Em muitos países a mecânica do Fusca foi usada para a construção dos mais variados carros “personalizados”. Por exemplo, aqui na minha coluna já foi apresentado um lindo modelo, o Beutler Special Coupé construído na Suíça da década de cinquenta.
Aproveitando que acabamos de falar do passeio de Fuscas no Japão, vamos tratar de outra raridade automobilística: o Yanase Custom Sport Coupe YX 1200, uma construção especial feita no país do Sol Nascente com a mecânica de Fusca na década de 1960, por mais incrível que isto possa parecer.
A Yanase Motor Company, de Takahama, era uma antiga fabricante japonesa e era estranhamente desconhecida (pelo menos no Ocidente). A empresa construiu seu primeiro carro em 1922, e antes disso era o agente exclusivo da GM para vender Chevrolets, Buicks e Cadillacs no Japão.
Em 1952, a Yanase tornou-se a primeira empresa do pós-guerra a importar carros para o Japão novamente, e logo depois começou a importar Volkswagens para aquele país. Foi assim que o YX1200 surgiu.
De 1964 a 1965, você poderia encomendar um Volkswagen da Yanase, de quatro lugares, com uma carroceria esportiva feita com chapas de aço e personalizada do YX 1200. O nome derivou do motor 1200 (1.192 cm³), já de carcaça tripartida, que o Fusca estava usando na época; que, aliás, informa a capacidade de desempenho do YX 1200. Com seus 34 cv de potência significava que o YX 1200 era mais parecido com o próprio Karmann-Ghia da Volkswagen: mais show do que ação.
O Yanase Sport Cupê era ligeiramente mais comprido, mais largo e mais baixo que o Fusca. O design do teto feito de acrílico transparente era uma das características interessante deste carro.
Os custos de desenvolvimento deste carro foram de 98 milhões de ienes. Para um carro que tinha uma velocidade máxima de 120 km/h, isso exigiria um preço de venda de cerca de 900.000 ienes, que o mercado dificilmente teria aceitado. Portanto, a Yanase Motor Company oferecia aos potenciais compradores a ideia de “fazer mais carro pelo dinheiro”, aceitando sugestões individuais para aumentar o valor agregado do carro. Com base em esboços e descrições, eles estavam preparados para atender aos desejos individuais do cliente, partindo da construção básica do YX 1200.
O YX 360
Como uma curiosidade adicional sobre a Yanase Motor Company, houve o protótipo de um Kei Car de primeira geração, o YX 360 de 1955.
Lembrando que no Japão do pós-guerra, para incentivar a indústria automobilística foram introduzidos os carros Kei Car. Esta categoria perdura até os dias de hoje, com algumas modificações ao longo do tempo.
O KeI Car (K-car), também conhecido como Kei Jidosha — veículo a motor leve — é uma categoria japonesa de modelos de porte mini que gozam de vantagens tributárias e securitárias.
Acabou que só foi produzido um protótipo do YX 360 que era equipado com o motor boxer de dois cilindros arrefecido a ar da motocicleta Marusho Lilac. Já deve ter dado para adivinhar que ele era de 360 cm³, que aliás era o limite para a classe Kei Car naquele tempo (hoje é 660 cm³ e pode ter turbocompressor). A tração era dianteira.
Apesar de não ter saído da fase de protótipo, este carro ainda causa interesse por sua forma e soluções. Especula-se que o para-brisa e a vigia traseira eram de Fusca oval.
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Em resumo: o YX 1200 é um belo carro, talvez ele tenha sido um dos carros esportivos mais impressionantes baseados em Volkswagen daquela época. Pelas fotos não deu para saber por onde o motor estaria admitindo o ar de arrefecimento — não se veem grades de admissão de ar, mas é possível que possa haver algum tipo de tomada ar sob o carro, o que sugere um trabalho de design bem cuidadoso por parte da Yanase. Vários deles foram construídos e vendidos, mas atualmente, é difícil determinar quantos foram feitos e não se sabe de nenhum sobrevivente.
Pois bem, agora vocês ficaram sabendo de mais uma curiosidade asiática e podem contar isto adiante para seus amigos: existiu um carro “esportivo” japonês com a mecânica do Fusca que não perdia em nada para seus congêneres contemporâneos europeus e americanos.
AG
Esta matéria foi feita com base em pesquisas. No livro Durchgeboxt de Thomas Brown, escrito em alemão, que recebi de presente do amigo Michael Mösinger. Também, em sites como o Jalopnik, Mizma Gikoh Blog; Wikipedia.
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