• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Especial - Fernando Calmon

A INDISPENSÁVEL INSPEÇÃO VEICULAR

identicon por Fernando Calmon
24/11/2017
em Especial - Fernando Calmon, FC, Fernando Calmon






A maior cidade do País, São Paulo, costuma ser um grande laboratório de experiências a céu aberto. Em termos de poluição do ar não é exemplo para todo o País, porém algumas decisões tomadas no passado tentaram amenizar o problema. Uma, indiretamente, foi o rodízio por final de placas para reduzir congestionamentos nas horas de pico. Decisão discutível que gerou várias distorções, entre elas o aumento de circulação de veículos de gerações antigas e poluidoras.

Outra decisão pareceu acertada. A Inspeção Técnica Ambiental (ITA) foi implantada em 2008 na capital paulista. Infelizmente começou errada ao inspecionar só veículos de fabricação recente, nos dois primeiros anos. Foi logo interpretada como meio de arrecadar dinheiro rápido e fácil, desvirtuando objetivos.

Esta Coluna se posicionou a favor da ITA, desde que seguidos os padrões mundiais. Apenas carros com mais de três anos de uso (quarto licenciamento) deveriam ser inspecionados; depois, de dois em anos até o nono ano de fabricação (décimo emplacamento); a partir do décimo ano, os veículos se submeteriam a inspeções anuais. Esse arranjo estimula a renovação da frota com modelos menos poluentes. Motocicletas e veículos a diesel, claro, obedeceriam a intervalos menores.

Em 2014, o prefeito Fernando Haddad deixou de renovar o contrato da empresa responsável Controlar. A volta da inspeção estava prevista para o ano seguinte, de acordo com o cronograma acima citado, mas nunca aconteceu. Agora, o atual prefeito João Dória anunciou um projeto para retornar a ITA, no final de 2018, no cronograma correto. A intenção é isentar a taxa de inspeção de toda a frota. Isso faz pouco sentido, salvo talvez para modelos com mais de 10 anos de fabricação como estímulo aos proprietários.

Outra dificuldade é evitar que veículos emplacados em outros municípios continuem a colaborar para a poluição na capital. Correto seria todo o Estado de São Paulo aderir: há planos meio confusos. Contudo implicações políticas – repetidas em outras unidades federativas – impedem a inspeção em nível nacional. Inconcebível a frota brasileira efetiva de 42 milhões de veículos dispensar controles ambiental e de segurança, à exceção da inspeção sofrível do Estado do Rio de Janeiro.

A prefeitura da cidade de São Paulo pretende multar carros e caminhões de outros municípios e Estados que cruzem a cidade, rotineiramente, sem terem sido inspecionados. Existe a disposição de liberar quem realmente está apenas de passagem, em número de dias por ano a definir, por meio de uma rede de câmeras com registro automático de placas. Não é impossível, mas acrescenta complexidade.

O cerne da questão está nos políticos. Acham que perderiam votos de proprietários de veículos mais antigos, de menor poder aquisitivo e menos propensos a cuidar de emissões e itens de segurança. No entanto, essa omissão custa caro à sociedade tanto no aumento de acidentes quanto na saúde. Um problema que tende a se agravar pois a frota continua a crescer mesmo nesses anos recentes de recessão econômica.

Uma campanha inteligente deveria explicar a todos os benefícios (de segurança e ambientais) da inspeção.

 

RODA VIVA

 

Volkswagen mostrou o sedã Virtus em São Paulo, em prévia para jornalistas e alguns titulares de concessionárias, dois meses antes do lançamento nacional previsto para 21 de janeiro, segundo fonte da Coluna. Com frente idêntica ao Polo, mostra silhueta elegante e amplo espaço para pernas no banco traseiro. Porta-malas de 521 litros é um dos maiores do segmento.

Herbert Diess, presidente mundial da VW, em rápida passagem pelo País, admitiu que só um plano audacioso (20 lançamentos até 2020) e de renovação tecnológica, como o atual, pode levar a marca de volta à liderança no Brasil. A filial também se beneficiará da taxa cambial, agora competitiva, para exportar ainda mais. “Não desistimos do Gol; aguardem”, afirmou.

Volvo XC60 comprova o esforço dos suecos em se aproximar de marcas premium, em especial as alemãs. Destaca-se o interior bem projetado, além da central multimídia superdimensionada e interativa. Motor 2.0 turbo gasolina (254 cv) nada deixa a desejar aos rivais. Falta, contudo, suspensão mais bem calibrada e capaz de dar firmeza, sem ser ruidosa.

Toyota continua com estratégias ambiciosas em relação ao híbrido Prius, que acaba de completar 20 anos de mercado no mundo (no início, restringiu-se ao Japão). Depois de exposição temática no Parque Villa Lobos, em São Paulo, já não esconde o forte propósito de fabricar o modelo em São Bernardo do Campo (SP). No caso teria motor flex associado ao elétrico.

Iniciativa da Bosch na Alemanha, em prol da melhoria da qualidade do ar nas grandes cidades, procura convencer as autoridades metropolitanas de que, apesar do arsenal técnico do conjunto da indústria automobilística (marcas e seus fornecedores) em plena ebulição, há necessidade de fazer mais. Empresa sugere planejamento e gerenciamento de tráfego apurados.

FC

A coluna “Alta roda” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Anterior

FUTURO DE INTERLAGOS MAIS DO QUE AMEAÇADO

Próximo

DEZ GRANDES MOTORES DE CORRIDA ATÉ 1 LITRO

identicon

Fernando Calmon

Próximo

DEZ GRANDES MOTORES DE CORRIDA ATÉ 1 LITRO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022
Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

02/07/2022
Arte: projetopack.com.br

ELETRÔNICA VEICULAR: VIDA DO MOTORISTA VIROU “LIVRO ABERTO”…

02/07/2022
Foto: Autoentusiastas Classic

CHEVETTE 1.7 SILPO: SOLUÇÃO PARA O BAIXO DESEMPENHO DO PEQUENO CHEVROLET 1,4

02/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022
Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

02/07/2022
Arte: projetopack.com.br

ELETRÔNICA VEICULAR: VIDA DO MOTORISTA VIROU “LIVRO ABERTO”…

02/07/2022
Foto: Autoentusiastas Classic

CHEVETTE 1.7 SILPO: SOLUÇÃO PARA O BAIXO DESEMPENHO DO PEQUENO CHEVROLET 1,4

02/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In