• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BF

DR. CAOA REESCREVE A HISTÓRIA DA NOSSA INDÚSTRIA

identicon por Boris Feldman
04/08/2018
em BF, Opinião de Boris Feldman






Sempre se questionou por que diabos o Brasil tem a Embraer, mas nenhuma fábrica brasileira de automóveis. A resposta veio no ano passado.

 

Entrevistei o Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade em abril de 2012 e publiquei artigo que tinha como título “O sonho do Dr. Caoa”. O texto começava assim: “Nenhum empresário do setor de automóveis no Brasil desperta tanta controvérsia como o Dr Caoa”.

E terminava assim:

“Além de importar e comercializar automóveis, o grupo Caoa foi muito além e investiu pesado para instalar uma fábrica em Anápolis (GO). Tem licença da própria Hyundai para fabricar os caminhõezinhos HR e HD 78. Monta também a antiga versão do Tucson e se prepara para produzir a nova (ix35) nos próximos meses.

E tem um sonho: fabricar um automóvel nacional. “Como assim, Dr. Caoa?”.  Resposta na ponta da língua: “Já tem um escritório de design na Itália elaborando uma nova e moderna carroceria para a plataforma do Tucson. Estou negociando com a Fiat (que já lhe fornece os motores Diesel para o HD 78) um motor nacional para equipar o novo carro. Faço com os coreanos o mesmo que eles fizeram com os japoneses: começaram fabricando e copiando seus produtos, depois desenvolveram seus próprios automóveis”. Será que o Dr. Caoa é o João Gurgel que vai dar certo?

Deu. Ele não copiou os coreanos mas foi muito além: assumiu no ano passado o controle da operação da Chery no Brasil, manteve os chineses como sócios e continua fabricando seus modelos em Jacareí (SP) e Anápolis (GO), onde ainda produz também modelos da Hyundai. Golpe de mestre: o que era encrenca para os chineses virou sopa no mel para o grupo Caoa. O consumidor, até então desconfiado da marca e da precária rede de concessionárias, foi conquistado pela credibilidade e know-how do grupo no mercado.

O Dr. Caoa está reescrevendo a história da nossa indústria automobilística, que jamais teve uma grande fábrica nacional, mas apenas tentativas fracassadas como as do Eike Batista (jipes JPX em MG), João Gurgel (jipes e compactos em SP), Mário Araripe (Troller no Ceará), Puma (esportivos em São Paulo) e algumas outras já fechadas ou em ritmo cambaleante.

Não me esqueço do João Gurgel contando que, durante seu curso de engenharia, um professor pediu que cada aluno desenvolvesse um projeto. João levou o de um automóvel e foi repreendido: “Automóvel não se produz, compra-se”. Desafiou o professor, chegou a produzir dezenas de milhares de jipes e carros compactos, mas deu no que deu.

O desafio do Dr. Caoa é muito  mais consistente, pois assumiu uma fábrica em funcionamento,  compartilha seu know-how e tem futuro arquitetado com vários lançamentos definidos a curto e longo prazo. Não se trata de mais um aventureiro, pois tem sólida experiência no setor, desde a linha de montagem até o desenvolvimento de uma rede de concessionários, na logística de distribuição, marketing, pós-venda e peças de reposição. Representou marcas importantes como a Renault (antes de os franceses estabelecerem fábrica no país), Ford (está entre os maiores concessionários da marca no mundo), a coreana Hyundai e a japonesa Subaru.

Quando a Hyundai ainda construía sua fábrica em Piracicaba, visitei a empresa na Coreia do Sul. Numa entrevista com seus diretores, comentei sobre seu importador no Brasil. De como um médico na Paraíba tornou-se o maior empresário do setor automobilístico no país. E, para provocá-los, as controvérsias levantadas por seus exageros publicitários. As brigas com a imprensa (inclusive comigo) e com o órgão de ética da propaganda, o Conar. Os coreanos fingiram que me ouviam com muito interesse e, ao final, só comentaram — pragmaticamente — que o “doutor” fazia o melhor trabalho de marketing institucional da marca no mundo…

A imprensa sempre questionou por que diabos existe no Brasil a Embraer, detentora da mais complexa tecnologia aeronáutica, muito mais sofisticada que a automobilística, e nenhuma empresa genuinamente brasileira entre as nossas dezenas de fábricas de automóveis.

Quem deu a resposta foi o Dr. Caoa…

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

Mais Boris?  autopapo.com.br





Tags: BFCAOAHyundai
Anterior

NOVO HONDA CIVIC DIESEL: ESTARÁ MESMO MORTO O DIESEL NA EUROPA?

Próximo

O MELHOR CARRO DO MERCADO NACIONAL EM CADA UMA DAS DÉCADAS

Próximo

O MELHOR CARRO DO MERCADO NACIONAL EM CADA UMA DAS DÉCADAS

Nenhum resultado
View All Result

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Foto: noticias.uol.com.br

ACIDENTES: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

02/04/2023
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

19/06/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

20/09/2014
Foto: lugaresfantasticos.blogspot.com

SUMIRAM DOIS TÚNEIS DA IMIGRANTES (SUBIDA)

27/10/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Drugovich marcou o terceiro tempo no primeiro livre em Abu Dhabi (Foto: Aston Martin)

DRUGOVICH ENFRENTA ESCOLHA COMPLICADA

05/12/2023
Foto: Volkswagen Divulgação

A “CERTIDÃO DE NASCIMENTO” DE VEÍCULOS VW CLÁSSICOS CHEGA AO BRASIL

04/12/2023
Mitsuoka M55 (Fotos: Divulgação Mitsuoka exceto indicado diferentemente)

MITSUOKA M55 CONCEPT, UM MUSCLE CAR À JAPONESA

04/12/2023
Captação de imagens: ALI/GM e autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

SILVERADO HIGH COUNTRY, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

03/12/2023

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Drugovich marcou o terceiro tempo no primeiro livre em Abu Dhabi (Foto: Aston Martin)

DRUGOVICH ENFRENTA ESCOLHA COMPLICADA

05/12/2023
Foto: Volkswagen Divulgação

A “CERTIDÃO DE NASCIMENTO” DE VEÍCULOS VW CLÁSSICOS CHEGA AO BRASIL

04/12/2023
Mitsuoka M55 (Fotos: Divulgação Mitsuoka exceto indicado diferentemente)

MITSUOKA M55 CONCEPT, UM MUSCLE CAR À JAPONESA

04/12/2023
Captação de imagens: ALI/GM e autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

SILVERADO HIGH COUNTRY, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

03/12/2023

AE NO INSTA

PUBLICIDADE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.