• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BF

NÃO FUNCIONA!!

Pino de aço fabricado na Áustria como o nome de Pinox, em contato com combustível derivado do petróleo, promete reduzir em até 20% o consumo de gasolina, mas teste revelou que não cumpre o prometido

identicon por Boris Feldman
12/01/2019
em BF, Destaques, Opinião de Boris Feldman






Volta e meia surgem no mercado produtos destinados a reduzir o consumo de combustível. Isso é bem antigo e hoje, em regra, são anunciados na internet, a maioria falando em economia de até 20%.

Sem suar a camisa

O raciocínio que derruba todas estas tentativas de ludibriar o consumidor é simples: alguém imagina que, se economizadores funcionassem de fato, as fábricas de automóveis não sairiam correndo para adquirir sua patente, ou a própria “empresa” que os produz, ou milhares deles para instalar na linha de montagem? Aliás, consultados, os engenheiros das fábricas confessam “suar a camisa” para conseguir uma redução de 2% ou 3% no consumo… e ficam perplexos ao tomar conhecimento desses “milagres” anunciados na internet.

Mas, é sempre conveniente verificar se algum “Professor Pardal” não inventou de fato um dispositivo capaz de derrubar todos os conceitos físico-químicos da engenharia automobilística. E, para isso, o meu portal Auto Papo testou o Pinox, um dos mais recentes economizadores  anunciados na internet, produzido (segundo o manual) na Áustria. O produto consiste de um pino de aço, cilíndrico, de tamanho e preço variáveis de acordo com a cilindrada do motor, comercializado no Brasil pela BE-Fuelsaver Brasil Ltda, de São Paulo.

Diz seu anúncio na internet:

“O otimizador automotivo PINOX é um dispositivo que possui uma frequência bioenergética, que altera fisicamente a estrutura molecular do combustível, proporcionando condições ideais para uma queima mais completa da gasolina e do diesel”.

Testando o pino mágico

Adquirimos, por R$ 540,00, um Pinox especificado para motores a gasolina de 1,0 a 1,6 litro de cilindrada. A FCA cedeu para os testes um Fiat Argo 1,0 com cerca de 17.500 km rodados e os testes foram realizados pelo engenheiro e perito judicial Sérgio Melo, exatamente de acordo com as recomendações do manual que acompanha o dispositivo. O pino, que tem cerca de 4 cm de comprimento por 0,8 cm de diâmetro, foi instalado junto a uma mangueira que conduz combustível ao motor. Segundo o fabricante, ele pode também ser alojado diretamente no fundo do tanque de combustível. Pode ser transferido de um carro para outro e funciona com gasolina ou diesel. Tem garantia de 30 anos…

O fabricante promete:

  • Reduzir o consumo de combustível em até 20%;
  • Aumentar em até 20% a potência do motor;
  • Reduzir em até 99% os gases poluentes;
  • Reduzir em até 85% a fuligem emitida pelo escapamento.

O engenheiro Melo rodou quase 250 quilômetros com o Argo, percorrendo quatro vezes num circuito de 58 quilômetros numa rodovia de duas pistas e que permitia manter velocidade de 100 km/h, sempre em quinta marcha.

Resultado:nenhum!

Em cada reabastecimento, eram registrados quilômetros percorridos e litros consumidos. Os resultados obtidos foram os mesmos em todas as medições efetuadas, sem modificação de consumo com ou sem o dispositivo (diferença na segunda casa decimal não foi considerada e por poder ter sido provocada por alguma variação de velocidade durante o teste).

Sem Pinox: 16,97 km por litro de gasolina
Com Pinox: 16,90 km por litro de gasolina

Todos os abastecimentos e registros no hodômetro do automóvel foram gravados para registro dos valores obtidos.

Assista ao vídeo:

Falta no Brasil uma preocupação em certificar componentes e equipamentos no mercado de reposição. Fabrica-se e vende-se livremente qualquer produto, seja de empresa idônea, seja um “fundo de quintal”. Na Europa, nada, mas nada mesmo é colocado à venda sem a aprovação de um órgão homologado pelo governo. O mais famoso é o TÜV na Alemanha: só se coloca no mercado um produto aprovado por ele. Curiosamente, o fabricante do Pinox exibe um certificado do TÜV. Mais curiosamente ainda, apesar de produzido na Áustria, país vizinho da Alemanha, ele foi buscar o documento no TÜV do Oriente Médio, no “TÜV SÜD Middle East”. Enigmático, não?

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

                       

Mais Boris? autopapo.com.br

 





Anterior

ALFA ROMEO ALFASUD: A HISTÓRIA

Próximo

GOL GTi: O NACIONAL PIONEIRO NO USO DA INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL

Próximo
Foto quatrorodas.abril.com.br

GOL GTi: O NACIONAL PIONEIRO NO USO DA INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL

Nenhum resultado
View All Result

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Foto: noticias.uol.com.br

ACIDENTES: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

02/04/2023
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

19/06/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

20/09/2014
Foto: lugaresfantasticos.blogspot.com

SUMIRAM DOIS TÚNEIS DA IMIGRANTES (SUBIDA)

27/10/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

F-1 apoiará ainda mais a categoria em 2024. A piloto Marta García e Max Verstappen  (Foto: lastwordonsports.com)

O APERFEIÇOAMENTO DA F-1 ACADEMY

06/12/2023
Fotos: Divulgação Toyota

TOYOTA LANÇA COROLLA CROSS XRX COM MOTOR 2-LITROS

06/12/2023
Drugovich marcou o terceiro tempo no primeiro livre em Abu Dhabi (Foto: Aston Martin)

DRUGOVICH ENFRENTA ESCOLHA COMPLICADA

05/12/2023
Foto: Volkswagen Divulgação

A “CERTIDÃO DE NASCIMENTO” DE VEÍCULOS VW CLÁSSICOS CHEGA AO BRASIL

04/12/2023

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

F-1 apoiará ainda mais a categoria em 2024. A piloto Marta García e Max Verstappen  (Foto: lastwordonsports.com)

O APERFEIÇOAMENTO DA F-1 ACADEMY

06/12/2023
Fotos: Divulgação Toyota

TOYOTA LANÇA COROLLA CROSS XRX COM MOTOR 2-LITROS

06/12/2023
Drugovich marcou o terceiro tempo no primeiro livre em Abu Dhabi (Foto: Aston Martin)

DRUGOVICH ENFRENTA ESCOLHA COMPLICADA

05/12/2023
Foto: Volkswagen Divulgação

A “CERTIDÃO DE NASCIMENTO” DE VEÍCULOS VW CLÁSSICOS CHEGA AO BRASIL

04/12/2023

AE NO INSTA

PUBLICIDADE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.