A Renault apresentou esta semana o Kwid Outsider, versão de caráter jovial que se destaca da linha normal. As mudanças são no visual mas sem os exageros normalmente vistos nesses casos. Particularmente interessante a combinação de cores e padronagem dos revestimentos internos.
A nova versão custa R$ 43.990 e passa a ser a mais cara da linha, embora acrescente apenas R$ 2.100 ao então topo de linha Intense (R$ 41.890).
O Outsider diferencia-se do Intense pela barras de teto, imitação de placas de deslizamento nos para-choques, moldura nos faróis de neblina, aplique de proteção lateral, rodas de aço com calotas na cor preta, detalhes em laranja no volante, câmbio, portas e bancos, e chave-canivete. A fechadura da porta de carga é elétrica, item estendido ao Intense.
A versão do multimídia, a Evolution, que chega também ao Intense, conta agora com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay e a tela mostra imagem captada pela câmera de ré.
A introdução do Kwid Outsider marca também mudanças no freio dianteiro em toda a linha. Os discos passam a ser ventilados, cilindro-mestre e câmara de vácuo do servofreio são maiores, e o pistão da pinça aumentou em diâmetro. Tudo, segundo a Renault, para melhorar o toque e o curso do pedal de freio..
Dirigi o Outsider e, realmente, a sensação ao acionar o pedal de freio mudou bem, especialmente naquilo que eu já havia comentado de a ponta do pé encostar na haste do pedal. Com o curso menor isso deixou de acontecer.
A jovialidade discreta deixou o Kwid em roupagem Outsider bem interessante.
BS
FICHA TÉCNICA RENAULT KWID OUTSIDER | |
MOTOR | |
Designação | B4D |
Descrição | 3-cil em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, comando no cabeçote acionado por corrente, 4 válvulas por cilindro, aspiração atmosférica, injeção no duto, flex |
Diâmetro x curso (mm) | 71 x 84,1 |
Cilindrada (cm³) | 999 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 66/70/5.500 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 9,4/9,8 m.kgf @ 4.250 |
Taxa de compressão (:1) | 11,5 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo SG1, manual de 5 marchas à frente e uma à ré |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,769; 2ª 2,048; 3ª 1,290; 4ª 0,949; 5ª 0,791; ré 3,54 |
Relação de diferencial | 4,38 |
FREIOS | |
Dianteiro (tipo, Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiro (tipo, Ø mm) | Tambor/n.d. |
Descrição | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, ABS (obrigatório) |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | McPherson, triângulo inferior, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida |
Voltas entre batentes | 3,5 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Aço com calota, 5Jx14 |
Pneus | 165/70R14H |
Estepe | Igual às demais rodas |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 806 |
Carga máxima | 375 |
Peso bruto total | 1.181 |
Reboque máximo sem freio/com freio | n.d. |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 3.680 |
Largura sem/com espelhos | 1.579 / n.d. |
Altura | 1.474 |
Distância entre eixos | 2.423 |
Bitola dianteira/traseira | n.d. |
Altura do solo | 180 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. |
Área frontal calculada (m²) | 1,86 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 290 |
Tanque de combustível | 38 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 152/156 |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 15,5 / 14,7 |
Relação peso-potência (kg/cv, G/A) | 12,2/11,5 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 14,1 /9,6 |
Estrada (km/l, G/A) | 15,4 /10,0 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 na última marcha (km/h) | 31 |
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) | 3.870 |
Rotação à veloc. máxima em 4ª (rpm) | 6.050 |
GARANTIA | |
Termo | 3 anos |