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Home AG

HERBIE POR RANDY CARLSON

Randy Carlson é conhecido por sua atuação no “Mundo Volkswagen” dos EUA, que incluiu sua colaboração com os Estúdios Disney em filmes do Herbie

Alexander Gromow por Alexander Gromow
20/05/2019
em AG, Falando de Fusca & Afins




Randy Carlson é um conhecido restaurador, customizador, colunista e marchand de carros Volkswagen, em especial os arrefecidos a ar. Ele nasceu em 1966 em Whittier, sul da Califórnia. Ele sempre esteve no centro da “SoCal Car Culture” — ou, por extenso, Southern California’s Car Culture (Cultura do carro do sul da Califórnia), um forte movimento preservacionista de carros antigos. Atualmente ele mora em Aguanga, também na Califórnia. A amplitude de suas atividades no meio é digna de nota e agora vamos a uma de suas atividades que certamente tem um sabor especial para todos os amantes do querido Fusca Herbie!

 

Randy, à direita, em companhia do Dean Jones (já falecido), astro principal dos primeiros filmes de Herbie; Randy tinha acesso liberado aos estúdios Disney naquela época como consultor sobre Volkswagens

Meus leitores e leitoras conheceram e aprenderam a admirar o Randy Carlson na matéria “Salvo por uma plaqueta”. Nesta matéria pôde-se avaliar a ação de Randy no resgate do centésimo milésimo Fusca produzido na Fábrica da Volkswagen de Emden na Alemanha. Um carro que foi de um marco incrível em seu “nascimento” com grande festa, para uma longa vida selvagem nos dias hippies cheios de fumaça em São Francisco, depois se aposentar em uma fazenda e ficar muitos anos assando sob o sol da Califórnia. Então foi descoberto por Randy, restaurado à perfeição absoluta para depois voltar para casa, para a fábrica na Alemanha, participando de uma celebração mais uma vez. Este Fusca tem uma história incrível para contar como poucos no planeta, e se não tivesse sido a perspicácia de Randy ele certamente teria acabado num ferro-velho.

As paixões de Randy sempre gravitaram em torno de automóveis, mas ele também é um fã de cinema desde pequeno. Quando ele entrou no mercado de trabalho, depois da escola, ele se interessou em se envolver em atividades criativas nos bastidores da indústria cinematográfica. Ele conseguiu um emprego em uma grande empresa de memorabilia de filmes e começou a investigar os segredos das composições de cenários e de trabalhos cênicos.

Um dia uma decoradora de cenários entrou no escritório dele à procura de  itens para um novo filme da Disney, “The Love Bug” (Se meu Fusca falasse…), que foi feito para uma série de televisão. Quando ela mencionou o nome Herbie, Randy deu-lhe toda a atenção. Ele comentou: “Eu era um grande apaixonado por Volkswagens e a possibilidade de fazer algo para misturar meu amor pela Volkswagen com um projeto de filme foi muito emocionante”.

Com o sucesso dos filmes “Se Meu Fusca Falasse…”, em 1982 a Disney decidiu criar uma série para TV. Com a participação de Dean Jones, que fez o primeiro filme; a série durou apenas uma temporada, mas, para os seus fãs, o Fusca mais querido do cinema continuou cativando a todos. O nome desta série era: “Herbie The Love Bug: The Serie” — Se Meu Fusca Falasse: A Série.

Randy se ofereceu para ajudar de qualquer maneira possível com a produção da série. Mesmo não sendo oficialmente membro da equipe, ele forneceu adereços e preparou itens para os cenários do filme, incluindo alguns itens pessoais de sua coleção particular. Nesta altura ele comentou: “Eu também ganhei acesso ao set durante as filmagens e acabei escrevendo um artigo para a revista Hot VW’s sobre a criação do filme e alguns dos incríveis carros de efeitos especiais que foram construídos para as filmagens”.

Alguns anos depois, Randy deixou a indústria cinematográfica para perseguir sonhos de negócios automobilísticos e descobriu, por meio de um amigo, que alguns dos Fuscas construídos para o filme de Herbie estavam à venda.  “Eu não podia pagar por eles na época, mas encontrei alguém com recursos, e antes que eu percebesse dois dos carros do filme estavam na minha oficina. Novamente pude misturar a paixão pelo cinema com o mundo dos carros, pelo menos por um curto período de tempo antes de irem para sua nova casa”, contou Randy.

Avancemos para 2004, quando Randy decidiu que seria divertido construir uma réplica do Fusca Herbie para levar seus filhos pequenos para passear. Ele conta: “Eu encontrei um bom 63 Fusca com o teto solar e o transformei em um Herbie apropriado e nos divertimos muito com ele”.

O tal Fusca 63 que deu origem à réplica do Herbie, antes da caracterização era assim:

 

Depois da cuidadosa caracterização surgiu um Herbie “legítimo”:

 

Uma réplica perfeita do famoso Herbie criada por Randy Carlson

 

De outro lado o “Herbie by Randy Carlson” mostra a qualidade da sua transformação

A certa altura ele pensou em colocar o seu Herbie à venda só para ver se havia algum lucro a ser realizado, mas, no dia seguinte, ele recebeu uma ligação de alguém da Disney … e eles queriam comprar o carro. “Quando entreguei o carro no estúdio, encontrei o coordenador de carros de filmes que tinha acabado de começar a produção de um novo filme de Herbie: ‘Herbie Fully Loaded'”. No Brasil este filme recebeu o título: “Herbie: Meu Fusca Turbinado”. Isso foi uma bobagem propagandística, já que os motores eram aspirados; porém muito potentes e preparados pela FAT Performance, de Orange, Califórnia.

“Meu Herbie pessoal tornou-se o primeiro do filme e o “carro-herói’ número 1”, que ainda hoje permanece na Disney”, relatou Randy sua surpresa.

Já na área onde os Herbies foram preparados, o carro customizado pelo Randy com o número 1 no para-brisa, já equipado com alguns detalhes finais, como as rodas de tala larga, as pestanas nos faróis…

Ele novamente ofereceu ajuda de qualquer maneira que fosse necessária e aí ele encontrou-se em uma ótima posição para ajudar a equipe de produção a encontrar Fuscas adequados para construir Herbies, bem como aconselhar sobre detalhes e fontes para as peças e serviços necessários. Ele acabou encontrando cerca de 20 dos 32 carros necessários para a produção do filme!

Onde os “milagres” foram preparados

Ele passou a visitar semanalmente as oficinas localizadas num dos prédios da empresa “Cinema Vehicle Services” (a maior fornecedora de carros para filmes) onde os Herbies estavam sendo construídos; e ele estava lá para os testes de dublês e fez inúmeras visitas ao set durante as filmagens.

 

Um visitante muito especial, Ian, filho de Randy

 

Para cada sequência de filmagem foram preparados vários carros, como o foi para o Herbie-Nascar que aparece nas fotos abaixo:

 

Randy conferindo um dos exemplares preparados para a sequência Nascar

 

 

Alguns carros tinham truques especiais, como aquela versão preparada para andar para trás, na qual o motorista ia escondido, instalado num banco invertido colocado no lugar do banco do passageiro.

 

Na cena do filme tudo se passa como se o Herbie andasse por vontade própria e de marcha a ré, e Randy testa a acomodação do motorista “fantasma”

 

Um detalhe que deve ter passado despercebido do público: neste carro “invertido” são as rodas traseiras que esterçam

Outro truque que precisou de um dispositivo todo especial é o Herbie que andava nas rodas traseiras, neste caso um mecanismo reforçado foi necessário, usando contrapesos de chumbo:

 

Para “empinar” este Herbie foi necessário um dispositivo com um pesado contrapeso feito com barras de chumbo

 

 

Para dar vida ao Herbie foi necessário lançar mão de um complexo arsenal tecnológico:

 

Com plataforma para filmar quem está andando com o carro

 

Eletrônica para comandar a “vida” do Herbie, um equipamento complexo

 

Dispositivos eletromecânicos, como os atuadores dos para-sóis, realizam os movimentos que trazem vida ao carro; uma solução que não prioriza os efeitos especiais por computador, preferindo as filmagens diretas

 

Algumas das versões necessitaram de muitos carros:

 

A oficina onde os trabalhos eram realizados::

 

Para fazer tudo isto foram aprovisionadas, além dos 32 carros, muitas peças.

 

Lançamento do filme em Los Angeles – 19 de junho de 2006

Randy forneceu alguns carros de seu acervo para serem usados em uma cena de show de carros no filme e acabou sendo acidentalmente “flagrado” pela câmera numa cena que foi aproveitada no filme. Foram segundos, mas ele pode dizer que fez parte desta película.

Depois que as filmagens foram concluídas, Randy comprou a enorme pilha de peças remanescentes da produção do filme e construiu uma réplica exata do Herbie Nascar usando muitas das partes que foram usadas na filmagem.

Ele concluiu o carro a tempo para a première do filme em Hollywood (foto dele e deste carro na imagem de abertura) e complementou: “ A Disney usou meu carro no tapete vermelho onde todas as estrelas principais do filme passaram e autografaram a tampa do porta-luvas e posaram para fotos”.

Abaixo a frente da tampa do porta-luvas com os seguintes autógrafos:
Da esquerda para direita, em cima:

Lindsay Lohan – Maggie Peyton
Justin Long – Kevin
Jimmi Simpson – Crash

Da esquerda para a direita, embaixo:

Matt Dillon – Trip Murphy
Michael Keaton – Ray Peyton Sr.
Cheryl Hines – Sally
Breckin Meyer – Ray Peyton Jr.

 

Frente da tampa do porta-luvas do carro do Randy com autógrafos como descrito acima

 

E na face interna da tampa do porta-luvas, tipo “nos bastidores”, o autógrafo da diretora Angela Robinson

Alguns artistas que autografaram a tampa do porta-luvas:

 

Cheryl Hines que representou a Sally

 

O Matt Dillon que representou o Trip Murphy

 

Michael Keaton no papel de Ray Peyton Sr. Pai da Maggie

A festa de lançamento do filme foi no famoso cinema de Hollywood, o “El Capitán”, que pertence à Disney. O Hollywood Boulevard, onde este cinema fica localizado, foi fechado para o evento e os Herbies de vários fãs, juntamente com alguns Herbies oficiais, participaram do evento no tapete vermelho

Os Herbies foram alinhados a quarenta e cinco graus com placas preparadas pela Disney com o nome dos proprietários; o carro de Randy é o primeiro da direita, é a réplica do Herbie Nascar. O tapete vermelho se transformava num tapete que imitava o piso de uma pista de corrida e bem ao fundo ficava, sobre um praticável, um Herbie original do filme, justamente o vencedor da corrida.

 

O Hollywood Boulevard engalanado para a festa, com os Herbies já com as placas com o nome de seus proprietários

 

Este é o trecho com o piso imitando uma pista de corrida, com arquibancada, defensa e tudo mais. Mais adiante, à direita, estavam expostos alguns carros da Nascar reais

Os carros da Nascar:

 

No fim da “pista de corrida” ficava um Herbie original do filme sobre um pedestal

 

Olhando este Herbie mais de perto uma curiosidade: ele usava pneus slick de competição

 

Havia vários estandes com diversões, sempre dentro do tema Herbie, como o estande temático de tiro ao alvo abaixo, mostruários com memorabilia original do filme, palco onde um conjunto fazia o fundo musical da festa e até o original da estátua de Trip Murphy que foi usada no filme:

 

Os pequenos também receberam uma atenção especial, corrida de Herbies com controle remoto:

Detalhe para as bandeirinhas coloridas, que apareciam nos controles remotos, para que os “pilotos” pudessem reconhecer seus carros, já que todos tinham o número “53”

Lindsay Lohan

Muitos dos artistas do filme participaram da festa dando autógrafos e atendendo o público, bem como várias celebridades e artistas de outros filmes também estiveram lá. Mas Lindsay Lohan foi um dos destaques.

 

Cine Teatro “El Capitán”

Acabou que Randy foi o único entre os participantes que trouxeram seus Herbies que recebeu uma entrada para a estreia do filme; isto devido aos contatos que ele tinha em decorrência de sua participação na produção.

O Cine Teatro “El Capitán” é contemporâneo de outro cinema emblemático do Hollywood Boulevard — o “Chinese Theatre”. O “El Capitán” foi totalmente reformado pela Disney que reconstituiu o luxo e o glamour dos tempos de sua inauguração em 3 de maio de 1926. Foi acrescentado um magnífico órgão de tubos, um Wurlizer 4/37, que tocou durante a apresentação de trechos dos filmes anteriores da série Herbie. Hoje em dia este cinema é usado, em especial, para os lançamentos dos filmes da Disney.

 

Letreiro do “El Capitán” no lançamento do filme

 

Interior do cinema “El Capitán”, foto tirada do centro do balcão destacando o púlpito do magnífico órgão Wurlizer 4/37 que tem quatro teclados e 37 fileiras de tubos, cada uma das quais representando um instrumento musical diferente!

 

A decoração do cinema para este evento foi cuidadosa:

 

Algumas recordações que Randy levou deste lindo evento: potes de pipoca personalizados, crachá de participante, fotografias oficiais do evento, ímãs, miniatura, medalha, adesivos, etc.:

 

Fechando este relato, disse Randy: “Desde então, tenho feito muitos outros projetos relacionados a TV e filmes, mas o Herbie sempre terá um lugar muito especial em meu coração”.

_____________________________________________________________________________________________

 

Randy Carlson é umas das “figuras carimbadas” nos cenários fuscamaniacos americano e mundial. Ele tem muitas histórias para contar, mas esta experiência com os Estúdios Disney, em especial com a série Herbie, tanto na TV quanto no cinema, é incrível. Agora meus leitores e leitoras conhecem até alguns dos segredos destas produções.

O Herbie é uma unanimidade mundial, e não é necessário ser fuscamaniaco para ser fã deste carrinho!

AG

Cabe aqui o agradecimento ao grande apoio que o Randy Carlson (www.oldbug.com) deu a esta matéria. O contato foi mantido pelo Facebook e por e-mail. Um dos pontos altos deste trabalho foi a velocidade quase imediata das respostas do Randy às minhas perguntas, foi realmente impressionante.

Eu já tinha algum material das pesquisas que eu tinha feito para a matéria “Salvo por uma plaqueta”, e aí pedi ao Randy que ampliasse seus comentários sobre as atividades dele com a Disney. O material veio rapidamente, com fotos e links. Lendo o material eu tive uma série de dúvidas e fiz uma tabela com elas e espaço para o Randy responder, e as respostas vieram quase “no ato”. O mesmo aconteceu com as perguntas adicionais que acabaram surgindo. Graças a isto é que esta matéria pôde ser publicada hoje, dentro do cronograma que eu havia definido. O trabalho com o Randy foi muito gratificante e de alto nível.

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.

A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 







Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsHerbieRandy Carlson
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