(*) Adeus Malásia, tchau Kvyat
F-1 se despede de Sepang. Debut do francês Gasly.
Sepang é uma cidade próxima de Kuala-Lumpur, a úmida e pujante capital da Malásia. No país inteiro culturas diversas convivem com o islamismo, religião que ocupa o posto de principal crença oficial de um Estado geograficamente dividido. Parte dele está situada ao sudoeste do continente asiático e outra divide a ilha de Bornéu com o Timor Leste, de cultura e civilização portuguesas, relação marcada por disputas políticas e conflitos diversos. A consolidar tantas divisões, a sede do governo fica em Putrajaya, 36 quilômetros ao sul da capital e praticamente na metade do caminho até o autódromo.
![](https://www.motoresclassicos.com.br/wp-content/uploads/2017/09/20170928-Apresenta-MLY-Sky-D1-com.jpg)
Nada disso é muito diferente do que a F-1 verá neste fim de semana, quando o Campeonato Mundial prossegue no traçado de 5.543 metros e famoso por compartir as atenções de sol e chuva em proporções quase equivalentes. Trata-se do último GP a se realizar no autódromo que entrou para o calendário da F-1 em 1999 com vitória de Eddie Irvine (Ferrari): a atual situação econômica da Malásia não favorece a manutenção do país no calendário da categoria. O motociclismo, porém, continua firme, forte e sadio e o GP de moto de 2018 está confirmado para o dia 4 de novembro.
![](https://www.motoresclassicos.com.br/wp-content/uploads/2017/09/20170928-Apresenta-MLY-HAM-Monza-Merc-RBCP.jpg)
Enquanto Lewis Hamilton e Sebastian Vettel vivem um capítulo decisivo na disputa do título da temporada — o inglês vem de quatro vitórias consecutivas e desfruta de 28 pontos de vantagem (263 a 235) —, uma nova carreira será inaugurada neste fim de semana. O francês Pierre Gasly foi anunciado como substituto do Daniil Kvyat na equipe Toro Rosso, onde já está praticamente confirmado para a temporada de 2018. Franz Tost e Helmut Marko, os dois nomes que definem os desígnios da equipe B da Red Bull, são unânimes em declarar que o russo pode voltar no ano que vem, só que…. Quem lembra que Daniil já foi promovido e rebaixado lembra dos comunicados da guerra fria dos tempos em que a União Soviética era o principal rival dos EUA na luta pela supremacia mundial, lê nas entrelinhas um bilhete azul para o russo.
![](https://www.motoresclassicos.com.br/wp-content/uploads/2017/09/20170928-Apresenta-MLY-Gasly-Tost-RBCP.jpg)
O GP da Malásia terá mais novidades. O monegasco Charles Leclérc, virtual campeão da F-2 nesta temporada, inicia sua colaboração com a Sauber através da participação nos primeiros treinos livres dos próximos quatro GPs. Seu nome é cotado para titular da equipe suíça no ano que vem graças à sua ligação com a Ferrari, provedora de motores do time de Hinwil.
![](https://www.motoresclassicos.com.br/wp-content/uploads/2017/09/20170928-Apresenta-MLY-LEC-Ferrari.jpg)
A equipe Haas, outra equipe que utiliza os motores italianos, fará o mesmo com o dinamarquês Kevin Magnussen, que cederá seu carro para Antonio Giovinazzi no primeiro treino livre dos GPs da Malásia, México, Brasil e Abu Dhabi. No GP dos EUA, em Austin, é provável que o estaduninense Santino Ferrucci ocupe essa vaga.
![](https://www.motoresclassicos.com.br/wp-content/uploads/2017/09/20170928-Apresenta-MLY-Pneus-Pirelli.jpg)
No ano passado o circuito de Sepang foi reasfaltado, o que eliminou muitas ondulações e permitirá o uso de compostos mais macios: este ano a Pirelli entregará às equipes as opções Supersoft (letras vermelhas), Soft (amarelas) e Medium (brancas). Obviamente espera-se que tempos melhorem ainda mais do que em pistas onde pneus e carros de 2017 já mostraram grande melhora de desempenho. Para Mario Isola, responsável da Pirelli para o automobilismo, a maturação do piso e as chuvas praticamente diárias que caem na região exigirão um bom trabalho de avaliação de desgaste dos pneus durante os treinos.
![](https://www.motoresclassicos.com.br/wp-content/uploads/2017/09/20170928-Apresenta-MLY-Circuito-F1Com.jpg)
No quesito escolha de compostos há uma variedade interessante entre as três maiores equipes. Na Mercedes, por exemplo, Bottas e Hamilton optaram por sete jogos de pneus supermacios, mas o finlandês tem dois jogos de médios e quatro de macios face à opção de Hamilton por um de médios e cinco de macios. Na Ferrari o foco é em aderência pura e tanto Vettel quanto Räikkönen escolheram nove jogos de supermacios, três de macios e apenas um de médios. Na Red Bull, Ricciardo definiu que terá um jogo de médios, quatro de macios e oito de supermacios; Verstappen manteve um jogo de médios mas completou sua cota com três de macios e nove de supermacios. Em um clima de “prá-que-lado-eu-corro-?” os dois pilotos da Williams dividiram seu kit pneumático em um jogo de médios, dois de macios e dez de supermacios! Apenas Stoffel Vandoorne imitou a escolha de Felipe Massa e Lance Stroll.
Pela TV:
Sexta-feira, primeiro treino livre: 00:00, SporTV 2
Sexta-feira, primeiro treino livre: 03:55, SporTV 2
Sábado, terceiro treino livre 3: 02:55, SporTV 2
Sábado, prova de classificação: 05:55, SporTV2
Domingo, corrida: 08:00, SporTV2
WG