• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

DETALHES NEM TÃO PEQUENOS

identicon por Wagner Gonzalez
21/02/2018
em Conversa de Pista, WG






Williams é quem mais inova no carro novo entre os já apresentados.

A nitidez das imagens divulgadas nem sempre ajuda, e no primeiro teste da pré-temporada as equipes já aparecerão com novidades em seus carros. Mesmo assim é possível notar diferenças importantes entre os três modelos já apResentados até agora, o Haas VF-18, o Red Bull RB14 e o Williams FW-41 e os que foram usados em 2017. Desses três o que mais mudou foi o último, com detalhes que lembram muito os carros da Mercedes e da Ferrari. Espera-se que o Sauber-Alfa Romeo C-37 previsto para ser apresentado por volta do meio dia de hoje também traga mudanças significativas em relação ao C-36 usado na temporada passada.

Paddy Lowe, diretor técnico da Williams, admitiu na apresentação do FW-41 que o modelo “concentra um número de novos pontos de partida em relação ao que percorremos no passado” e pode-se dizer que ele não fugiu à verdade: desde já se nota muitas diferenças importantes entre carro e o FW-40. O bico, por exemplo, incorpora defletores laterais fixados longitudinalmente, artifício usado pela Mercedes para melhorar o fluxo de ar em direção aos radiadores e ao redor do monobloco. No painel superior pode-se notar uma saída de ar mais pronunciada, o chamado Duto S, solução que muitos creditam ter sido criada pela Sauber anos atrás. Este recurso ajuda a criar pressão aerodinâmica no eixo dianteiro e com a introdução do halo será explorada como uma forma de laminar o ar na parte superior do chassi. A localização do tubo de Pitot é uma boa referência para notar o maior ângulo de saída desse duto.

Nos detalhes nota-se da principais mudanças do FW-41 em relação aos FW 40 (Williams)

A parte central do chassi do FW-41 é, aparentemente, a que mais novidades trouxe: a posição e o formato dos espelhos, as ranhuras na abertura do habitáculo, o desenho dos barge boards laterais e o formato das tomadas de ar para o motor e radiadores, são provas disso. Consequência do uso do halo, os espelhos retrovisores estão colocados mais afastados do chassi e tem uma carenagem bem mais trabalhada. Embora esses apêndices laterais tenham sido parcialmente encobertos nas fotos de lançamento, pode-se prever que em Barcelona eles aparecerão com ranhuras e aberturas mais pronunciadas.

O FW-40 (E) de 2017 e detalhes do bico do Mercedes W08 usados no FW-41 (Williams/Mercedes)

A seção da entrada de ar para os radiadores laterais segue a solução adotada pela Ferrari no ano passado:  agora está posicionada mais alta e foi bastante reduzida; o formato do capô do motor faz supor que essa solução aumenta a velocidade e a pressão dentro da carenagem. A tomada de para o motor e resfriamento de subsistemas agora segue o desenho adotado pela Mercedes. Em resumo, a passagem de Paddy Lowe pela Mercedes foi convertida em soluções práticas.

Em relação ao VF-17 (E), o VF-18 traz tomadas de ar maiores para os radiadores e motor (Haas)

O Haas VF-18, modelo projetado e construído pela Dallara, um dos maiores, senão o maior, fabricantes de automóveis de corrida em todo o mundo, segue uma linha mais conservadora. O bico do carro deste ano mantém o desenho do VF-17 mas agora os pontões laterais foram prolongados à frente. A lateral do monobloco ganhou dois defletores posicionados adiante do suporte dos retrovisores e as entradas de ar para o radiador foram redimensionadas. Os painéis laterais foram divididos em quatro elementos, em do elemento único do carro que iniciou a temporada passada. A entrada de ar para o motor foi aumentada.

A vista lateral já deixa claro que o RB14 tem perfil aerodinâmico mais apurado que o RB13 (RBCP)

O Red Bull RB14 apresenta um bico dianteiro com inclinação contínua e um calombo próximo do encaixe dessa peça com o monobloco. A ausência de barge boards laterais deve deixar de existir logo nos primeiros testes. A tomada de ar do motor foi alterada substancialmente e agora tem uma seção mais uniforme; o relevo do capô do motor está mais afilado e permite melhor escoamento de ar entre a carroceria e os pneus traseiros. Esta área é um ponto crítico para os engenheiros: quando em movimento o fluxo aerodinâmico naturalmente se movimenta da dianteira para a traseira enquanto o movimento das rodas e pneus cria um movimento inverso, o que resulta numa zona de turbulência que afeta o equilíbrio aerodinâmico do carro. Pelo que se viu nas fotos feitas em Silverstone o RB14 deverá aparecer com mais penduricalhos nos testes de Barcelona.

A vista traseira dos modelos RB14 (E) e RB 13 confirmam o emagrecimento do carro (RBCP)

WG

A coluna “Conversa de pista” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.





Tags: Haas VF-18Red Bull RB14Williams FW41
Anterior

BOMBEIROS ADOTAM QUADRICICLOS PARA TRABALHO

Próximo

HONDA CB 500X: RÁPIDA, AGRADÁVEL E SENSATA

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo

HONDA CB 500X: RÁPIDA, AGRADÁVEL E SENSATA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In