• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

COMEÇA UMA NOVA TEMPORADA…

identicon por Wagner Gonzalez
31/10/2017
em Conversa de Pista, WG






Hamilton vence e abre nova temporada. Bottas parte em busca do vice. Novatos famintos.

Decidida  em favor de Lewis Hamilton, a F-1 2017 começa nova temporada condensada em duas provas, Brasil e Abu Dhabi. O alemão Sebastian Vettel não teve êxito em prorrogar a disputa do título para Interlagos, mas nem por isso pode relaxar: com apenas 15 pontos à frente do finlandês Valtteri Bottas 277 contra 26, e 50 em jogo, a Mercedes deverá centrar suas atenções para que o companheiro de Hamilton supere o piloto líder da Scuderia e consiga o vice-campeonato. No outro lado da tabela, os novatos com chance de efetivação nas vagas em aberto vão aproveitar toda e qualquer chance de mostrar que podem entregar mais que nomes na ativa. Neste campo, a temporada de Super Fórmula com um carro dotado de motor Honda é o grande trunfo do francês Pierre Gasly.

Gasly é aposta da Toro Rosso para agradar aos japoneses da Honda (RBCP/Getty Images)

O quarto título de Lewis Hamilton o equipara a Alain Prost e Sebastian Vettel e foi conquistado na segunda metade da temporada. Na primeira ele mostrou inconstância, foi batido por Valtteri Bottas em algumas oportunidades e sucumbiu à maior competitividade da Ferrari, o que  ajudou Sebastian Vettel a abrir vantagem que chegou a 25 pontos. A virada aconteceu no GP da Grã-Bretanha (GP da Inglaterra para nós, brasileiros) e em meio a circunstâncias que provocaram críticas ao seu compartimento.

Criticado pela ausência em evento nobre, Hamilton respondeu dominando Silverstone (Mercedes)

Enquanto todos os pilotos prestigiaram o grande evento que a Liberty Media promoveu em Trafalgar Square, o inglês, ídolo da casa, preferiu viajar com seus amigos e curtir a praia, ausência que foi criticada, com razão. Dias depois ele respondeu com uma bela atuação em Silverstone, palco da primeira grande decepção da Ferrari no ano: na fase final da prova os carros italianos foram derrotados por pneus que não suportaram o ritmo de Vettel e Räikkönen.

Em Silverstone, os pneus apagaram as chances da Ferrari (Sky Sport)

Erros estratégicos e falhas técnicas a partir de então contribuíram para que Hamilton se impusesse frente a um Vettel que ganhou notoriedade por seus lamentos, o mais sonoro deles ocorrido no circuito de rua de Baku. Mestre em criar uma situação em que explorava melhor as relargadas ao final de intervenções do safety car, Hamilton exagerou na dose e o alemão, que vinha sua cola, não foi teutônico o suficiente para se controlar. Ao bater rodas com o carro do rival, propositalmente, o ferrarista anulou qualquer chance de reprimenda da FIA ao inglês e amargou prejuízo moral com seus próprios fãs.

 

Em Baku o campeonato esquentou e dividiu os torcedores de Hamilton e Vettel (Ferrari)

Daí para frente, em particular em Cingapura e no Japão, dois abandonos por problemas mecânicos ajudaram a esfriar muito o que restava de ânimo à brigada da Scuderia. Enquanto isso Hamilton colecionava vitórias, exibia a atitude típica de quem sabe que a vida lhe sorri e seguia marcando pontos em todas as etapas. Mais do que uma presença comum no pódio, ele triunfou em cinco provas praticamente seguidas: Bélgica, Itália, Cingapura, Japão e Estados Unidos.

Verstappen voltou a brilhar na Malásia.Triunfo no México o deixou em evidência (RBCP/Getty Images)

Na outra, Malásia (entre Cingapura e Japão), o inglês foi segundo atrás de outro grande personagem do ano, o holandês Max Verstappen. A prova de Sepang encerrou, ao menos por enquanto, a presença da Malásia na temporada de F-1 e também a fase de menino travesso que acompanhava Verstappen desde o início da temporada. Se Hamilton mostrou maturidade crescente ao longo da temporada, seu rival da Red Bull caminha a passos largos para se firmar como o novo padrão de arrojo da categoria. Com manobras e personalidade que lembram Ayrton Senna, o filho de Jos e Sophie conquistou mais que duas vitórias em 18 largadas deste ano: seu contrato foi estendido para 2020 sem que Daniel Ricciardo se desse conta.

Arrojo demonstrado no México consolida o jovem holandês como astro de 2018 (RBCP/Getty Images)

A maneira como isso aconteceu deixou claro duas coisas: o australiano já não é mais o queridinho na equipe que divide com o holandês — e que a equipe aposta na juventude do rebento, cidadão nascido na belga vila de Hasselt, mas que espalha a cor laranja pelas arquibancadas do mundo. Não é demais lembrar que as distâncias entre muitas cidades da Holanda e Bélgica podem ser cobertas em muito menos tempo que o que se gasta entre os extremos da cidade de São Paulo.

Ricciardo pode romper laços com a Red Bull e assinar com a Mercedes (RBCP/Getty Images)

Voltando ao tema desta coluna: é bem provável que Ricciardo seja o substituto de Valteri Bottas em 2019. Há poucos meses ele declarou que não iria para a Ferrari pois não quer ser segundo piloto para Sebastian Vettel e na semana passada Hamilton elogiou Daniel de maneira a pavimentar um futuro bom relacionamento com quem deve ser seu companheiro de time num futuro próximo.

Bottas e Hamilton devem inverter papéis no Brasil e em Abu Dhabi (Mercedes)

Nem por isso Valtteri Bottas está triste: tudo indica que com os títulos de construtores e de pilotos garantidos pela quarta temporada consecutiva chegou a vez da equipe trabalhar em prol do finlandês. Considerando a fase da Ferrari e o poderio da Mercedes, os 15 pontos de vantagem de Vettel sobre Bottas podem ser invertidos nas duas próximas corridas e garantir o vice-campeonato ao ex-companheiro de equipe de Felipe Massa. Nada mau para quem se sujeitou a fazer um trabalho de desenvolvimento enquanto Hamilton usava o equipamento testado, comprovado e mais eficiente.

Leclerc é favorito para liderar nova fase da Sauber, a equipe B da Ferrari em 2018 (Sauber)

Se Bottas tem o respaldo de uma grande estrutura, o que poderá lhe direcionar a uma equipe de ponta em 2019, há uma turma de jovens que está ávida por uma chance em times menos privilegiados. Alfonso Celis Jr, Antonio Giovinazzi, Charles Leclerc, Pierre Gasly, Sean Gelael, e mais discretamente Sergey Sirotkin, são nomes que tentam conquistar espaço seja como titular, seja como reserva. De todos, Gasly (na futura aliança Toro Rosso-Honda) e Charles Leclerc (na Sauber-Ferrari) estão praticamente garantidos em alinhar em todas as provas da temporada 2018.

Giovinazzi está atento aos movimentos da Haas onde a dupla atual não corresponde (Haas)

Giovinazzi depende da Ferrari para achar uma vaga, possivelmente na Sauber ou na Haas. Apesar de já confirmados para 2018, Romain Grosjean e Kevin Magnussen não têm correspondido à confiança que o time americano lhe dedica e uma mudança não seria de todo surpreendente. A briga por vagas, porém, tem nomes mais experientes: Daniil Kvyat, Robert Kubica, Paul Di Resta, Brendon Hartley…

Ansioso pelo retorno à F-1, Kubica pode acabar no campeonato alemão de GT (Renault)

Destes, o neozelandês Hartley já assinou com a Toro Rosso, onde fará par com o francês Gasly, dupla que termina a temporada esquentando o banco na escuderia que sucedeu à saudosa e querida Minardi. Kvyat provavelmente vai alinhar em outras paragens. Di Resta sonha (e bem alto) com a vaga de Felipe Massa na Williams e Robert Kubica pode muito bem acabar disputando o campeonato alemão de GT.  Quem está cuidando da carreira do polonês é Nico Rosberg, que é sócio do Team Rosberg junto com seu pai e em 2018 inscreverá dois Lamborghini Huracán nesse torneio.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: GaslyGiovinazziHamiltonKubicaLeclercVerstappenVettel
Anterior

FIAT ARGO DRIVE 1,0-L, NO USO (VÍDEO)

Próximo

MOTOR DO HELLCAT À VENDA

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

MOTOR DO HELLCAT À VENDA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação

RENAULT 5 GANHA ESTILIZAÇÃO CHARMOSA AOS 50 ANOS

06/07/2022

KAWASAKI: TRÊS NOVIDADES NA LINHA

06/07/2022
Fotos: divulgação

TOYOTA URBAN CRUISER HYRYDER, NOVO SUVE PARA A ÍNDIA

06/07/2022
Kathryn Richards: a craque do túnel de vento (Foto: Formula Careers)

MULHERES E AUTOMOBILISMO: OUTROS DESTAQUES

06/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação

RENAULT 5 GANHA ESTILIZAÇÃO CHARMOSA AOS 50 ANOS

06/07/2022

KAWASAKI: TRÊS NOVIDADES NA LINHA

06/07/2022
Fotos: divulgação

TOYOTA URBAN CRUISER HYRYDER, NOVO SUVE PARA A ÍNDIA

06/07/2022
Kathryn Richards: a craque do túnel de vento (Foto: Formula Careers)

MULHERES E AUTOMOBILISMO: OUTROS DESTAQUES

06/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In