• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

ACIDENTES DE TRÂNSITO: SALVADOR É EXEMPLO PARA O BRASIL

identicon por Boris Feldman
01/12/2018
em BF, Destaques, Opinião de Boris Feldman
Salvador- BA- Brasil- 04/07/2017- Nesta segunda-feira (4), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) deu continuidade à ação educativa de fiscalização contra estacionamento irregular de veículos nos passeios e calçadas da capital baiana. A atividade esteve concentrada na região de Brotas, onde, historicamente, o registro da infração é considerado alto, segundo o órgão de trânsito.

"Este é um trabalho de rotina, mas de extrema importância para a educação da população a respeito das boas práticas no trânsito. Durante todo o mês de junho, e até o final da próxima semana, a ação será realizada de forma exemplar: com a notificação do veículo, identificação do condutor e a entrega de folhetos informativos das obrigações deles para que o trânsito da cidade possa fluir sem problemas. Após este período, as notificações serão acompanhadas de uma multa no valor de R$ 127,69, e a remoção do veículo para o pátio da Transalvador", informa o agente César Pessoa, um dos participantes da ação em Brotas.

Por ser considerado um delito grave, segundo o Artigo 181, inciso 2º do Código Nacional de Trânsito, o motorista ainda está sujeito à perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. A fiscalização parte de denúncia, principalmente de comerciantes e moradores da região onde a infração está sendo cometida, por meio dos telefones 118 ou 156, ou de observação dos próprios agentes durante as rondas diárias.

A partir de então, o condutor é abordado e tem a notificação emitida e é orientado a procurar a Transalvador para regularizar sua situação. Quando o proprietário não se encontra no local, o guincho é acionado pelos agentes e o veículo é removido, como determina a lei. Além das fiscalizações de rotina, os agentes da Transalvador realizam, durante toda a semana, serviços de educação e orientação de condutores no entorno de escolas, para garantir o retorno seguro às aulas dos alunos das redes municipal, estadual e particular.

Foto: Jefferson Peixoto/ Agecom

Salvador- BA- Brasil- 04/07/2017- Nesta segunda-feira (4), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) deu continuidade à ação educativa de fiscalização contra estacionamento irregular de veículos nos passeios e calçadas da capital baiana. A atividade esteve concentrada na região de Brotas, onde, historicamente, o registro da infração é considerado alto, segundo o órgão de trânsito. "Este é um trabalho de rotina, mas de extrema importância para a educação da população a respeito das boas práticas no trânsito. Durante todo o mês de junho, e até o final da próxima semana, a ação será realizada de forma exemplar: com a notificação do veículo, identificação do condutor e a entrega de folhetos informativos das obrigações deles para que o trânsito da cidade possa fluir sem problemas. Após este período, as notificações serão acompanhadas de uma multa no valor de R$ 127,69, e a remoção do veículo para o pátio da Transalvador", informa o agente César Pessoa, um dos participantes da ação em Brotas. Por ser considerado um delito grave, segundo o Artigo 181, inciso 2º do Código Nacional de Trânsito, o motorista ainda está sujeito à perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. A fiscalização parte de denúncia, principalmente de comerciantes e moradores da região onde a infração está sendo cometida, por meio dos telefones 118 ou 156, ou de observação dos próprios agentes durante as rondas diárias. A partir de então, o condutor é abordado e tem a notificação emitida e é orientado a procurar a Transalvador para regularizar sua situação. Quando o proprietário não se encontra no local, o guincho é acionado pelos agentes e o veículo é removido, como determina a lei. Além das fiscalizações de rotina, os agentes da Transalvador realizam, durante toda a semana, serviços de educação e orientação de condutores no entorno de escolas, para garantir o retorno seguro às aulas dos alunos das redes municipal, estadual e particular. Foto: Jefferson Peixoto/ Agecom







A capital baiana foi a única cidade brasileira a responder positivamente ao desafio da ONU de reduzir pela metade os óbitos de trânsito.

 

Exceção entre cidades brasileiras, Salvador atingiu antes do prazo estabelecido pela ONU a meta de reduzir 50% de mortes no trânsito no decênio 2011-2020. A Transalvador — autarquia municipal encarregada de gerir o trânsito na cidade — adotou até o conceito de “traffic calming”, um pacote de medidas para reduzir o tráfego e o número de acidentes em determinadas vias.

 

Desafio

A resposta brasileira ao desafio da ONU (Década de Ações pela Segurança do Trânsito) foi o lançamento pelo Ministério da Saúde do Projeto Vida no Trânsito (PVT), voltado para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde. O foco é intervir em dois fatores de riscos: dirigir após o consumo de álcool, inobservância da sinalização e velocidade inadequada. Além de outros fatores ou grupos de vítimas, principalmente os acidentes que envolvem motociclistas.

O projeto brasileiro tem parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas, aquela do Mais Médicos…), um braço da ONU e da Organização Mundial de Saúde (OMS). A iniciativa conta com apoio da Bloomberg Philantropies e denominada Road Safety in Ten Countries (Segurança Rodoviária em Dez Países) sob a coordenação da OMS e diversas outras entidades internacionais de segurança de trânsito. Os dez países focados (Brasil, Rússia, China, Turquia, Egito, Vietnã, Camboja, Índia, Quênia e México) respondem por cerca de 600 mil mortes, ou 62% de todos os óbitos no trânsito por ano no mundo. Além disso, as estatísticas revelam também que 90% das mortes ocorrem em países de média e baixa renda, que detêm menos da metade da frota mundial.

 

PVT em Salvador

O projeto foi implantado em 2011 nas cidades de Belo Horizonte, MG, Campo Grande, MS, Curitiba, PR, Palmas,TO e Teresina, PI.

Em 2013 foi expandido para Salvador, demais capitais e municípios com mais de um milhão de habitantes. Na capital baiana, o número de acidentes de trânsito com mortes foi reduzido de 239 em 2013 para 116 em 2017.

O PVT envolve diversos setores sociais, entre eles a saúde, medicina do trabalho, educação para o trânsito e transportes terrestres. Entre as estratégias adotadas pela Transalvador estão o fortalecimento da engenharia de trânsito, projetos, ações para modernização das vias e sua sinalização. A autarquia deu como exemplo a av. Suburbana: depois das intervenções, o número de acidentes fatais caiu de 17 em 2015 para apenas dois, neste ano. Outros bairros receberam pacote de medidas semelhantes que inclui redução da velocidade dos automóveis e aumento do espaço para pedestres e ciclistas.

A malha viária da cidade já alcança 225 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Desse número, 149,24 km foram implantados pela Prefeitura de Salvador, desde 2013. A meta da Transalvador é zerar o número de óbitos no trânsito.

Na semana passada, uma equipe da Opas esteve em Salvador para gravar entrevistas e imagens que serão incorporadas a um documentário com os resultados do programa em vários países. A capital baiana foi a única cidade do Brasil a participar do filme.

“Os resultados de Salvador nos animam. É um lugar que não somente conseguiu superar os problemas como insistiu nas ações para promover um trânsito mais seguro. O trabalho que é feito pelo grupo do PVT aqui na cidade é um exemplo”, afirma Victor Pavarino, consultor de segurança viária da Opas/OMS.

 

No Brasil

Os resultados de Salvador não se repetiram em outras cidades brasileiras. Houve redução de óbitos no trânsito em várias delas, mas com percentuais muito inferiores aos obtidos na capital baiana, de 51% em cinco anos de intervenções em parte das vias públicas. Apesar de o projeto ser de âmbito internacional e promovido no país pelo Ministério da Saúde, a principal responsabilidade pela segurança e prevenção de acidentes é do município, responsável pela intervenção na malha de trânsito das cidades, da engenharia de projetos, educação, e sinalização adequadas.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Mais Boris? autopapo.com.br

 





Anterior

EVOLUÇÃO

Próximo

OPALA, 24 ANOS DE SUCESSO

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

OPALA, 24 ANOS DE SUCESSO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Polo GTS - Fotos: divulgação

VW POLO 2023 TERÁ FARÓIS DE LEDS E GTS GANHA IQ. LIGHT

09/08/2022
Foto: formula1.com

F-1 E PRESSA SÃO INCOMPATÍVEIS

09/08/2022
Fotos: divulgação

FORD APRESENTA UM SIMULADOR DE CORRIDAS PARA PCD

09/08/2022
Fotos: divulgação Honda

HONDA FORZA 350 FINALMENTE É LANÇADO

09/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Polo GTS - Fotos: divulgação

VW POLO 2023 TERÁ FARÓIS DE LEDS E GTS GANHA IQ. LIGHT

09/08/2022
Foto: formula1.com

F-1 E PRESSA SÃO INCOMPATÍVEIS

09/08/2022
Fotos: divulgação

FORD APRESENTA UM SIMULADOR DE CORRIDAS PARA PCD

09/08/2022
Fotos: divulgação Honda

HONDA FORZA 350 FINALMENTE É LANÇADO

09/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In