• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AG

UM BEIJO PARA A MENINA SEM MÃO

identicon por Alexander Gromow
30/05/2017
em AG, Falando de Fusca & Afins

Se costuma dizer que todos temos ao menos um causo com Fusca, sim, para aqueles que já completaram trinta anos isto é bem verdade.

Até o Lourenço Diaféria (1933-2008), contista, cronista e jornalista brasileiro, ao se referir ao Dia Nacional do Fusca, comemorado no dia 20 de janeiro de todos os anos, acabou falando de um causo seu com um Fusca. Apresentamos este causo com sabor de crônica.


 

UM BEIJO PARA A MENINA SEM MÃO

Por Lourenço Diaféria
em janeiro de 2006

Fusca é substantivo comum. De alguma forma, máquinas são símbolos. Mas o Fusca, mais que todos, por antiguidade e persistência, inscreveu-se entre os móveis e utilidades domésticas. Não sei se estou falando alguma novidade. A mecânica do Fusca marcou época. O pequeno veículo que assombrava multidões não era simplesmente um automóvel. Era um monumento à tecnologia.

Alguém deve lembrar-se do Jaguar. Tive um amigo, aliás morto, que idolatrava seu Jaguar. Usado, mas perfeito, impecável. Outros curtiam seu Simca Chambord. Quando varavam ruas ou lavavam o veículo em frente de casa, proporcionavam espetáculo deslumbrante. Aos poucos o Simca caiu de moda. Outros falavam dia e noite do orgulho de seu Gordini. E o Romi-Isetta? O fato é que os automóveis, ao envelhecer, rolam para os cemitérios. Já o Fusca resiste e insiste. Ainda agora reaparece, orgulhoso, em outras versões, como um troféu.

Também tive um Fusca, meu primeiro automóvel, conquistado num sorteio de consórcio. Faz séculos. Dirigia precariamente, mas era afoito como todo jovem. O grupo de colegas saímos pela BR-116 rumo ao sul. Alegres, confiantes, satisfeitos e atrevidos. Acontece que, ao longe, muitos quilômetros adiante, apareceu um baile fino na estrada. Totalmente inesperado. No salão, meninas perfumadas, gentis, e garotões secando os visitantes. Mal deu tempo de meia dúzia de valsas. Repentinamente, de donos do mundo nos transformamos em bicões. Achamos melhor zarpar, por questão de amor à pele.

De manhã, caímos fora, retomamos a estrada. O céu estava nublado, plúmbeo, como se costuma dizer, asfalto úmido. Ficaram para trás os perfumes, os vestidos de festa, o salão enfeitado. Fomos, a bem dizer, enxotados.

A menina mais bonita do baile, a mais perfumada, a mais doce, a mais gentil – tinha um agradável hálito de menta na boca – ficaria eternamente para trás. O único problema é que não tinha uma das mãos. Quem a tirou para dançar, antes de ser expulso, foi o Fraterno. O Fraterno! Nunca mais se viram. Jamais tiveram oportunidade de se apaixonar para sempre. Nem puderam deixar desabrochar o olhar. Fiquei sabendo depois que, acuado, o Fraterno se mandou. Sem fazer sequer um covarde gesto de adeus.

No meio da manhã caiu a chuva, imensa, pingos grossos na serra, nos pinheiros, toldando o horizonte. Faltava, então, acontecer o imprevisto, o acidente previsível: um ônibus da Curitibanos bateu contra o Fusca. De rodas para cima, o carro lembrava uma peça de churrasco chamuscada. Uma família de madeireiros socorreu os acidentados. Um casal fez uma oração. Ainda bem que ninguém estava morto. Grávida de meses, uma mulher que passava prestou socorros, e partiu.

E a menina que tinha apenas uma mão e dançou com o Fraterno? Deve ter casado. Deve ter tido filhos. Os pinheiros, onde estarão? E as gralhas? O motorista do ônibus veio perguntar, pressuroso, se estávamos em condições de seguir viagem. Retomamos o pé na estrada, de carona, a cabeça ardendo. O cegonheiro depositou sua encomenda na oficina mecânica. Muitas vezes depois voltamos ao sul. Sempre desviando o rosto para não recordar os maus pedaços daqueles trechos.

O sol aos poucos foi ficando agradável e ameno. As noites passaram a ter estrelas, riscavam o céu, havia nuvens, pássaros, cheiro de pinhões. Também chovia, claro. De qualquer modo, nunca mais vi a menina que dançou com o Fraterno num salão de baile na cidade de Curitibanos.

Conto estas coisas apenas porque em janeiro se comemora o Dia do Fusca, e então me deu vontade, tantos anos depois, de mandar um beijo para a menina que tinha apenas uma mão e que dançou com o Fraterno num salão da beira da rodovia. Tais coisas faz bastante tempo. Juro jamais voltar ao assunto.


Os causos formam um acervo histórico “na prática” da trajetória do Fusca no Brasil e este espaço está aberto também para os causos de nossos leitores, caso você tenha um causo e queira enviá-lo ([email protected]) é bem capaz que ele acabe sendo publicado na coluna Falando de Fuscas & Afins.

AG

A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

VÍDEO MOSTRA EVOLUÇÃO DO 911

Próximo

GTO VS. GTO E O PODER DA PROPAGANDA

identicon

Alexander Gromow

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Próximo

GTO VS. GTO E O PODER DA PROPAGANDA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In