• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

DR. CAOA REESCREVE A HISTÓRIA DA NOSSA INDÚSTRIA

identicon por Boris Feldman
05/08/2018
em BF, Opinião de Boris Feldman






Sempre se questionou por que diabos o Brasil tem a Embraer, mas nenhuma fábrica brasileira de automóveis. A resposta veio no ano passado.

 

Entrevistei o Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade em abril de 2012 e publiquei artigo que tinha como título “O sonho do Dr. Caoa”. O texto começava assim: “Nenhum empresário do setor de automóveis no Brasil desperta tanta controvérsia como o Dr Caoa”.

E terminava assim:

“Além de importar e comercializar automóveis, o grupo Caoa foi muito além e investiu pesado para instalar uma fábrica em Anápolis (GO). Tem licença da própria Hyundai para fabricar os caminhõezinhos HR e HD 78. Monta também a antiga versão do Tucson e se prepara para produzir a nova (ix35) nos próximos meses.

E tem um sonho: fabricar um automóvel nacional. “Como assim, Dr. Caoa?”.  Resposta na ponta da língua: “Já tem um escritório de design na Itália elaborando uma nova e moderna carroceria para a plataforma do Tucson. Estou negociando com a Fiat (que já lhe fornece os motores Diesel para o HD 78) um motor nacional para equipar o novo carro. Faço com os coreanos o mesmo que eles fizeram com os japoneses: começaram fabricando e copiando seus produtos, depois desenvolveram seus próprios automóveis”. Será que o Dr. Caoa é o João Gurgel que vai dar certo?

Deu. Ele não copiou os coreanos mas foi muito além: assumiu no ano passado o controle da operação da Chery no Brasil, manteve os chineses como sócios e continua fabricando seus modelos em Jacareí (SP) e Anápolis (GO), onde ainda produz também modelos da Hyundai. Golpe de mestre: o que era encrenca para os chineses virou sopa no mel para o grupo Caoa. O consumidor, até então desconfiado da marca e da precária rede de concessionárias, foi conquistado pela credibilidade e know-how do grupo no mercado.

O Dr. Caoa está reescrevendo a história da nossa indústria automobilística, que jamais teve uma grande fábrica nacional, mas apenas tentativas fracassadas como as do Eike Batista (jipes JPX em MG), João Gurgel (jipes e compactos em SP), Mário Araripe (Troller no Ceará), Puma (esportivos em São Paulo) e algumas outras já fechadas ou em ritmo cambaleante.

Não me esqueço do João Gurgel contando que, durante seu curso de engenharia, um professor pediu que cada aluno desenvolvesse um projeto. João levou o de um automóvel e foi repreendido: “Automóvel não se produz, compra-se”. Desafiou o professor, chegou a produzir dezenas de milhares de jipes e carros compactos, mas deu no que deu.

O desafio do Dr. Caoa é muito  mais consistente, pois assumiu uma fábrica em funcionamento,  compartilha seu know-how e tem futuro arquitetado com vários lançamentos definidos a curto e longo prazo. Não se trata de mais um aventureiro, pois tem sólida experiência no setor, desde a linha de montagem até o desenvolvimento de uma rede de concessionários, na logística de distribuição, marketing, pós-venda e peças de reposição. Representou marcas importantes como a Renault (antes de os franceses estabelecerem fábrica no país), Ford (está entre os maiores concessionários da marca no mundo), a coreana Hyundai e a japonesa Subaru.

Quando a Hyundai ainda construía sua fábrica em Piracicaba, visitei a empresa na Coreia do Sul. Numa entrevista com seus diretores, comentei sobre seu importador no Brasil. De como um médico na Paraíba tornou-se o maior empresário do setor automobilístico no país. E, para provocá-los, as controvérsias levantadas por seus exageros publicitários. As brigas com a imprensa (inclusive comigo) e com o órgão de ética da propaganda, o Conar. Os coreanos fingiram que me ouviam com muito interesse e, ao final, só comentaram — pragmaticamente — que o “doutor” fazia o melhor trabalho de marketing institucional da marca no mundo…

A imprensa sempre questionou por que diabos existe no Brasil a Embraer, detentora da mais complexa tecnologia aeronáutica, muito mais sofisticada que a automobilística, e nenhuma empresa genuinamente brasileira entre as nossas dezenas de fábricas de automóveis.

Quem deu a resposta foi o Dr. Caoa…

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

Mais Boris?  autopapo.com.br





Tags: BFCAOAHyundai
Anterior

NOVO HONDA CIVIC DIESEL: ESTARÁ MESMO MORTO O DIESEL NA EUROPA?

Próximo

O MELHOR CARRO DO MERCADO NACIONAL EM CADA UMA DAS DÉCADAS

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

O MELHOR CARRO DO MERCADO NACIONAL EM CADA UMA DAS DÉCADAS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022
Foto: Cristiano Zank

NOVO CAUSO: MEU FUSCA 74

04/07/2022
Fotos: divulgação

CONTINUATION: JAGUAR OFERECE C-TYPE COMO 70 ANOS ATRÁS

04/07/2022
Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In