Atualizada em 21/9/18 às 16:40
A Volkswagen lançou hoje (20/9) o novo Jetta, modelo que está na sétima geração. Produzido na fábrica de Puebla, México, foi apresentado no Salão de Detroit no começo do ano. O modelo surgiu em 1979 e a última geração é de 2010.
Chega em duas versões, Comfortline por R$ 109.990, e R-Line por R$ 119.990. O único opcional é o teto solar panorâmico, que custa R$ 4.990.
O R-Line traz o logo respectivo no volante, insertos com desenho R-Line no interior e revestimento interno do teto e colunas em preto.
O Jetta cresceu 43 mm no comprimento para 4.702 mm, 37 mm no entre-eixos para 2.688 mm, 21 mm na largura para 1.798 mm, e manteve a altura de 1.458 mm. Mudança nos balanços: o dianteiro diminuiu 10 mm, é 898 mm agora (menos tendência a raspar a frente em valetas), e o traseiro aumentou 16 mm para 1.118 mm. O capacidade do porta-malas permaneceu 510 litros.
A aerodinâmica piorou ligeiramente, o Cx era 0,296 e passou a 0,299 por conta do aumento da área frontal de 2,19 m² para 2,21 m².
O espaço no banco traseiro, que já era bom, está maior tanto longitudinal quando lateralmente. Uma mudança importante no desenho é agora o Jetta ter seis janelas ante quatro. A surpresa desagradável foi não haver saída de climatização para o banco traseiro.
O motor é unicamente o EA211 1,4 TSI, de quatro cilindros com bloco de alumínio, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos, no interior paulista. Com turbocompressor, desenvolve 150 cv a 5.000 rpm e 25,5 m·kgf de 1.400 a 3.500 rpm, independente de estar com gasolina, álcool ou mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. O câmbio é o epicíclico Aisin AQ250 de seis marchas. Trocas sequenciais são feitas pela alavanca, sobem para frente/reduzem para trás.
Pneus são 205/55R17H (Bridgestone Ecopia EP422 Plus no carro que dirigi). O estepe é temporário (T-125/90R16N, Continental)
Com peso em ordem de marcha de 1.331 kg, a relação peso-potência é de 8,9 kg/cv, proporcionando aceleração 0-100 km/h em 8,9 segundos e velocidade máxima de 210 km/h. O câmbio troca ascendente a 6.000 rpm, 1.000 rpm acima da rotação de potência máxima.
O consumo de combustível oficial Inmetro/PBVE é 10,9/7,4 km/l na cidade e 14/9,6 km/l na estrada. Com os 50 litros do tanque pode-se contar com autonomia de 700 quilômetros em viagem.
Dirigi o novo Jetta numa apresentação prévia, ida e volta a Guarujá, e o veículo embute todo o DNA da marca em desempenho, comportamento em curva e ruído mínimo a bordo. Senti falta da função roda-livre mesmo o câmbio tendo função ECO. A 120 km/h o motor está a 2.170 rpm.
A suspensão dianteira é McPherson e a traseira, por eixo de torção. Freio são a disco nas quatro rodas e o freio de estacionamento é eletromecânico.
Recheado de equipamentos
O quadro de instrumentos da versão R-Line, seguindo a tendência da marca, é virtual e por isso configurável, com já vimos no Polo e Virtus, item opcional nestes mas de série no Jetta. A tela é de 10,25 polegadas e pode exibir dados de condução, navegação e assistência ao motorista. A partida é por botão com chave presencial e o destravamento de portas para acesso é por aproximação, o mesmo ao deixar o veículo.
Já o sistema de infotenimento está numa tela tátil de 8 polegadas com sensores de aproximação, comando de voz, Bluetooth, duas entradas USB e o App Connect. O ar-condicionado é digital bizona Climatronic de série.
Como no Virtus, há o manual cognitivo, em que se pode fazer perguntas por voz ou por texto, tanto em português quanto em espanhol, ou usando o smartphone para transmitir imagem do painel a fim de dirimir alguma dúvida. O sistema é atualizado permanentemente e o leque de respostas aumentou consideravelmente mediante inteligência artificial.
Veja a lista dos principais equipamentos do novo Jetta após a ficha técnica.
Em breve faremos o teste ‘no uso’ do novo Jetta. Por enquanto pode-se dizer que é mais um boa opção de sedã médio no mercado.
BS
FICHA TÉCNICA DO VW NOVO JETTA 2019 COMFORTLINE/R-LINE | |
MOTOR | |
Designação | EA211 R4 |
Descrição | 4-cilindros, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcrum hidráulico, correia dentada, variador de fase admissão e escapamento, injeção direta, turbocompressor com interresfriador, flex |
Diâmetro x curso (mm) | 74,5 x 80 |
Cilindrada (cm³) | 1.395 |
Taxa de compressão (:1) | 10 |
Potência máxima (cv/rpm) | 150/5.000 (com qualquer combustível) |
Torque máximo (m·kgf/rpm,) | 25,5/1.400-3.500 (com qualquer combustível) |
Comprimento da biela (mm) | 140 |
Relação r/l | 0,285 |
Corte de rotação | 6.500 (teórico, sobe marcha a 6.000 rpm) |
Gerenciamento do motor | Bosch MED |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo dianteiro com câmbio automático epicíclico Aisin AQ250 de 6 marchas marchas à frente e ré, Tiptronic pela alavanca, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,459; 2ª 2,508; 3ª 1,556; 4ª 1,142; 5ª 0,851; 6ª 0,672; ré 3,185 |
Relações de diferencial (:1) | 3,234 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço transversal em “L”, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mín. de curva (m) | 11,2 |
Relação de direção (média, :1) | 15 |
N° de voltas entre batentes | 3 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/288 |
Traseiros (Ø mm) | Disco/272 |
Controle | ABS (obrigatório), EBD e assistência à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 7×17 |
Pneus | 205/55R17H (estepe temporário T125/90R16N, Continental, roda de aço) |
Marca e tipo no carro testado | Bridgestone Ecopia EP422 Plus |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.331 |
Carga máxima | 519 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,299 |
Área frontal (m²) | 2,210 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,661 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.702 |
Largura sem/com espelhos | 1.799 / 2.037 |
Altura | 1.474 |
Distância entre eixos | 2.688 |
Bitola dianteira/traseira | 1.540/1.533 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 510 |
Tanque de combustível | 50 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,9 |
Retomada 80-120 km/h (kickdown, s) | 6,1 |
Velocidade máxima (km/h) | 210 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 10,9/7,4 |
Estrada (km/l, G/A) | 14/9,6 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª (km/h) | 53,3 |
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) | 2.170 |
Rotação em vel. máxima, 5ª (rpm) | 5.000 |
MANUTENÇÃO | |
Revisão (km/tempo) | 10.000/1 ano (as três primeiras são grátis) |
Troca de óleo do motor (km/tempo) | 10.000/1 ano |
Óleo do câmbio | Toda-vida, só verificação de nível nas revisões |
GARANTIA | |
Tempo, veículo completo | 3 anos |
Perfuração por corrosão | 12 anos |
Nota do editor: A lista de equipamentos a seguir foi atualizada em 9/02/19 com inclusão da versão de entrada chamada 1.4 TSI, introduzida depois de publicada esta matéria de lançamento. Seu preço público sugerido é R$ 99.990. Mecanicamente é igual à Comfortline.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DO NOVO JETTA | 1.4 TSI | Comfortline | R-Line |
Acendedor de cigarros e cinzeiro na frente | • | • | • |
Acesso ao interior sem chave, esta do tipo canivete | • | • | • |
Ajuste de distância automático | – | – | • |
Ajuste de altura e distância do volante de direção | – | • | • |
Ajuste manual de altura do banco do motorista | • | – | – |
Ajuste manual de altura dos bancos dianteiros | – | • | • |
Alças de teto (4) | – | • | • |
Antena no para-brisa | • | • | • |
Ar-condicionado Climatronic bizona | • | • | • |
Assistente de partida em aclive | • | • | • |
Assistente frontal com frenagem de emergência | – | – | • |
Aviso sonoro e luz de cintos de segurança dianteiros não atados | • | • | • |
Banco traseiro com descansa-braço | – | • | • |
Bloqueio eletrônico do diferencial XDS | – | – | • |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina (total 6) | • | • | • |
Câmera de ré mais sensor de estacionamento dianteiro e traseiro | – | • | • |
Cinto de segurança de 3 pontos nos três lugares no banco traseiro | • | • | • |
Controle automático de velocidade de cruzeiro | • | • | • |
Controle de estabilidade e tração | • | • | • |
Descansa-braço central dianteiro | • | – | – |
Descansa-braço central dianteiro e traseiro | – | • | • |
Detector de fadiga | – | – | • |
Direção eletroassistida indexada à velocidade | • | • | • |
Encosto do banco traseiro dividido 40:60 | • | • | • |
Engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis | • | • | • |
Espelho interno eletrocrômico | – | • | • |
Faróis de neblina e de conversão estática | – | • | • |
Faróis, DLR e luzes traseiras em LED | • | • | • |
Freio de estacionamento eletromecânico | • | • | • |
Função ECO | • | • | • |
Grade do radiador em preto | – | – | • |
Iluminação ambiente com 10 cores | – | • | • |
Lanternas traseiras em LED | • | • | • |
Luz traseira de neblina | • | • | • |
Luzes de aproximação e afastamento | – | • | • |
Luzes de leitura dianteiras | • | • | – |
Luzes de leitura dianteiras e traseiras | – | – | • |
Mostrador multifuncional com computador de bordo | • | • | • |
Para-sóis com espelho e iluminação | • | • | • |
Porta-óculos | – | • | • |
Quadro de instrumentos digital configurável | – | – | • |
Regulagem automática do farol alto | – | – | • |
Retrovisores de acionamento elétrico com função de abaixar orientação do direito ao selecionar ré | • | • | • |
Revestimento do porta-malas em carpete | – | • | • |
Revestimento dos bancos em couro sintético | – | • | • |
Revestimento dos bancos em tecido (preto) | • | – | – |
Revestimento dos retrovisores externos em preto | – | – | • |
Revestimento interno do teto em preto | – | – | • |
Rodas em liga de alumínio de 16″ com pneus 205/60R16 | • | – | – |
Rodas em liga de alumínio de 17″ com pneus 205/55R17 | – | • | • |
Seis bolsas infláveis | • | • | • |
Seleção do perfil de condução (Normal, Sport, Eco e Individual | – | • | • |
Sensor de chuva e crepuscular com lunção luz de acompanhamento | • | • | • |
Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro | • | • | • |
Sistema de infotenimento “Discover Media” com rádio, tela tátil de 8” polegadas, App-Connect, leitor de CD, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada USB + Aux-In com interface para iPod/iPhone, entrada SD card, comando de voz, sistema de navegação e 6 alto-falantes (4 no 1.4 TSI) | • | • | • |
Sobre tapetes dianteiros e traseiros em carpete | • | • | • |
Start/Stop (desliga/liga motor nas paradas) | • | • | • |
Volante multifuncional com logo R-Line | • | – | • |
Volante multifuncional em couro com comandos do sistema de infotenimento, computador de bordo e controlador de velocidade | • | • | • |
OPCIONAL | |||
Teto solar panorâmico: R$ 4.990 | – | • | • |
CORES | |||
Branco Puro, Preto Ninja, vermelho Tornado (sólidas); prata Snow, cinza Platinum (metálicas, R$ 1.480) | • | – | – |
Branco Puro, Preto Ninja, vermelho Tornado (sólidas); prata Snow, cinza Platinum (metálicas, R$ 1.480); preto Mystic (perolizada, R$ 1.580). | – | • | • |