• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

NOVO JETTA É LANÇADO NO BRASIL

identicon por Bob Sharp
09/02/2019
em BS, Lançamentos






Atualizada em 21/9/18 às 16:40

A Volkswagen lançou hoje (20/9) o novo Jetta, modelo que está na sétima geração. Produzido na fábrica de Puebla, México, foi apresentado no Salão de Detroit no começo do ano. O modelo surgiu em 1979 e a última geração é de 2010.

Chega em duas versões, Comfortline por R$ 109.990, e R-Line por R$ 119.990. O único opcional é o teto solar panorâmico, que custa R$ 4.990.

O R-Line traz o logo respectivo no volante, insertos com desenho R-Line no interior e revestimento interno do teto e colunas em preto.

Linhas foram discretamente atualizadas, especialmente na dianteira, veja foto de abertura

O Jetta cresceu 43 mm no comprimento para 4.702 mm, 37 mm no entre-eixos para 2.688 mm, 21 mm na largura para 1.798 mm, e manteve a altura de 1.458 mm. Mudança nos balanços: o dianteiro diminuiu 10 mm, é 898 mm agora (menos tendência a raspar a frente em valetas), e o traseiro aumentou 16 mm para 1.118 mm. O capacidade do porta-malas permaneceu 510 litros.

A vista lateral melhorou com as mudanças nos balanços (menor na dianteira e maior na traseira) e com o formato da borda da tampa do porta-malas, mais alto agora (Foto: divulgação VW/Pedro Dantas)

A aerodinâmica piorou ligeiramente, o Cx era 0,296 e passou a 0,299 por conta do aumento da área frontal de 2,19 m² para 2,21 m².

O espaço no banco traseiro, que já era bom, está maior tanto longitudinal quando lateralmente. Uma mudança importante no desenho é agora o Jetta ter seis janelas ante quatro. A surpresa desagradável foi não haver saída de climatização para o banco traseiro.

 

O motor é unicamente o EA211 1,4 TSI, de quatro cilindros com bloco de alumínio, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos, no interior paulista. Com turbocompressor, desenvolve 150 cv a 5.000 rpm e 25,5 m·kgf de 1.400 a 3.500 rpm, independente de estar com gasolina, álcool ou mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. O câmbio é o epicíclico Aisin AQ250 de seis marchas. Trocas sequenciais são feitas pela alavanca, sobem para frente/reduzem para trás.

Pneus são 205/55R17H (Bridgestone Ecopia EP422 Plus no carro que dirigi). O estepe é temporário (T-125/90R16N, Continental)

Com peso em ordem de marcha de 1.331 kg, a relação peso-potência é de 8,9 kg/cv, proporcionando aceleração 0-100 km/h em 8,9 segundos e velocidade máxima de 210 km/h. O câmbio troca ascendente a 6.000 rpm, 1.000 rpm acima da rotação de potência máxima.

O consumo de combustível oficial Inmetro/PBVE é 10,9/7,4 km/l na cidade e 14/9,6 km/l na estrada. Com os 50 litros do tanque pode-se contar com autonomia de 700 quilômetros em viagem.

Dirigi o novo Jetta numa apresentação prévia, ida e volta a Guarujá, e o veículo embute todo o DNA da marca em desempenho, comportamento em curva e ruído mínimo a bordo. Senti falta da função roda-livre mesmo o câmbio tendo função ECO. A 120 km/h o motor está a 2.170 rpm.

Interior típico da marca agrada

A suspensão dianteira é McPherson e a traseira, por eixo de torção. Freio são a disco nas quatro rodas e o freio de estacionamento é eletromecânico.

 

Recheado de equipamentos

O quadro de instrumentos da versão R-Line, seguindo a tendência da marca, é virtual e por isso configurável, com já vimos no Polo e Virtus, item opcional nestes mas de série no Jetta.  A tela é de 10,25 polegadas e pode exibir dados de condução, navegação e assistência ao motorista. A partida é por botão com chave presencial e o destravamento de portas para acesso é por aproximação, o mesmo ao deixar o veículo.

Instrumentos virtuais configuráveis no R-Line (Foto: divulgação VW/Pedro Dantas)

Já o sistema de infotenimento está numa tela tátil de 8 polegadas com sensores de aproximação, comando de voz, Bluetooth, duas entradas USB e o App Connect. O ar-condicionado é digital bizona Climatronic de série.

Como no Virtus, há o manual cognitivo, em que se pode fazer perguntas por voz ou por texto, tanto em português quanto em espanhol, ou usando o smartphone para transmitir imagem do painel a fim de dirimir alguma dúvida. O sistema é atualizado permanentemente e o leque de respostas aumentou consideravelmente mediante inteligência artificial.

Veja a lista dos principais  equipamentos do novo Jetta após a ficha técnica.

Em breve faremos o teste ‘no uso’ do novo Jetta. Por enquanto pode-se dizer que é mais um boa opção de sedã médio no mercado.

BS

 

FICHA TÉCNICA DO VW  NOVO JETTA 2019 COMFORTLINE/R-LINE
MOTOR
Designação EA211 R4
Descrição 4-cilindros, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcrum hidráulico, correia dentada, variador de fase admissão e escapamento, injeção direta, turbocompressor com interresfriador, flex
Diâmetro x curso (mm) 74,5 x 80
Cilindrada (cm³) 1.395
Taxa de compressão (:1) 10
Potência máxima (cv/rpm) 150/5.000 (com qualquer combustível)
Torque máximo (m·kgf/rpm,) 25,5/1.400-3.500 (com qualquer combustível)
Comprimento da biela (mm) 140
Relação r/l 0,285
Corte de rotação 6.500 (teórico, sobe marcha a 6.000 rpm)
Gerenciamento do motor Bosch MED
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo dianteiro com câmbio automático epicíclico Aisin AQ250 de 6 marchas marchas à frente e ré, Tiptronic pela alavanca, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 4,459; 2ª 2,508; 3ª 1,556; 4ª 1,142; 5ª 0,851; 6ª 0,672; ré 3,185
Relações de diferencial (:1) 3,234
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço transversal em “L”, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora integrada ao eixo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mín. de curva (m) 11,2
Relação de direção (média, :1) 15
N° de voltas entre batentes 3
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/288
Traseiros (Ø mm) Disco/272
Controle ABS (obrigatório), EBD e assistência à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 7×17
Pneus 205/55R17H (estepe temporário T125/90R16N, Continental, roda de aço)
Marca e tipo no carro testado Bridgestone Ecopia EP422 Plus
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.331
Carga máxima 519
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, sedã  4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,299
Área frontal (m²) 2,210
Área frontal corrigida (m²) 0,661
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.702
Largura sem/com espelhos 1.799 / 2.037
Altura 1.474
Distância entre eixos 2.688
Bitola dianteira/traseira 1.540/1.533
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 510
Tanque de combustível 50
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 8,9
Retomada 80-120 km/h (kickdown, s) 6,1
Velocidade máxima (km/h) 210
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) 10,9/7,4
Estrada (km/l, G/A) 14/9,6
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª (km/h) 53,3
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) 2.170
Rotação em vel. máxima, 5ª (rpm) 5.000
MANUTENÇÃO
Revisão (km/tempo) 10.000/1 ano (as três primeiras são grátis)
Troca de óleo do motor (km/tempo) 10.000/1 ano
Óleo do câmbio Toda-vida, só verificação de nível nas revisões
GARANTIA
Tempo, veículo completo 3 anos
Perfuração por corrosão 12 anos

Nota do editor: A lista de equipamentos a seguir foi atualizada em 9/02/19 com inclusão da versão de entrada chamada 1.4 TSI, introduzida depois de publicada esta matéria de lançamento. Seu preço público sugerido é R$ 99.990. Mecanicamente é igual à Comfortline.

 

PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DO NOVO JETTA 1.4 TSI Comfortline R-Line
Acendedor de cigarros e cinzeiro na frente • • •
Acesso ao interior sem chave, esta do tipo canivete • • •
Ajuste  de distância automático – – •
Ajuste de altura e distância do volante de direção – • •
Ajuste manual de altura do banco do motorista • – –
Ajuste manual de altura dos bancos dianteiros – • •
Alças de teto (4) – • •
Antena no para-brisa • • •
Ar-condicionado Climatronic bizona • • •
Assistente de partida em aclive • • •
Assistente frontal com frenagem de emergência – – •
Aviso sonoro e luz de cintos de segurança dianteiros não atados • • •
Banco traseiro com descansa-braço – • •
Bloqueio eletrônico do diferencial XDS – – •
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina (total 6) • • •
Câmera de ré mais sensor de estacionamento dianteiro e traseiro – • •
Cinto de segurança de 3 pontos nos três lugares no banco traseiro • • •
Controle automático de velocidade de cruzeiro • • •
Controle de estabilidade e tração • • •
Descansa-braço central dianteiro • – –
Descansa-braço central dianteiro e traseiro – • •
Detector de fadiga – – •
Direção eletroassistida indexada à velocidade • • •
Encosto do banco traseiro dividido 40:60 • • •
Engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis • • •
Espelho interno eletrocrômico – • •
Faróis de neblina e de conversão estática – • •
Faróis, DLR e luzes traseiras em LED • • •
Freio de estacionamento eletromecânico • • •
Função ECO • • •
Grade do radiador em preto – – •
Iluminação ambiente com 10 cores – • •
Lanternas traseiras em LED • • •
Luz traseira de neblina • • •
Luzes de aproximação e afastamento – • •
Luzes de leitura dianteiras • • –
Luzes de leitura dianteiras e traseiras – – •
Mostrador multifuncional com computador de bordo • • •
Para-sóis com espelho e iluminação • • •
Porta-óculos – • •
Quadro de instrumentos digital configurável – – •
Regulagem automática do farol alto – – •
Retrovisores de acionamento elétrico com função de abaixar orientação do direito ao selecionar ré • • •
Revestimento do porta-malas em carpete – • •
Revestimento dos bancos em couro sintético – • •
Revestimento dos bancos em tecido (preto) • – –
Revestimento dos retrovisores externos em preto – – •
Revestimento interno do teto em preto – – •
Rodas em liga de alumínio de 16″ com pneus 205/60R16 • – –
Rodas em liga de alumínio de 17″ com pneus 205/55R17 – • •
Seis bolsas infláveis • • •
Seleção do perfil de condução (Normal, Sport, Eco e Individual – • •
Sensor de chuva e crepuscular com lunção luz de acompanhamento • • •
Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro • • •
Sistema de infotenimento “Discover Media” com rádio, tela tátil de 8” polegadas, App-Connect, leitor de CD, sensor de aproximação, Bluetooth, entrada USB + Aux-In com interface para iPod/iPhone, entrada SD card, comando de voz, sistema de navegação e 6 alto-falantes (4 no 1.4 TSI) • • •
Sobre tapetes dianteiros e traseiros em carpete • • •
Start/Stop (desliga/liga motor nas paradas) • • •
Volante multifuncional com logo R-Line • – •
Volante multifuncional em couro com comandos do sistema de infotenimento, computador de bordo e controlador de velocidade • • •
OPCIONAL
Teto solar panorâmico: R$ 4.990 – • •
CORES
Branco Puro, Preto Ninja, vermelho Tornado (sólidas); prata Snow, cinza Platinum (metálicas, R$ 1.480) • – –
Branco Puro, Preto Ninja, vermelho Tornado (sólidas); prata Snow, cinza Platinum (metálicas, R$ 1.480); preto Mystic (perolizada, R$ 1.580). – • •





Tags: BSMéxicoNovo JettaVolkswagen
Anterior

PRUDÊNCIA COM OS ELÉTRICOS

Próximo

MERCEDES FAZ UM FÓRMULA 1 CARENADO

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

MERCEDES FAZ UM FÓRMULA 1 CARENADO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022
Fotos: divulgação VW

VW ID. BUZZ, A “KOMBI ELÉTRICA”, COMEÇA A SER VENDIDO

19/05/2022
Fotos; Jeison Paim

ASTRA GLS 16V, ESPORTIVO EM TRAJE SOCIAL

19/05/2022
Foto: fotograma do vídeo do ONSV

MAIO AMARELO TEM CAMPANHA MAIS ABRANGENTE ESTE ANO (COM VÍDEO)

19/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022
Fotos: divulgação VW

VW ID. BUZZ, A “KOMBI ELÉTRICA”, COMEÇA A SER VENDIDO

19/05/2022
Fotos; Jeison Paim

ASTRA GLS 16V, ESPORTIVO EM TRAJE SOCIAL

19/05/2022
Foto: fotograma do vídeo do ONSV

MAIO AMARELO TEM CAMPANHA MAIS ABRANGENTE ESTE ANO (COM VÍDEO)

19/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In