anular) o desequilíbrio inerente dos motores de três cilindros (técnica usada no Ford 3-cilindros).

A título de curiosidade, a cilindrada do 4-cilindros é a mesma do JAC J3, 1.332 cm³, que tem diâmetro e curso de 75 x 75,4 mm, um duplo-comando 16-válvulas de 108 cv a 6.000 rpm e 14,1 m·kgf a 4.500 rpm, a gasolina somente.

Os motores Firefly — internamente chamados de GSE N3 e GSE N4 —têm bloco e cabeçote de alumínio, coletor de escapamento integrado ao cabeçote e acionamento do comando de válvulas por corrente, cuja vida útil é a mesma do motor, mínima de 240.000 km. Ambos têm cilindros deslocados em relação ao virabrequim favorecendo o curso de expansão pelo menor ângulo da biela em relação àquele, com menos decomposição de forças.

20160916_095107
Pode ser que não seja a primeira vez, mas eu nunca havia visto vareta de medição do nível de óleo integrada à tampa de enchimento: muito prático e a entrada da vareta é cônica, não precisa “mirar” (foto do autor)

Um solução ímpar foi adotar o princípio do ciclo Miller (não todo o ciclo, que necessita de superalimentação) que atrasa em absurdos 50º o comando de válvulas em condição de velocidade estabilizada e baixa carga (pouco acelerador), simultaneamente com total abertura do acelerador — possível pelo seu comando eletrônico — e resultando na eliminação das perdas por bombeamento (motor “faz força” para aspirar ar quando a borboleta de aceleração está pouco aberta). Não é a primeira vez que a solução é usada — os BMW têm isso pela combinação do sistema de controle da válvula de admissão Valvetronic e dos comandos variáveis Duplo Vanos — mas até então não tinha sido usado nessa amplitude, nesse “exagero”. Portanto, os engenheiros da FCA/Fiat. comandados no Brasil pelo engenheiro Aldo Marangoni, diretor de Trem de Força para América Latina, estão de parabéns.

A solução traz, ainda, outro efeito colateral e benéfico, a recirculação dos gases de escapamento  (EGR, a sigla em inglês) no momento de troca dos gases queimados pela mistura ar-combustível fresca, que reduz drasticamente a emissão de óxidos de nitrogênio. Também digno de nota a relação r/l de 0,289, graças à longa biela de 149,33 mm. A 6.500 rpm a velocidade média de pistão ainda é de 18,7 m/s, totalmente segura.

Fora todas essas medidas, tudo que resulta no menor atrito interno foi otimizado, inclusive óleo de viscosidade 0W20, como tem ocorrido com outras marcas (Onix e Prisma, por exemplo). Com isso o baixo consumo de combustível , um dos pressupostos do projeto, foi atingido. Pelo padrão Inmetro/PBVE o Attractive e o Way 1,0 obtêm 13,1/9,2 km/l na cidade e 15,1/10,4 km/l na estrada (gasolina e álcool).

A sonoridade do 1-L está no padrão dos concorrentes de três cilindros, ou seja, percebe-se que não é um 4-cilindros mas agrada em cheio.

O 4-cilindros 1,3-l desenvolve 101 cv/6.000 rpm e 109 cv/6.250 rpm, com o excelente torque de 13,7/14,2 m·kgf a 3.500 rpm. Seu consumo também é contido (veja na ficha técnica no final, há diferenças em função da versão e do câmbio utilizado). Mas a aceleração e velocidade máxima são iguais, 0 a 100 km/h em excelentes 10,6/9,8 segundos para um motor de aspiração atmosférica e velocidade máxima de 177 km/h com qualquer combustível e em 4ª a 6.300 rpm, perfeito. A 120 km/h em 5ª o motor segue a tranquilos 3.300 rpm.

Lembro que por ser um 4+E, numa redução para ultrapassagem estando-se em 5ª deve-se usar logo a 3ª, e não a 4ª, um engano bastante comum.

Comum aos dois motores é a embreagem, o que ocasionou carga de pedal um pouco maior no 1-litro do que seria desejável. Mas dá para conviver bem com ele.

 

Novos itens de comodidade e segurança

A direção do Uno passa a ser eletroassistida em todas as versões e com a função City, que a torna mais leve quando interessa, como dirigir devagar e manobrar. Diferentemente da maioria dos casos, o motor elétrico fica na árvore de direção, em cima, e não na cremalheira da caixa de direção. A partida do motor agora é assistida, em que basta acioná-la e soltar chave, desnecessário ficar segurando-a até o motor funcionar.

As versões de motor 1,3 têm stop/start (desliga e liga motor nas paradas), mesmo com câmbio manual e com interruptor de desativação. Quem escolher uma versão com câmbio Dualogic (que têm creeping, o avanço lento ao liberar o freio) terá controle de estabilidade/tração e auxílio de partida em aclives. O controle de tração, que pode ser desligado por interruptor no painel, tanto atua quando uma das rodas perde aderência, freando-a e passando o torque para a outra, quanto quando ambas patinam, nesse caso atuando na potência do motor.

Todas as versões trazem o funcionamento inteligente do alternador, que só gera corrente elétrica quando a bateria necessita, para isso se valendo de monitoramento constante. O sistema aproveita também momentos de desaceleração espontânea ou frenagem para gerar, maneira de aproveitar a energia cinética. E quando se deseja aceleração máxima o gerador para de carregar a bateria.

Banco traseiro bipartido, apoio de cabeça para o passageiro do meio no banco traseiro e respectivo cinto de três pontos são disponíveis nos kit Comfort. Todas as versões trazem a bem-vinda faixa degradê no para-brisa e as 1,3 repetem o prático console de teto com porta-objetos e espelho de vigilância para o que ocorre no banco traseiro, mais porta-óculos no teto à esquerda.

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No “eu atrás de mim” sobra espaço mínimo (foto de Fernando Calmon)

Os freios mostram potência adequada e fácil modulação, mas os discos não são ventilados. Num próximo teste no uso, em outubro, veremos se têm ou não propensão ao fading. Não há barra estabilizadora dianteira e tampouco atrás, mas numa primeira impressão não faz falta (outro ponto a ser avaliado futuramente).

O Uno de fato se atualiza, o novo estilo da dianteira ficou menos “descolado” porém mais com cara de automóvel e deve agradar. O pequeno Fiat deu mesmo um salto considerável em eficiência e desempenho após seis anos, o que combinado com suas boas características dinâmicas, certamente receberá atenção do mercado.

BS

 

FICHA TÉCNICA UNO 2017
 
VERSÃ0 Attractive 1,0 Way 1,0 Way 1,3 / Dualogic Sporting 1,3 / Dualogic
MOTOR
Instalação Dianteiro, transversal
Material do bloco/cabeçote Alumínio/alumínio
Configuração / N° de cilindros Em linha / 3 Em linha / 4
Diâmetro x curso (mm) 70 x 86,5
Cilindrada (cm³) 999 1.332
Aspiração Atmosférica
Taxa de compressão (:1) 13,2
Potência máxima (cv/rpm) 72 / 6.000 (G) / 77 / 6.250 (A) 101 / 6.000 (G) / 109 / 6.250 (A)
Torque máximo (m·kgf/rpm) 10,4 (G) / 10,9 (A) / 3.250 13,7 (G) / 14,2 (A) / 3.500
Corte de rotação limpo (rpm) 6.500
N° de válvulas por cilindro Duas
N° de comando de válvulas /localização/acionamento 1 / cabeçote / corrente
Atuação das válvulas Indireta por alavanca-dedo roletada, fulcrum hidráulico
Comprimento da biela (mm) 149,33
Relação r/l 0,289
Formação de mistura Injeção eletrônica multiponto no duto
Gerenciamento do motor Magneti Marelli integrando injeção e ignição, bobinas individuais
ALIMENTAÇÃO
Combustível Gasolina E22~E27 e/ou álcool
TRANSMISSÃO
Embreagem Monodisco a seco, comando mecânico por cabo (Dualogic: automática)
Câmbio / rodas motrizes Transeixo manual /  robotizado / dianteiras
N° de marchas 5 à frente e 1 à ré
Relações de transmissão (:1) 1ª. 4,273; 2ª. 2,316; 3ª. 1,520; 4ª.1,156; 5ª. 0,838; ré 4,200 1ª. 4,273; 2ª. 2,316; 3ª. 1,444; 4ª.1,029; 5ª. 0,795; ré 4,200 (manual e Dualogic)
Relação do diferencial (:1) 4,067:1 3,933 (manual e Dualogic)
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido, assistente de frenagem
Dianteiros (Ø mm) Disco, 257
Traseiros (Ø mm) Tambor, 203
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência elétrica
Diâmetro mínimo de curva (m) 9,8
RODAS E PNEUS
Rodas 5,5Jx14 5,5jx14 6Jx15
Pneus 175/65R14T 175/70R14T 185/60R15H
PESOS (kg)
Em ordem de marcha (kg) 1.010 1.025 1.057 1.055
Carga útil (kg) 400
Peso máx. rebocável s/ freio (kg) 400
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, hatchback 4-portas, 5 lugares
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 3.820
Largura (sem espelhos) 1.636 1.656 1.656 1.656 1.673
Altura 1.480 1.548 1.555 1.555 1.487
Distância entre eixos 2.376
Bitola dianteira 1.430
Bitola traseira 1.420
Distância mínima do solo (vazio) 165 183 190 170
CAPACIDADES
Porta-malas (L) 280 (290 c/ encosto traseiro mais para vertical)
Tanque de combustível (L) 48
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h) 154 (G) / 157 (A) 177 (G e A), inclusive Dualogic
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) 13,6 / 12,5 10,6 / 9,8
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (km/L, G e A, INMETRO/PBVE)
Cidade 13,1/9,2 12,9/9,2 13,2/9,3 12,9/9,2 13,2/9,3
Estrada 15,1/10,4 14,0/10,1 13,7/10,1 14,0/10,1 13,7/10,1
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 5ª (km/h) 32,2 36,2 36,3
Rotação em 5ª a 120 km/h 3.730 rpm 3.320 3.300
Rotação à velocidade máxima 4.900 (5ª) 6.300 (4ª) 6.310 (4ª)
GARANTIA E MANUTENÇÃO
Duração da garantia 3 anos
Revisões, intervalo (km) 10.000
Troca de óleo do motor (km/tempo) 10.000 / 1 ano

 

FIAT UNO 2017, EQUIPAMENTOS DE SÉRIE Attractive 1,0 Way 1,0 Way 1,3 & Dualogic Sporting 1,3 & Dualogic
Acelerador elétrico sob controle eletrônico x x x x
Ajuste de altura dos cintos dianteiros x x x x
Alças de teto traseiras retráteis N N x x
Alerta de limite de velocidade e manutenção programada x x x x
Apoio do pé esquerdo do motorista N N x x
Apoios de cabeça com regulagem de altura x x x x
Ar-condicionado e vidros esverdeados x x x x
Auxílio de partida em aclives N N Dualogic Dualogic
Banco traseiro totalmente rebatível c/ 2 posições do encosto x x x x
Barras anti-invasivas nas portas x x x x
Barras longitudinais no teto N x x x
Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras x x x x
Bolsas porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros N N X x
Câmbio Dualogic com borboletas no volante N N Dualogic Dualogic
Chave-canivete com Fiat Code 2ª geração x x X x
Chave-canivete com telecomando (portas e vidros) N N x x
Cintos segurança traseiros de 3 pontos (2) x x x x
Comando interno do porta-malas e portinhola do tanque N N x x
Computador de bordo A e B x x x x
Console central com com porta-objetos e porta-copos x x x x
Console porta-objetos no teto N N x x
Conta-giros x x x x
Controle de estabilidade e tração N N Dualogic Dualogic
Defletor na tampa traseira na cor preto esportivo N N N x
Detalhes internos cor verm. Royal (maçanetas, quadro instr.) N N N x
Direção eletroassistida com função City x x x x
Econômetro x x x x
Espelho no para-sol do passageiro N x x x
Espelho nos dois para-sóis N N x x
Faróis com máscara negra N x x x
Faróis de neblina x x x x
Frisos laterais nas portas com a inscrição Way N x x x
Grade dianteira na cor preto brilhante c/ detalhes em vermelho N N N x
Indicador de troca de marchas para cima e para baixo x x x x
Lanternas traseiras com acabamento fumê N x x x
Limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro temp. x x x x
Luz de acompanhamento ao deixar carro x x x x
Luz interna com acendimento/desligamento automático gradual x x x x
Maçanetas internas e minissaias laterais na cor do veículo N N N x
Molduras nos arcos dos para-lamas na cor preta N N N x
My Car Fiat (personalização de várias funções do veículo) x x x x
Palhetas do limpador de para-brisa c/ tecnologia Lâmina Plana x x x x
Para-choque dianteiro com detalhes vermelhos N N N x
Pisca-5 no acionamento parcial da seta x x x x
Pneus 185/60R15 N N N x
Pneus superverdes 175/65R14 x x N N
Pneus superverdes de uso misto 175/70R14 N N x N
Ponteiras de escapamento duplas centrais e cromadas N N N x
Porta-luvas com iluminação N x x x
Porta-óculos N N x x
Pré-disposição para rádio (2 AF diant. 2 AF tras. e antena) x x x x
Quadro de instrumentos com mostrador LCD de alta definição x x x x
Rádio c/RDS e c/ entradas Aux e USB para MP3/WMA N N x x
Relógio e hodômetros total e parcial digitais x x x x
Retrovisores externos cor do veículo c/ repetidoras de setas N N x x
Revestimento do porta-malas e ganchos para amarrar carga x x x x
Rodas de aço 5,5Jx14 com calotas integrais x x N N
Rodas de aço 5,5Jx14 com calotas integrais Way N x x N
Rodas de alumínio 6Jx15 N N N x
Sinalização traseira de frenagem de emergência x x x x
Sobretapetes de carpete com inscrição Sporting N N N x
Start/Stop N N x x
Tomada 12 V x x x x
Travas elétricas das portas c/ trav. automático a 20 km/h x x x x
Válvula antirrefluxo de combustível x x x x
Verificador de luzes e portas x x x x
Vidros dianteiros elétricos de um-toque e c/ antiesmagamento x x x x
Volante com regulagem de altura x x x x

 

FIAT UNO 2017, ITENS OPCIONAIS
ATTRACTIVE 1,0
KIT  COMFORT – R$ 1.300,00 – cores metálicas R$ 1.319
Apoia-braço dianteiro; banco traseiro bipartido; cinto de segurança traseiro central retrátil de 3 pontos; banco do motorista com regulagem de altura; bolsa porta-revista no encosto dos bancos dianteiros, revestimento dos bancos extra série; 3º apoio de cabeça do banco traseiro; porta-objetos para celular; revestimento interno da soleira das portas; espelho no para-sol lado motorista; porta-óculos; alças de segurança traseiras retráteis; console porta- objetos no teto; comando interno de abertura do porta-malas e da portinhola do tanque de combustível; apoia-pé esquerdo para o motorista.
KIT TECH – R$ 3.740,00
Rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva-voz Bluetooth e função Áudio Streaming – inclui volante com comandos do rádio e telefone; auxílio de partida em aclive, controle de estabilidade e tração, retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas e função  de orientação automática do retrovisor direito para baixxo ao engatar ré; vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento; chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas; alarme antifurto; revestimento externo nas colunas das portas; maçanetas e retrovisores na cor do veículo.
WAY 1,0
KIT COMFORT – R$ 1.300 – cores metálicas R$ 1.319
Apoia-braço dianteiro; banco traseiro bipartido; cinto de segurança traseiro central retrátil de 3 pontos; banco do motorista com regulagem de altura; 3º apoio de cabeça do banco traseiro; porta-objetos para celular; revestimento interno da soleira das portas; espelho no para-sol lado motorista; porta-óculos; alças de segurança traseiras retráteis; console porta-objetos no teto; comando interno de abertura do porta-malas e da portinhola do tanque de combustível; apoia-pé para o motorista.
KIT TECH – R$ 3.340
Rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, Bluetooth e função Áudio Streaming – inclui volante com comandos do rádio e telefone; auxílio de partida em aclive, controle de estabilidade e tração; retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas e função  de orientação automática do retrovisor direito para baixo ao engatar ré; vidros elétricos traseiros com um-toque e antiesmagamento; chave-canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas; alarme antifurto.
WAY 1,3
KIT COMFORT R$ 890
Apoia-braço central banco motorista; banco traseiro bipartido; banco do motorista com regulagem de altura; cinto de segurança traseiro central retrátil de 3 pontos; 3º apoio de cabeça do banco traseiro rebaixado; porta-objetos para celular.
KIT TECH – R$ 4.500
Rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, Bluetooth e função Áudio Streaming – inclui volante com comandos do rádio e telefone; auxílio de partida em aclive, controle de estabilidade e tração; retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas integradas e função  de orientação automática do retrovisor direito para baixo ao engatar ré; vidros elétricos traseiros um-toque e antiesmagamento; sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico; rodas de liga leve 5,5×14 exclusivas Way.
SPORTING 1,3
KIT COMFORT – R$ 890 – cores metálicas 1.547
Apoia-braço central no banco do motorista; banco traseiro bipartido; cinto de segurança traseiro central retrátil de 3 pontos; banco do motorista com regulagem de altura; 3º apoio de cabeça do banco traseiro rebaixado; porta-objetos para celular.
KIT TECH – R$ 3.700
Rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, Bluetooth e função Áudio Streaming – inclui volante com comandos do rádio e telefone; auxílio de partida em aclive, controle de estabilidade e tração; retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas integradas e função  de orientação automática do retrovisor direito para baixo ao engatar ré; vidros elétricos traseiros um-toque e antiesmagamento; sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico; alarme antifurto.






Tags: FCAFIATmotor 3 cilindrosUno
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KOMBI CLIPPER BRASILEIRA: T2 OU T 1,5? – PARTE 3, FINAL

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