• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BF

PURO PENSAR…

identicon por Boris Feldman
26/11/2016
em BF, Opinião de Boris Feldman, Outros






Inmetro obriga fábrica de pneu a informar várias de suas características na etiqueta. Exceto a que interessa de fato…

 

Papai Noel – A Petrobrás decidiu, em outubro, atrelar as variações do preço da gasolina ao custo internacional do petróleo e baixou seu valor. Uma justa decisão, para desengatar o preço do combustível na bomba dos humores da equipe econômica do governo. Passadas as primeiras horas de regozijo geral, as distribuidoras (inclusive a BR, da Petrobrás) violentaram o brasileiro ao reajustar para cima o preço da gasolina na bomba. Sob as mais estapafúrdias explicações: os usineiros aumentaram o álcool (misturado num percentual de 27%) pois a cana entrou em entressafra e subiu a cotação do açúcar no mercado internacional, inflação, outros componentes também influem na composição do preço e outros desaforos do gênero. Em novembro, a Petrobrás voltou a baixar a gasolina e as distribuidoras voltaram a encarecê-la na bomba.  Se for verdade, acredito que, ao fim da entressafra da cana e da cotação internacional do açúcar, a gasolina abaixa. Acredito também em cegonha e Papai Noel…

Picaretagem – Não bastassem as dezenas de “economizadores”, bombas de hidrogênio e outras picaretagens do gênero, surgiu agora um “kit vapor”, que leva para o motor os gases emitidos pelo tanque de combustível, aproveitando sua energia para reduzir  o consumo. Além de não economizar coisa nenhuma, pode provocar incêndio e prejudicar o motor ao alterar a relação estequiométrica (ar-combustível). Quando teremos um órgão fiscalizador (do tipo TÜV na Alemanha) para acabar com estas pi-ca-re-ta-gens?

Punição – As multas ficaram mais caras (cerca de 50%) no início de novembro. Nada contra: a parte mais sensível do corpo continua sendo o bolso e motorista que comete infração tem mesmo que ser punido. Só falta punir o governo que não cumpre a determinação do código de de trânsito de destinar o total da arrecadação das multas para a sinalização semafórica, engenharia de tráfego, fiscalização e educação de trânsito. Cumprisse, teríamos uma sensível redução nesta carnificina rodoviária.

Opção –  Pneus fabricados e importados já devem dependurar a etiqueta do programa de etiquetagem estabelecido pelo Inmetro.  E, a partir de abril de 2018, todo o estoque deverá estar com as etiquetas que classificam os pneus de acordo com o atrito (que interfere no consumo de combustível), nível de ruído e comportamento no asfalto molhado. Pena que deu um “brancão” no Inmetro e ele se “esqueceu” de incluir a durabilidade do pneu na etiqueta, exatamente o que mais interessa ao freguês. Em país onde se respeita o consumidor, nem precisa de etiqueta, pois o índice “treadwear” (durabilidade, que varia de 60 a 700) deve estar gravado na banda lateral do pneu para permitir que o dono do carro possa optar entre maior durabilidade ou aderência, por exemplo.

Famigerada – Reversão de tendência: volta a corrente metálica nos novos motores Fiat (Firefly) e Renault (SCe) em vez da famigerada correia de borracha.  Para despistar o real motivo (custo muito inferior) as fábricas alegavam ser a correia dentada mais silenciosa. Mas cheia de problemas: o mais complicado é exigir substituição periódica, enquanto a metálica dura a vida toda (…e mais seis meses). Para agravar, ela tem o péssimo hábito de arrebentar antes do prazo de troca: basta rodar em atmosfera hostil, como região de minerações ou estradas muito poeirentas. E costuma destruir válvulas, pistões e o saldo bancário do dono do carro. Se não arrebenta, a oficina dobra a despesa da troca, pois “inventa” uma desnecessária substituição do rolamento de seu tensor.

Por que o retorno à metálica? Frotistas evitam o motor com a correia de borracha pelo elevado custo de manutenção. Ou alguém acredita que as fábricas se preocuparam com os míseros usuários do dia a dia?

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.




Anterior

McLAREN BP23 NÃO TEM MAIS UNIDADES DISPONÍVEIS

Próximo

NOVO FORD EDGE TITANIUM AWD, NO USO

Próximo

NOVO FORD EDGE TITANIUM AWD, NO USO

Nenhum resultado
View All Result

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Foto: noticias.uol.com.br

ACIDENTES: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

02/04/2023
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

19/06/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

20/09/2014
Foto: lugaresfantasticos.blogspot.com

SUMIRAM DOIS TÚNEIS DA IMIGRANTES (SUBIDA)

27/10/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: fotograma do vídeo

BELA MENSAGEM DE NATAL DA DIVISÃO CHEVROLET DA GM DOS EUA

01/12/2023
Fotos: Divulgação netcarshow.com

DACIA LANÇA TERCEIRA GERAÇÃO DO DUSTER

01/12/2023
Bolsa no afogador (Foto: autor)

O QUE NÃO TEM MAIS NOS CARROS? CABIDE DE BOLSA, POR EXEMPLO

01/12/2023
Fotos: autor

PEUGEOT 208 TURBO STYLE, UM COMPLEMENTO QUE FALTAVA

30/11/2023

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: fotograma do vídeo

BELA MENSAGEM DE NATAL DA DIVISÃO CHEVROLET DA GM DOS EUA

01/12/2023
Fotos: Divulgação netcarshow.com

DACIA LANÇA TERCEIRA GERAÇÃO DO DUSTER

01/12/2023
Bolsa no afogador (Foto: autor)

O QUE NÃO TEM MAIS NOS CARROS? CABIDE DE BOLSA, POR EXEMPLO

01/12/2023
Fotos: autor

PEUGEOT 208 TURBO STYLE, UM COMPLEMENTO QUE FALTAVA

30/11/2023

AE NO INSTA

PUBLICIDADE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.