A General Motors – não mais ‘do Brasil’, em vez disso ‘Mercosul’ — apresentou semana passada em Foz do Iguaçu, PR, a nova minivan Spin, modelo 2019. A Spin foi lançada em 2012. Vem em quatro versões — LS, LT, LTZ e Activ7 — e sete configurações, das quais duas inéditas, uma com câmbio automático mais acessível e outra aventureira com opção de sete lugares. Na Activ o estepe deixou de ser fixado externamente ao veículo, passando ao interior do porta-malas.
Os preços são: LS, R$ 63.900; LT, 68.990 (ambas de cinco lugares); LTZ, de sete lugares, R$ 78.490; e Activ7, de sete lugares também, R$ 83.490. Existe na linha a Activ5, de cinco lugares, mas ainda não está disponível. Vendas começaram este mês.
O objetivo claro foi conferir à minivan um visual mais elegante e alinhado com a nova família de crossovers da marca em todo o mundo. Nota-se logo o capo mais inclinado, com ganho em aerodinâmica. Os faróis estão mais afilados e há a opção de luz de rodagem diurna em LED. Os para-choques apresentam novos contornos.
Na traseira, totalmente remodelada, o defletor de teto é integral à porta de carga, que ganhou contornos mais envolventes e rebaixo central para a placa de licença, e as lanternas são mais alongadas e bipartidas.
O motor do novo Spin é o família-1 1,8 ECO flex, recentemente atualizado, de 106/111 cv a 5.200 rpm e 16,8 m·kgf a 2.800 rpm e 17,7 m·kgf a 2.600 rpm; a taxa de compressão é 12,5:1 e a injeção é no duto. A arquitetura é monocomando no cabeçote acionado por correia dentada e duas válvulas por cilindro.
A GM informa ter sido aplicada nova calibração do câmbio automático epicíclico GF6-2 (joint venture GM-Ford) para trocas de marchas mais suaves. Segundo a fabricante, houve ganho de cerca de 1 segundo nas acelerações da imobilidade e retomadas de velocidade.
A Activ7 com câmbio automático de seis marchas, com álcool, acelera de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e retoma de 80 a 120 km/h em 9,7 segundos, se valendo, claro, da redução automática comandada pelo kickdown (abertura rápida do acelerador). O consumo, pelo Inmetro, é 10,3/7 km/l na cidade e 12/8,3 km/l na estrada.
Já a LTZ manual, de 6 marchas também, e com álcool, vai de 0 a 100 km;h em 10,2 segundos em 11,7 e na retomada 80-120 km/h gasta 11,7 segundos, em quinta marcha. O consumo de combustível urbano é de 10,4/7,8 km/l e o rodoviário, 13,2/9 km/l.
A tecnologia de grade do radiador ativa, exclusividade na categoria segundo a GM, que abre e fecha automaticamente segundo a necessidade de entrada de ar no radiador, contribui para reduzir o consumo de combustível ao aprimorar a aerodinâmica.
Uma das novidades na Spin 2019 é o banco traseiro (da versão 5-lugares) ser corrediço em 110 miímetros. Com isso, o porta-malas de 710 litros pode chegar a 756 litros com o banco todo avançado. O encosto desse banco tem o ângulo do encosto ajustável.
Interior
Os encostos dos bancos dianteiros foram redesenhados visando maior espaço para as pernas dos ocupantes do banco traseiro; são 260 mm mais.
O desenho dos painéis e consoles da nova Spin estão mais refinados e combinam diferentes texturas e cores, que abrangem também os revestimentos dos bancos.
O maior incremento está na versão de luxo LTZ, que passa a adotar revestimentos premium nos bancos com costura pespontada, acompanhando o mesmo estilo aplicado no acabamento do volante de direção. O novo quadro de instrumentos passa a ser compartilhado com o Chevrolet Tracker, com conta-giros e velocímetro circulares.
A quantidade de mostradores é maior e há a opção do novo computador de bordo. Saídas do ar-condicionado, porta-luvas, moldura da central multimídia e comandos como o dos vidros, travas e retrovisores elétricos foram atualizados pensando também na ergonomia.
A nova minivan oferece, de série ,os equipamentos mais valorizados pelo consumidor, como ar-condicionado, direção eletroassistida, câmbio manual e automático de seis marchas, além de travas e vidros elétricos com comando por controle remoto na chave.
Retrovisores com ajuste elétrico e sensor de estacionamento agora são itens de série desde a versão LT, que ganha uma configuração com câmbio automático. A conectividade inclui o multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay além da opção do sistema de telemática avançada OnStar, que agora é capaz de alertar o usuário para o não esquecimento de objetos e pessoas nos bancos traseiros do carro, semelhante ao sistema do Chevrolet Equinox. A tecnologia, exclusiva da marca, permite, entre outros serviços, comandar funções do veículo e realizar checagem de sistemas de forma remota, por meio de aplicativo no smartphone.
As versões mais sofisticadas LTZ e Activ somam comodidades como a câmera de ré com linhas-guias, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, ajuste de altura dos faróis, além de luz de posição em LED.
As inovações na nova Spin se estendem também à dinâmica do veículo, visando maior conforto e a otimização do desempenho sem comprometer a eficiência energética. Para isso, a arquitetura recebeu tecnologias que elevaram a segurança e melhoram a dirigibilidade, principalmente em condições adversas. A suspensão foi repensada para proporcionar uma condução mais suave e prazerosa, com melhor absorção de impactos e controle do veículo também nas várias situações de tráfego.
No caso da versão Activ, o reposicionamento do estepe da tampa do porta-malas para o assoalho e o rearranjo de outras massas contribuíram para uma melhor concentração do peso na parte inferior do veículo, abaixando o centro de gravidade.
A Spin sempre foi um veículo útil e procurado, mas carecia de um desenho agradável. Agora ficou mais agradável à vista e pode atrair mais compradores.
E amanhã começa o teste no uso da nova Spin.
BS
FICHA TÉCNICA CHEVROLET SPIN ANO-MODELO 2019 | |||
LS/LT | LTZ | ACTIV | |
MOTOR | |||
Denominação | 1,8 ECO Flex | ||
Tipo | 4 cilindrros em linha, transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, correia dentada, duas válvulas por cilindro, injeção no duto, aspiração atmosférica, flex | ||
Diâmetro dos cilindros e curso dos pistões (mm) | 80,5 x 88,2 | ||
Cilindrada (cm³) | 1.796 | ||
Taxa de compressão (:1) | 12,3 | ||
Potência (cv/rpm, G/A) | 106/111/5.200 | ||
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 16,6/2.800//17,7/2.600 | ||
SISTEMA ELÉTRICO | |||
Bateria (V) | 12 | ||
Capacidade (A·h) | 50 | ||
Alternador (A) | 100 | ||
TRANSMISSÃO | |||
Tipo | Transeixo dianteiro com câmbio manual ou automático epicíclico, 6 marchas mais ré, tração dianteira | ||
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | Independente, McPherson, braço transversal em “L”, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | ||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora inregral ao eixo | ||
DIREÇÃO | |||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade | ||
FREIOS | |||
Atuação | Hidráulica com duiplo-circuito em diagonal | ||
Controle | ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem | ||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. | ||
Ttraseiros (Ø mm) | Tambor/n.d. | ||
RODAS E PNEUS | |||
Rodas | Aço estampado 6Jx15 com calotas ou liga de alumínio 6Jx15 | Liga de alumínio 6,5Jx16 | |
Estepe | Roda de aço estampado 4Bx15 | – | – |
Pneus | 195/65R15 | 205/60R16 | |
Estepe | T115/70R16 | – | – |
DIMENSÕES (mm) | |||
Comprimento | 4.416 | 4.415 | |
Largura sem/com espelhos | 1.735/1.953 | 1.764/1.953 | |
Altura | Manual 1.687; automático 1.609 | 1.689 | |
Distância entre eixos | 2.620 | ||
PESOS E CAPACIDADES | |||
Peso em ordem de marcha (kg) | LS 1.167; LT 1.186 | Man. 1.207; aut. 1.235 | 1.271/1.293 |
Tanque de combustível | 53 | ||
Porta-malas (L), até borda superior do encosto do banco/até o teto | |||
7 lugares | – | 162/199 | |
7 lugares com 3ª fileira de bancos rebatida | – | 553/864 | |
7 lugares com 2ª fileira de bancos rebatida | – | 952/1.608 | |
5 lugares | 710/1.021 | – | 710/1.021 |
5 lugares com 2ª fileira de bancos rebatida | 1.068/1.841 | – | 1.068/1.841 |
EQUIPAMENTOS CHEVROLET SPIN 2019 | |||||||
LS 5 lug | LT 5 lug | LTZ 7 lug | Activ 5 | Activ 7 | |||
Manual | Manual | Autom. | Manual | Autom. | Manual | Autom. | |
SEGURANÇA | |||||||
Alarme antifurto | • | • | • | • | • | • | • |
Alças de teto (4) | • | • | • | • | • | • | • |
Alerta de pressão beixa do pneus | • | • | • | • | • | • | • |
Aviso sonoro de cinto desatado | • | • | • | • | • | • | • |
Bolsa infláveis duplas (obrigatórias) | • | • | • | • | • | • | • |
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis | • | • | • | • | • | • | • |
Faróis de neblina | • | • | • | • | • | • | • |
Freio ABS (obrigatórios) e distribuição eletrônica das forças de frenagem | • | • | • | • | • | • | • |
Imobilizador de motor | • | • | • | • | • | • | • |
Luz de posição em LED | – | – | – | • | • | • | • |
Luz traseira de neblina | • | • | • | • | • | • | • |
Regulagem de altura do facho dos faróis | • | • | • | • | • | • | • |
Repetidoras de setas nos para-lamas dianteiros | • | • | • | • | • | • | • |
Travas p/ crianças nas portas traseiras | • | • | • | • | • | • | • |
APARÊNCIA | |||||||
Adesivo de coluna na cor preta (exceto na cor preto Ouro Negro e azul Blue Eyes | • | • | • | • | • | • | • |
Alavanca do freio de estacionamento com detalhe cromado | • | • | • | • | • | • | • |
Carcaça dos expelhos externos na cor da carroceria | – | • | • | • | • | – | – |
Carcaça dos expelhos externos na cor preto brilhante | – | – | – | – | – | • | • |
Carcaça dos expelhos externos pretas | • | – | – | – | – | – | – |
Grade frontal com detalhes cromados | – | – | – | • | • | – | – |
Grade frontal com detalhes cromados escurecidos | – | – | – | – | – | • | • |
Grade frontal com detalhes em prata “Link Silver” | • | • | • | – | – | – | – |
Lanternas com superfície interna escurecida | – | – | – | – | – | • | • |
Maçanetas externas na cor do veículo | • | • | • | • | • | • | |
Maçanetas internas cromadas | – | – | • | • | • | • | |
Manopla da alavanca de câmbio com detalhe na cor preto brilhante “High Gloss” | – | – | – | • | • | • | • |
Molduras de proteção lateral na cor preta | – | – | – | – | – | • | • |
Painel de instrumentos em preto “Jet Black” | • | • | • | • | • | • | • |
Para-choques bicolores (cor do veículo e preto) com detalhes em prata brilhante | – | – | – | – | – | • | • |
Para-choques pintados na cor do veículo | • | • | • | – | – | – | – |
Para-choques pintados na cor do veículo com detalhes traseiros cromados | – | – | – | • | • | – | – |
Rack de teto | – | • | • | • | • | – | – |
Rack de teto de barra dupla com design exclusivo Activ | – | – | – | – | – | • | • |
Roda de aço aro 15″ com calotas integrais | • | – | – | – | – | – | – |
Rodas de liga de alumínio 15″ | • | – | – | – | – | – | – |
Rodas de liga de alumínio 16″ | – | – | – | • | • | – | – |
Rodas de liga de alumínio 16″ com desenho exclusivo Activ | – | – | – | – | – | • | • |
Saias laterais com detalhes em prata brilhante | – | – | – | – | – | • | • |
Volante com revestimento premium e detalhes na cor cinza | – | – | • | – | – | – | – |
Volante com revestimento premium e detalhes na cor prata | – | – | • | • | • | • | |
Volante de 3 raios e detalhes na cor cinza | – | • | – | – | – | – | – |
CONFORTO E COMODIDADE | |||||||
Ajuste da iluminação dos instrumentos | • | • | • | • | • | • | • |
Ajuste de alttura dos cintos dianteiros | • | • | • | • | • | • | • |
Ajuste de altura do volante de direção | • | • | • | • | • | • | • |
Ar-condicionado | • | • | • | • | • | • | • |
Câmbio automático de 6 marchas com trocas manuais sequenciais | – | – | • | – | • | • | • |
Cãmbio manual de 6 marchas | • | • | – | • | – | – | – |
Câmera de ré | – | – | – | • | • | • | • |
Chave-canivete | • | • | • | • | • | • | • |
Cintos traseiros de três pontos (3) | • | • | • | • | • | • | • |
Cobertura do porta-malas | – | • | • | – | – | – | – |
Computador de bordo com mostrador no painel de instrumentos com funções de consumo médio, autonomia, entre outras | – | – | – | • | • | • | • |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro com comandos no volante | – | – | • | • | • | • | • |
Desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro | • | • | • | • | • | • | • |
Destravamento da portinhola do tanque por controle remoto na chave e botão no interior do veiculo | • | • | • | • | • | • | • |
Direção eletroassistida indexada à velocidade | • | • | • | • | • | • | • |
Iluminação no porta-luvas | – | – | – | • | • | • | • |
Indicador de troca de marchas | • | • | – | • | – | – | – |
Limpador e lavador do vidro traseiro | • | • | • | • | • | • | • |
Luz interna de cortesia/leitura para motorista e passageiro | • | • | • | – | – | • | • |
Luzes de leitura dianteiras | – | – | – | • | • | – | – |
Luzes de leitura traseiras | • | • | • | • | • | • | • |
Para-sóis com espelho | • | • | • | • | • | • | • |
Quadro de instrumentos com conta-giros, Velocímetro com display digital, hodômetro parcial e marcador de nível de combustível. | • | • | • | • | • | • | • |
Sensor crepuscular | – | – | – | • | • | • | • |
Sensor de chuva | – | – | – | • | • | • | • |
Sensor de estacionamento traseiro | – | • | • | • | • | • | • |
Sistema de grade ativa do radiador | • | • | • | • | • | • | • |
Tomada 12 V | • | • | • | • | • | • | • |
Travamento elétrico das portas com acionamento na chave | • | • | • | • | • | • | • |
Vidro elétrico nas portas um-toque, antiesmagamento e abertura/fechamento automático pela chave | • | • | • | • | • | • | • |
BANCOS | |||||||
Banco da segunda fileira bipartido e rebatível | • | • | • | • | • | • | • |
Banco da segunda fileira corrediço | • | • | • | • | • | • | • |
Banco da terceira fileira rebatível | – | – | – | • | • | – | • |
Banco do motorista com regulagem de altura | • | • | • | • | • | • | • |
Bancos com revestimento premium | – | – | – | • | • | – | – |
Bancos de tecido diferenciado na cor preto | • | • | • | – | – | – | – |
Bancos híbridos (tecido e acabamento premium) exclusivo da versão Activ | – | – | – | – | – | • | • |
Encosto de cabeça (3) no banco da segunda fileira | • | • | • | • | • | • | • |
Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura | • | • | • | • | • | • | • |
SISTEMA DE ÁUDIO | |||||||
Pré-disposição para rádio (fiação) | • | – | – | – | – | – | – |
Chevrolet MyLink, com tela LCD tátil de 7″, rádio AM/FM, USB e Aux-in, função audio streaming, conexão Bluetooth para celular, aplicativos para smartphone e configuraçoes do veículo | – | • | • | • | • | • | • |
Conjunto de alto-falantes (4 unidades) | – | • | • | • | • | • | • |
Antena de teto | – | • | • | • | • | • | • |
ACABAMENTO INTERNO | |||||||
Acabamento interno na cor “Jet Black” e “Very Light Platinum” (Tonalidade preta e cinza claro) | • | • | • | • | • | • | • |
CORES EXTERNAS | |||||||
Amarelo Stone (perolizada) | – | – | – | – | – | • | • |
Azul Blue Eyes (metálica) | • | • | • | • | • | • | • |
Azul Caribe (perolizada) | – | – | – | • | • | – | – |
Branco Summit (sólida) | • | • | • | • | • | • | • |
Cinza Graphite (metálica) | • | • | • | • | • | – | – |
Cinza Satin Steel (metálica) | • | • | • | • | • | • | • |
Prata Switchblade (metálica) | • | • | • | • | • | • | • |
Preto Ouro Negro (metálica) | • | • | • | • | • | • | • |