Sempre me liguei em marcos e resenhas estatísticas, e agora a minha coluna “Falando de Fusca & Afins”chega num marco que é importante para mim: ultrapassamos a barreira das 100 postagens! Cento e duas para ser mais exato, esta é a 103ª. Lembrando que, como há matérias que foram postadas em partes, o seu número é menor.
Em termos de coluna, o trabalho começou com uma matéria épica que me traz saudosas lembranças do Márcio Lima Piancastelli : Pian GT em 3D, homenagem a um gênio do design brasileiro . Se bem que antes disto eu já tinha colaborado com o site, por exemplo, com a matéria Six Wheelers , isto abriu o caminho para o convite para escrever no AUTOentusiastas como colunista.
Muitos de vocês estão me acompanhando pelos dois anos de intenso trabalho com o prestígio de sua leitura e mesmo com os interessantes e, muitas vezes, gentis comentários.
Seguindo minhas origens atávicas, lá fui eu fazer jus a meu DNA teutônico e fiz uma tabelinha Excel para descobrir quantas ilustrações foram usadas nestas 103 matérias, dentre as matérias mais históricas e causos, e chegamos ao número de quase três mil, foram 2.945. Continuando na linha teutônica eu apresento um vídeo que é a versão dinâmica da foto de entrada da matéria, que foi composta por uma seleção de 458 fotos tomadas por exemplo:
Esta técnica de apresentação é muito interessante, e as fotos que a gente coloca na base de dados são escolhidas pelo software, as vezes mais de uma vez, para simular os pixels que formarão a imagem principal, no caso uma selfie que fiz dirigindo o meu carro (que o DSV não nos veja…). Mas que quiser explorar em mais detalhes, e com mais calma, como esta foto foi composta eu coloquei uma foto em alta resolução que pode ser baixada de um de meus sites neste LINK aí você poderá ver com calma e até rever algumas fotos que você viu nestes 102 posts. Eu acho esta exploração muito divertida. Fica ai o repto para quem participou com suas colaborações, será que você se encontra ou encontra alguma contribuição sua na foto composição?
Mas agora vamos à quantidade de palavras que muitos de vocês leram durante todo este tempo. Antes de revelar o número, e novamente seguindo o meu DNA germânico, eu procurei descobrir um parâmetro de comparação para poder avaliar o que tal número poderia representar; então fui pesquisar. Aliás, muitos de vocês já devem ter percebido que esta é uma preocupação minha na redação das matérias, desde a identificação da localização de onde os fatos relatados ocorreram, até a busca de dados que faça aquela informação se tornar clara para meus leitores e leitoras; se bem que sempre temos a possibilidade de esclarecimentos adicionais através dos comentários.
A média geral de palavras entre todos os livros, segundo o Text Stats (estatística de textos) da Amazon é por volta de 64 mil palavras. O livro “O Admirável Mundo Novo”, romance por Aldous Huxley, tem 64.531 e fica exatamente no centro desta média. Obviamente temos livros abaixo e outros acima desta média. Não por acaso este livro também foi o que inspirou a meta de 50 mil palavras do NaNoWriMo – National Novel Writing Month (Mês de escrita de romances nacionais), entidade de fomento à escrita de romances.
Pois vamos à matemática: nossas 102 matérias e causos somaram 212.506 palavras! E se comparamos com livros na média da NaNoWriMo teríamos escrito quatro livros e meio, e se a média que prevalecer for da Amazon teríamos quase três livros e meio. Então vamos ficar com 4 livros de 53.126 palavras. Agora temos um termo de comparação.
Mas agora surge uma curiosidade, quais matérias são as suas preferidas? Lá vou eu com o meu DNA querendo descobrir isto. É claro que cor e gosto não se discute, e cada um tem as suas preferências. Mas quem sabe você investe alguns minutos e escolhe até cinco dos posts que você mais gostou no formulário de pesquisa que eu estabeleci para este fim? Seria uma excelente contribuição e uma indicação interessante para mim como redator.
No formulário de escolha é reproduzida a lista dos 102 posts que apresento aqui também:
Neste trabalho todo eu contei com a preciosa participação de vários amigos que colaboraram em muitas matérias, desde os autores dos causos, passando por aqueles que dividiram comigo a redação daquelas, a quem apresento tanto o meu reconhecimento quanto o meu agradecimento.
O site enfrentou algumas turbulências de ordem técnica que acabaram por determinar a mudança de provedor, com isto em vários posts ocorreu a perda das ilustrações, que já foram reinstaladas, mas se você encontrar algo por completar me informe por favor.
Neste link você encontra o índice das matérias, que permanecem à sua disposição.
É com satisfação que termino este registro agradecendo aos leitores e leitoras que vêm acompanhando as matérias e causos que tenho postado. Conto com este apoio para as matérias futuras.
AG
NOTA: Acrescentado, em 21/08/2017, o link (http://www.gromow.com/FTP/mos8d02193d.jpg) para a versão navegável da foto de entrada da matéria em alta resolução. Assim os interessados podem descobrir em mais detalhes e com mais calma como este tipo de trabalho é feito.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.