• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home BF

MAIS 10 MACETES QUE (QUASE) NENHUM MOTORISTA CONHECE

Termina a lista iniciada na coluna da semana passada.

identicon por Boris Feldman
20/04/2019
em BF, Opinião de Boris Feldman
Foto: autopapo.com.br

Foto: autopapo.com.br





Conhecer macetes a mais nunca é de menos. Portanto, aqui vão mais dez:

“Teste do lápis” – Vidro elétrico virou exigência. Se o carro não vem de fábrica com ele, o dono manda instalar e aí mora o perigo: nem todos no mercado paralelo contam com módulo antiesmagamento. Que faz o vidro parar (e voltar) assim que, ao subir,  encontra um obstáculo. Que pode ser o pescoço de uma criança que o acionou inadvertidamente. Depois de acidentes (inclusive com vítimas fatais) com crianças (foto de abertura), o dispositivo tornou-se obrigatório pelo Contran. Para testar, atravesse um lápis ou caneta lá no alto da janela e acione o vidro: ele tem que para e descer quando encontrar o objeto.

“Joga a chave, coração!” – Dono do carro sai correndo de casa, atrasado. Chega ao carro, lembra ter deixado a chave no apartamento, no segundo andar. Grita para a mulher, que estava na janela: “Joga a chave, coração!”. Dito e feito, ela joga, ele pega a chave que caiu no chão. Mas, quem disse que ela liga o carro? É que, com a pancada, ela provavelmente se desconfigurou, não “conversa” mais nem é  reconhecida pela central eletrônica. Na próxima vez, melhor voltar correndo e buscá-la pessoalmente. Ou pedir à amada que a amarre num barbante e a desça lentamente…

“Fechar o capô” –  Tem macete até para fechar o capô? Sim: correto é soltá-lo de uns 20 ou 30 cm de altura para se fechar com o próprio peso. Errado é descê-lo até encostar no fecho e aí forçá-lo para baixo com as mãos, para o encaixe final. Depois não se sabe por que aparecem uns amassadinhos…

Vidro: como checar?  – Você está desconfiado de o vidro elétrico estar subindo muito lentamente. Como saber se tem ou não algum problema? Se está lento de fato? Acione o vidro com um cronometro (do celular…). O prazo máximo para chegar no topo é de cinco segundos. Passou disso, pode levar para a oficina…

Na terra – Carro na estrada de terra acaba de ser ultrapassado e recebe nuvens de poeira. Inevitável parte dela entrar por alguma fresta, mas dá para — pelo menos — atenuar o problema. Como? Ligando a ventilação com máxima intensidade, pois este ar forçado vai procurar sair por algum lugar: o mesmo por onde a poeira pode entrar, que assim encontra uma força contrária e não entra ou entra menos. Mas independente desse macete, havendo carro por perto, feche logo a captação de ar externo pelo controle existente para isso no controle de ventilação da cabine.

Dos dois botões à direita, use o que tem o desenho do botão inferior para fechar a captação de externo (Foto: youtube.com)

Adesivos – Você não foi candidato a nada, mas seu carro foi “decorado” com vários adesivos. Como retirá-los sem danificar a pintura? Esquentando-os com um secador de cabelo, que “derrete” a cola e facilita a remoção.

Olho no túnel – Aviso de túnel à frente. Nem todos são iluminados e a vista demora a se acostumar com a escuridão. Macete: feche um dos olhos algum tempo antes do túnel e, ao entrar, feche o que estava aberto e vice-versa. Olho fechado se acostuma mais rapidamente com a baixa iluminação. E não se esqueça de ligar os faróis em facho baixo mesmo de dia, é obrigatório mesmo que o carro lenha luzes de rodagem diurna.

Arame? Sim, é exatamente a “ferramenta” que se recomenda para desobstruir os drenos (furos) que evitam o acúmulo de água no interior das portas dos automóveis. E também das tampas traseiras de hatches, peruas e suves. Esta água se percebe pelo barulho que provoca quando se acelera ou freia o carro. E, se não drenada, é oxidação (ferrugem) da carroceria, na certa. A obstrução é provocada por acúmulo de poeira, terra, areia ou outras sujeiras.

Vou ou não vou? Motorista diante de um trecho alagado: passo ou não? Regrinha básica para seguir em frente sem receio é verificar se a água não ultrapassa a metade da roda. Acima disso, é uma dúvida. De qualquer maneira, engate antes uma marcha forte (primeira ou segunda), pise firme e não tire o pé do acelerador até chegar do outro lado.

“Parking” – Tranco ao desengatar o “P” do câmbio automático? A regrinha básica para estacionar um automático na ladeira é acionar primeiro o freio de estacionamento e só depois engatar a alavanca no “P” (de Parking). Para evitar o tranco pois o peso do carro estava “dependurado” no câmbio. E operação inversa ao sair.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Mais Boris? autopapo.com.br







Próximo
Foto: Pinterest

RENAULT TEIMOSO: UMA HISTÓRIA DE SUCESSO APESAR DO POUCO TEMPO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17