A JAC apresentou anteontem o T50, evolução do T5 lançado aqui em fevereiro de 2012 e que recebeu câmbio automático CVT em novembro. O T50 é a evolução do T5 e além de mudanças estéticas e no interior — cada vez mais europeu — a principal é a adoção do motor de 1,6 litro (1.590 cm³) de 138 cv e 17,1 m·kgf em substituição ao 1,5-l (1.499 cm³) de 125/127 cv e 15,4/15,7 m·kgf. Também, o motor maior conta com variador de fase também no escapamento, antes só na admissão. Por isso motor é chamado de DVVT (double, variable valve timing).
Esse motor havia sido introduzido no T40 CVT lançado em abril deste ano (o primeiro T4, manual, é de agosto de 2017) e continua a ser a gasolina somente.
Como todos os motores JAC, o projeto é da austríaca AVL com execução chinesa, e o câmbio é da fabricante belga Punch NV.
O T50 é disponível em duas versões, a básica chamada de Pack 2, R$ 83.990, e a Pack 3, R$ 87.990. Esta, naturalmente, agrega mais equipamentos, como a câmera de vídeo para captação de imagens à frente, câmera 360º, câmera de ré, rebatimento dos espelhos externos, sensor crepuscular, luz de rodagem diurna (DRL), controlador automático de velocidade de cruzeiro e Kit Multimídia com mirror link Android Auto e Apple CarPlay. Dê uma olhada na farta lista de equipamentos ao final.
Como anda
O importador declara aceleração de imobilidade a 100 km/h em 11,3 segundos e velocidade máxima de 198 km/h, coerentes com o peso de 1.220 kg em ordem de marcha, o que representa relação peso-potência de 8,8 kg/cv.
Ainda não foram divulgados dados de consumo , mas trafeguei 40 quilômetros na rodovia dos Bandeirantes a 125 km/h indicados, com ar-condicionado, e o consumo mostrado no computador de bordo foi 13,5 km/l. A essa velocidade indicada o motor está a 3.000 rpm (faltam na ficha técnica as relações extremas e a de diferencial para o cálculo preciso da v/1000, padrão do AE).
A ligação motor-câmbio é por embreagem automática monodisco em banho de óleo, que funciona bem, mas o proprietário deverá ficar atento ao manual que diz de jamais manter o veículo imobilizado num aclive acelerando, usando-se o motor, pois isso provoca desgaste acentuado da embreagem. Como T50 não tem freio de parada automático, é preciso mantê-lo imobilizado nessa situação com o freio de serviço (“de pé”) aplicado. O assistente de partida em aclive ajuda nesse momento de transição veículo freado-acelerar, em que se dispõe de 2 a 3 segundos antes que haja o recuo.
O início do creeping, ou avanço lento ao tirar o pé do freio, é bem definido, há uma fração de tempo até o veículo começar a andar, o que indica desacoplamento total da embreagem com carro parado e motor em marcha-lenta, salutar para a embreagem.
A marchas virtuais só entram em ação no modo manual e passam boa sensação, o escalonamento é “normal” no sentido de não parecer um exagerado escalonamento fechado de carro de corrida. Há o modo S deslocando a alavanca seletora para a direita, com efeito conhecido de diminuir a faixa de relações das polias, deixar o acelerador mais responsivo e a direção com menos assistência.
É a partir dessa posição da alavanca que se pode efetuar as trocas manuais, subindo marcha para frente/reduzindo para trás. As trocas ascendentes ocorrem sempre a 6.000~6.250 rpm, A marcha em uso é indicada no quadro de instrumentos.
Não há borboletas junto ao volante para trocas manuais, o que pode desagradar quem as aprecia, grupo ao qual não pertenço, como o leitor ou leitora do AE sabe.
No modo automático inexiste a desagradável redução exagerada ao menor movimento do pedal do acelerador associada aos câmbios desse tipo, denotando boa programação. Em condução normal o ruído do motor é contido, elevando-se algo nas rotações mais altas.
Na volta de Campinas, no teste de condução oferecido pela JAC, peguei de propósito o trecho final da via Anhanguera para avaliar o comportamento do controle automático de velocidade de cruzeiro nas descidas, se mantém a velocidade por meio do câmbio CVT “achar” a redução ideal para obter freio-motor à velocidade escolhida: mantém.
Elogios para a direção eletroassistida, que além de manter a carga de volante ideal por toda a faixa de velocidade, tem centro definido nas retas e se autoalinha mesmo após pequenos desvios intencionais.
A rodagem é correta na conciliação de conforto e qualidades dinâmicas. O comportamento agrada nas várias situações, independente do ritmo utilizado. A suspensão dianteira McPherson e traseira por eixo de torção é bem calibrada, até nos amortecedores com batente hidráulico de distensão. Os quatro freios a disco cumprem sua obrigação com perfeição.
O interior é confortável e de visual agradável, espaçoso, bons bancos, traseiro dividido 60:40, cintos e apoio de cabeça para os passageiros de trás, porta-malas de 450 litros, mas o tanque é algo pequeno , 42 litros, pelo menos um de 50 litros seria desejável. O para-brisa tem a bem-vinda faixa degradê. O ar-condicionado é automático digital monozona e bem potente.
Na apresentação do T50, a JAC informou dedicar-se à venda de suves exclusivamente a partir de agora e que importará versões elétricas no ano que vem.
Proximamente faremos o teste do T50 no uso, mas já possível dizer que este suve tem atributos dignos de consideração numa escolha num mercado atulhado de ofertas.
BS
FICHA TÉCNICA JAC T50 1,6 CVT DDVT 2019 | |
MOTOR | |
Nome | 1,6 DVVT |
Tipo | Quatro cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador da fase na admissão e escapamento, 16V, gasolina |
Diâmetro x curso (mm) | 75 x 90 |
Cilindrada (cm³) | 1.590 |
Formação de mistura | Injeção no duto |
Potência (cv/rpm) | 138/6.000 |
Torque (m·kgf/rpm) | 17,1/4.000 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5: |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo automático CVT com 6 marchas virtuais comandadas pela alavanca seletora, embreagem automática, monodisco em banho de óleo, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | n.d |
Relação do diferencial (:1) | n.d |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora, em subchassi |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Caixa de pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva | n.d. |
FREIOS | |
Dianteiros | Disco ventilado |
Traseiros | Disco |
Controle | ABS, EBD e auxílio à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 6Jx16 (estepe, aço) |
Pneus | 205/55R16V, inclusive estepe |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.345 |
Largura sem espelhos | 1.765 / n.d. |
Altura | 1.640 |
Distância entre eixos | 2.560 |
Altura livre do solo | 180 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico | n.d |
Área frontal | 2,31 m² (calculada) |
PESO | |
Em ordem de marcha (kg) | 1.220 |
Carga útil | n.d |
CAPACIDADES (L) | |
Tanque de combustível | 42 |
Porta-malas | 450 até o nível do banco traseiro, 600 até o teto |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 198 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 11,3 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | n.d. |
Estrada (km/l) | n.d. |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 mais favorável (km/h) | 40 (est) |
Menor rotação a 120 km/h (rpm) | 3.000 (observada) |
EQUIPAMENTOS JAC T50 CVT | ||
Normal | Opcional | |
Acionamento elétrico dos vidros dianteiros e traseiros | • | • |
Acionamento uma-varrida do limpador da para-brisa | • | • |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos | • | • |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos com função rebatimento | – | Pack 3 |
Ajuste de altura do banco do motorista | • | • |
Ajuste do volante de direção em altura | • | • |
Ajuste elétrico do facho dos faróis | • | • |
Alarme antifurto | • | • |
Alças de teto (3) | • | • |
Apoio de cabeça (3) para no banco traseiro | • | • |
Ar-condicionado automático digital | • | • |
Assistente de partida em aclive | • | • |
Banco traseiro rebatível 60:40 | • | • |
Bancos revestidos em coiro sintético | • | • |
Barras de teto longitudinais | • | • |
Câmera 360º | – | Pack 3 |
Câmera de ré | – | Pack 3 |
Câmera de vídeo | – | Pack 3 |
Cintos de 3 pontos retráteis para os passageiros do banco traseiro | • | • |
Cintos dianteiros com pré-tensionador | • | • |
Comando interno mecânico do fecho da portinhola do tanque | • | • |
Computador de bordo com hodômetro parcial, consumo médio e marcha engatada | • | • |
Controle automático de velocidade com comando no volante | – | Pack 3 |
Controle de estabilidade e tração, desligável | • | • |
Desembaçador traseiro | • | • |
Desliga-liga motor nas paradas (start-stop) | • | • |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior | • | • |
Faróis e luz traseira de neblina | • | • |
Faróis principais de lâmpadas halógenas com os baixos superelipsoidais | • | • |
Iluminação do porta-malas | • | • |
Lavador e limpador traseiro, com temporizador | • | • |
Luz de acompanhamento ao deixar o veículo | • | • |
Luz de rodagem diurna (DRL) por LEDs | – | Pack 3 |
Luzes de leitura dianteiras | • | • |
Monitor de pressão dos pneus | • | • |
Para-sóis com espelho e iluminação | • | • |
Porta-óculos | • | • |
Porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros | • | • |
Prioridade do freio sobre o acelerador | • | • |
Regulagem de altura do facho dos faróis de lâmpadas halógenas | • | • |
Repetidoras das setas nos espelhos | • | • |
Sensor crepuscular | ·– | Pack 3 |
Sensor de estacionamento traseiro | • | • |
Sistema multimídia Foxconn com conexão HDMI, Bluetooth, MP3, USB, SD card e função Mirror Link Android Auto e Apple Car Play, tela tátil de 8″ | – | Pack 3 |
Sobretapetes | • | • |
Tomada 12 V, USB e AUX | • | • |
Travas elétricas com controle remoto, travamento a 15 km/h | • | • |
Vidro do para-brisa com faixa degradê | • | • |
Volante com comandos multifunção | • | • |
Volante revestido em couro | • | • |