• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

CRONOS DRIVE REVISITADO POR ACASO

identicon por Bob Sharp
24/10/2018
em BS, Destaques, Testes

Como o AE nada tem de elitista quando se trata de testar automóveis, e como fazia tempo — anos — que o acessível Uno básico, com motor Fire não aparecia por aqui, solicitamos um à FCA, que prontamente nos atendeu.

Marcado o dia para retirar o Uno Attractive 1,0 (R$ 38.990), por um motivo qualquer, algo raro, o carro não estava disponível na concessionária Fiat que cuida da frota de testes na região da Grande São Paulo. Eu até já havia assinado contrato de comodato lá mesmo.

Diante da situação embaraçosa, o gerente de pós-venda, responsável pela frota de testes, ofereceu-me um “substituto”, um Cronos Drive vermelho Marsala, que custa R$ 55.990 sem opcionais. O Arnaldo o havia testado há alguma tempo (abril, confirmei  no celular), achei que seria perda de tempo, mas como eu só o dirigira rapidamente quando o Arnaldo passou em casa uma noite, aceitei.

Não foi perda de tempo. Não para quem é autoentusiasta. Pelo contrário, o período em que usei esse Cronos serviu para corroborar tudo o que o Arnaldo disse no teste e usufruir esse produto que desde já classifico de belo.

Como em todo  Fiat, já o disse em outras oportunidades, estranha-se a posição de dirigir, volante algo alto, parece  que o encaixe no lugar de pilotagem não é o ideal, mas passados alguns quilômetros, como que por magia, tudo fica exato.

Jeitoso é o adjetivo  que bem o descreve. Relativamente curto com  seus 4.364 mm de comprimento e 10,5 metros de diâmetro mínimo de curva, mais um porta-malas de 525 litros cuja tampa levanta-se sozinha, e um espaço interno com aproveitamento típico da marca, em que a altura de 1.508 mm tem sua influência, me cativou.

Mais ainda seu trem motriz, em que o motor Firefly quadricilindro de 1.332 cm³ definitivamente joga por terra o conceito de que duplo comando de válvulas, quatro delas por cilindro e injeção direta  são essenciais. para o binômio desempenho-baixo consumo.

A engenharia de motores da FCA, chefiada por Erlon Rodrigues, logrou definir o motor que atende tanto os “sócios do clube 2.000 rpm” quanto os que têm o prazer  de sentir e ouvir um motor que grite com vigor até 6.500 rpm. E que seja frugal em combustível. Os números do Inmetro, 12,4/8,5 km/l na cidade e  14,8/10,3 km/l na cidade o comprovam.

Só utilizei álcool, é procedimento da FCA entregar os carros de teste assim abastecidos, mas cheguei a 13 km/l em rodovia sem “fazer força” para economizar. Na cidade ficou sempre entre 8,5 e 9 km/l.

A elasticidade do Firefly impressiona, e quando em baixa rotação se acelera é nítida a imediata variação de fase do comando de válvulas único ao acelerar, o motor reage de pronto e inicia uma subida de rotação marcante.

O câmbio manual de cinco marchas é bem escalonado, mesmo que a 120 km/h “GPS” o motor esteja a 3.625 rpm, não incomoda e se conta com boa retomada caso se prefira ficar em quinta. O toque da alavanca não tem nada de “Wolfsburg”, já vi reclamações de imprecisão, mas o fato é que seleção e engate são perfeitos. Desnecessário dizer que o punta-tacco é parte integral do carro.

Outro destaque do Cronos é a qualidade de rodagem, chega a impressionar pela sensação de robustez, uma suspensão que não se ouve trabalhar e com uma definição de calibração a acerto que reputo irrepreensível, em que a concorrência devia se espelhar. Dá prazer enfrentar o asfalto de quinto mundo que temos no Brasil, ao qual o Cromos é literalmente insensível, e com uma capacidade de curvar e frear admirável.

Valeu de fato essa revisita ao acaso. Todos os detalhes, ficha técnica, equipamentos de série e opcionais podem ser visto no teste do Arnaldo. Inclusive a menção de faixa degradê no para-brisa…

BS





Anterior

F-1: VITÓRIA CERTA COM PILOTO ERRADO

Próximo

FALTA DE SENSATEZ

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

FALTA DE SENSATEZ

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Volkswagen

UMA KOMBI T1 COM 4 EIXOS, 10 RODAS E DUAS LAGARTAS

14/08/2022

DBR22: CONCEITO DA ASTON MARTIN INSPIRA-SE NOS ANOS 60

15/08/2022
Fotos: divulgação

MEYERS MANX: O RETORNO DO PRIMEIRO BUGUE, AGORA ELÉTRICO

15/08/2022
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

14/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Volkswagen

UMA KOMBI T1 COM 4 EIXOS, 10 RODAS E DUAS LAGARTAS

14/08/2022

DBR22: CONCEITO DA ASTON MARTIN INSPIRA-SE NOS ANOS 60

15/08/2022
Fotos: divulgação

MEYERS MANX: O RETORNO DO PRIMEIRO BUGUE, AGORA ELÉTRICO

15/08/2022
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

14/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In