• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de vídeo: ALI Produções / edição: Márcio Salvo / fotos: autor

    EQUINOX RS e PREMIER 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

QUE VIAGEM!

identicon por Bob Sharp
23/08/2019
em BS, História, Outros






Em 1974 fui convidado para correr na equipe Mercantil Finasa-Motorcraft, que era a representante oficial da Ford Brasil nas competições, cujo chefe era o lendário e saudoso Luiz Antônio Greco. O carro, Ford Maverick 302 V-8. Estreei na equipe, depois correr um ano e meio de Opala 4100, inclusive com o 250-S, na I 12 Horas de Goiânia de 1974, em 6/07/74. inauguração do autódromo. Fiz dupla com Marivaldo Fernandes e vencemos, mas isso é história para outra matéria.

Corri aquele ano e os dois seguintes, sendo que em 1976 o regulamento mudou e da Divisão 1 passou para o Grupo 1 da FIA, ou seja, adeus quadrijet e rodas de alumínio. Mas nesse ano o Paulão (Paulo Gomes) resolveu tentar a Europa e o Maverick Divisão 3, altamente modificado, motor de 450 cv com quatro Weber 48 IDA, entre diversas outras alterações, ficou sem piloto. O Greco me convidou para ocupar o lugar do Paulão.

911 Carrera RS ’73 (Foto: RM Sotheby’s)

Por volta de fevereiro ou março o Greco me chamou para ir a São Paulo para o primeiro contato com o Divisão 3. Um grande amigo, o José Carlos Ramos, tinha um Porsche 911 Carrera RS 1973 como o da foto acima, o primeiro com o defletor na tampa do motor — um 2,7-litros, injeção mecânica, 210 cv a 6.300 rpm e 26 m·kgf a 5.100 rpm; limite de rotação 7.400 rpm mediante um massa centrífuga no rotor do distribuidor. “Vai a São Paulo treinar? Vai com o Porsche!” — disse-me. Claro que aceitei.

Meu único irmão Rony, dois anos mais velho, com minha ida para a Ford passou a ser o cronometrista da equipe, algo que ele fazia muito bem. Inclusive, foi dos primeiros a utilizar apenas um cronômetro com a função split, o tempo da volta era o totalizado menos o tempo da volta anterior. Nada da arcaica prancheta com dois ou quatro cronômetros.

rony-e-greco-c
Rony e Greco numa mureta de boxes, era assim que controlavam toda a corrida da equipe; a foto  é de 1976

Portanto, para essa ida a São Paulo — um bate e volta, diga-se — nada mais natural que chamasse o mano para ir comigo. E lá fomos nós num carro carismático e rápido, 0 a 100 km/h em 5,8 s e máxima de 245 km/h. Na época isso era o que se podia chamar de desempenho estonteante.

Eu conhecia a via Dutra como a palma da minha mão. Ou pensava que conhecia. Tal era a aceleração e velocidade que passei a descobrir novas curvas — de alta, claro. O que de Opala 4100 era pé embaixo, com este 911 tinha que frear. Era uma rodovia completamente diferente.

Naquele tempo era raro fiscalização, que invariavelmente era na base de binóculo e cronômetro na mão de uma policial rodoviário federal, no caso da Dutra. Naquele dia não havia nenhum e o trânsito, leitor, era bem leve, difícil até de imaginar hoje. Pude acelerar o quanto quis por quanto tempo quisesse. Mas nada de suicídio: fazia as ultrapassagens com pequena diferença de velocidade, fosse automóvel, ônibus ou caminhão. Freios potentes ajudam muito nesse tipo de condução.

Não me lembro do tempo de viagem para os 450 quilômetros de porta a porta, mas foi bem menos que três horas e meia. O melhor, com toda a tranquilidade, em nenhum momento nos colocamos em risco, mesmo ao andar bem acima de 200 km/h sempre que aparecia um trecho reto.

Saímos de casa, na Gávea, às 9h00 (meu irmão dormiu lá, para ganharmos tempo) e antes de 12h30 estávamos em São Paulo, onde almoçamos. Em seguida fomos para o autódromo, onde treinei até 4 da tarde — para voltar para casa em seguida.

Esse Porsche veio com a altura de rodagem dianteira alta demais e o José Carlos achou que não se devia mexer. Em curvas da baixa saía demais de frente. Lembro-me de, chegando a São Paulo, fazer a alça de acesso à ponte das Bandeiras — a da hoje famosa pegadinha da CET — com gigantesco subesterço, daqueles de cruzar os braços! Mas em alta, com mais força aerodinâmica sobre o eixo dianteiro, dava para ir bem.

mav-d3
O Maverick Divisão 3, no dia em que “fui apresentado” a ele; de pé, mãos na cintura, João Mariano de Oliveira, mecânico-chefe, e na direita, cigarro na boca, o mecânico Luiz Carlos Gregório — saudade desses dois!

Às quatro e meia entramos na marginal do Pinheiros, em Santo Amaro e pouco depois de 20h15 chegamos na casa do Rony, em Ipanema, e dali segui para minha, na rua Piratininga, na Gávea.

Viagem para não esquecer mesmo! Tempos que não voltam mais.

BS

(Atualizada em 23/08/19, inclusão de foto de um Porsche 911 Carrera RS 1973)





Anterior

SAUBER HERDA AUDI E PORSCHE VENCE WEC

Próximo

DÓRIA, VAMOS À ALEMANHA?

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

DÓRIA, VAMOS À ALEMANHA?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

BMW M4 50 Jahre Edition - Fotos: divulgação BMW

M3 E M4: EDIÇÕES 50 JAHRE CELEBRAM ANIVERSÁRIO DA BMW M

24/05/2022
Dobradinha Red Bull na Espanha (Foto: Red Bull

NA VITÓRIA DE VERSTAPPEN, O FUTURO DE ALONSO

24/05/2022
Fotos: Divulgação BMW  Motorrad

BMW APRESENTA VERSÃO COMEMORATIVA DA S 1000 RR

24/05/2022
Mobi Trekking - Fotos: divulgação Fiat

FIAT MOBI COMPLETA 400 MIL PRODUZIDOS EM 6 ANOS

24/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

BMW M4 50 Jahre Edition - Fotos: divulgação BMW

M3 E M4: EDIÇÕES 50 JAHRE CELEBRAM ANIVERSÁRIO DA BMW M

24/05/2022
Dobradinha Red Bull na Espanha (Foto: Red Bull

NA VITÓRIA DE VERSTAPPEN, O FUTURO DE ALONSO

24/05/2022
Fotos: Divulgação BMW  Motorrad

BMW APRESENTA VERSÃO COMEMORATIVA DA S 1000 RR

24/05/2022
Mobi Trekking - Fotos: divulgação Fiat

FIAT MOBI COMPLETA 400 MIL PRODUZIDOS EM 6 ANOS

24/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In