• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

MENTIRA TEM PERNA CURTA?

identicon por Boris Feldman
26/02/2017
em BF, Opinião de Boris Feldman






Alguém reduziu a garantia obrigatória de três meses do carro usado para apenas motor e  caixa de marchas. E a mentira está virando verdade.

Como já disse Mário Quintana, “mentira é a verdade que se esqueceu de acontecer”…

No mundo do automóvel, não falta mentira que, de tanto se esquecer de acontecer, quase virou verdade.

Garantia – Uma delas é a garantia do carro usado. O Código do Consumidor estabelece a responsabilidade do vendedor (pessoa jurídica) a três meses. Não se restringe a automóveis e nem aos usados, mas a qualquer produto, novo ou usado.

Ninguém explica como surgiu a garantia “de motor e caixa” por três meses. Alguém inventou essa história, sem dúvida muito conveniente para o vendedor. Mas os advogados afirmam que complica ainda mais a loja: se ela tem, pelo Código do Consumidor, a obrigação de garantir o automóvel por três meses, então o anúncio de “motor e caixa” seria uma extensão de mais 90 dias para os dois componentes. Que passariam a ter seis meses de garantia.

Estoque – Outra verdade que “se esqueceu de acontecer” é o prazo de oito anos para que fábricas e importadoras de automóveis mantenham em estoque as peças de reposição para o modelo que chega ao seu fim de linha.

É “lei” citada a torto e a direito mas que … simplesmente não existe. O que diz o código do consumidor é que se deve manter as peças de reposição por um tempo “razoável”. Ou seja, não diz… nada!

Por que a “razoabilidade” foi traduzida para oito anos é um  mistério: poderiam ter inventado dez anos (conta redonda) ou sete (mais adequada, pois é conta de mentiroso…).

Ar-condicionado – Diz a lenda que, se você está na estrada com o ar-condicionado ligado, o aumento de consumo é compensado pelas janelas fechadas. Pois elas melhoram a aerodinâmica do automóvel, neutralizando assim o combustível extra exigido pelo equipamento. A rigor, uma coisa não compensa a outra. Ou seja, até poderia ser verdade, desde que o automóvel estivesse em elevadíssimas velocidades, no entorno de 200 km/h, pois nestas condições a aerodinâmica iria exercer mesmo uma enorme influência no consumo. Mas, nos limites de velocidade permitidos pela nossa legislação…

Automático – Quando o assunto é caixa automática, outro engano do brasileiro é se referir a este câmbio como “hidramático”. Este sistema era, na verdade, um tipo de automático patenteado pela General Motors, o Hydra-Matic. Como a marca Oldsmobile foi uma importada famosa no país antes da indústria nacional, o nome hidramático acabou virando sinônimo de automático. Mais ou menos como Gilette com lâmina de barbear.

Jipe?– Outra “mentirona” é na definição de jipe para efeito de homologar veículos para o diesel. Combustível que, no Brasil, só pode ser utilizado por caminhões, ônibus e veículos rurais, jipes entre eles. Como se define um jipe? Segundo a legislação brasileira, são veículos “com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor”. Não deixa margem a dúvidas de que, para ser jipe, tem que ter “redutor”. Dispositivo mecânico acionado por uma alavanquinha (ou comando elétrico) acoplado à caixa ou diferencial e que reduz (encurta) a relação de todas as marchas do câmbio.

Fábricas e importadoras “convenceram” o Denatran de que veículos mais modernos são dotados de uma “redução eletrônica”, dispositivo que não existe em nenhum manual de mecânica ou engenharia. Na prática, recursos eletrônicos podem até tornar os veículos com tração integral mais adequados a superar trechos de barro e lama, mas não é o que diz a lei. “Redutor” só pode ser mecânico. O governo derrapou feio ao concordar com os “argumentos” das fábricas e homologar estes luxuosos SUVs como jipes. O primeiro utilitário a burlar a legislação foi o Mercedes ML 320 CDI, em junho de 2008.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

MAS... P'RA QUE SERVE AQUILO?

Próximo

VELOCIDADE NATURAL E LIMITES DE VELOCIDADE

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

VELOCIDADE NATURAL E LIMITES DE VELOCIDADE

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Pesquisa na Internet

TRAGÉDIA REVELA RARO FUSCA 1950 COM SOMENTE 14.190 km

08/08/2022
Jimny 1999 - Fotos: divulgação

SUZUKI JIMNY SAI DE LINHA DEPOIS DE 23 ANOS NO BRASIL

08/08/2022
Fotos: autor

NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

07/08/2022
BMW X6 (Foto: commons.wikipedia.org)

FASTBACK: SOLUÇÃO PARA ABRANDAR O VISUAL DE UTILITÁRIO DOS SUVES?

07/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Pesquisa na Internet

TRAGÉDIA REVELA RARO FUSCA 1950 COM SOMENTE 14.190 km

08/08/2022
Jimny 1999 - Fotos: divulgação

SUZUKI JIMNY SAI DE LINHA DEPOIS DE 23 ANOS NO BRASIL

08/08/2022
Fotos: autor

NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

07/08/2022
BMW X6 (Foto: commons.wikipedia.org)

FASTBACK: SOLUÇÃO PARA ABRANDAR O VISUAL DE UTILITÁRIO DOS SUVES?

07/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In