• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AG

YX 1200, UM CUPÊ ESPORTIVO JAPONÊS DERIVADO DO FUSCA

Na década de 60 a japonesa Yanase Motor Company apresentou seu esportivo YX 1200 com mecânica do Fusca

Alexander Gromow por Alexander Gromow
10/06/2019
em AG, Falando de Fusca & Afins




Em muitos países a mecânica do Fusca foi usada para a construção dos mais variados carros “personalizados”. Por exemplo, aqui  na minha coluna já foi apresentado um lindo modelo, o Beutler Special Coupé construído na Suíça da década de cinquenta.

Aproveitando que acabamos de falar do  passeio de Fuscas no Japão,   vamos tratar de outra raridade automobilística: o Yanase Custom Sport Coupe YX 1200, uma construção especial feita no país do Sol Nascente com a mecânica de Fusca na década de 1960, por mais incrível que isto possa parecer.

A Yanase Motor Company, de Takahama, era uma antiga fabricante japonesa e era estranhamente desconhecida (pelo menos no Ocidente). A empresa construiu seu primeiro carro em 1922, e antes disso era o agente exclusivo da GM para vender Chevrolets, Buicks e Cadillacs no Japão.

 

Um carro pouco conhecido com linhas muito elegantes e com uma preocupação com a aerodinâmica

Em 1952, a Yanase tornou-se a primeira empresa do pós-guerra a importar carros para o Japão novamente, e logo depois começou a importar Volkswagens para aquele país. Foi assim que o YX1200 surgiu.

 

Um dos detalhes marcantes deste carro é o seu teto de acrílico; a tampa do motor permitia um bom acesso ao motor

De 1964 a 1965, você poderia encomendar um Volkswagen da Yanase, de quatro lugares, com uma carroceria esportiva feita com chapas de aço e personalizada do YX 1200. O nome derivou do motor 1200 (1.192 cm³), já de carcaça tripartida, que o Fusca estava usando na época; que, aliás, informa a capacidade de desempenho do YX 1200. Com seus 34 cv de potência significava que o YX 1200 era mais parecido com o próprio Karmann-Ghia da Volkswagen: mais show do que ação.

 

Esta foto não é muito clara, a dúvida é se era possível retirar o teto de acrílico, ou se a moça estava a colocar uma proteção contra o sol forte

 

O Yanase Sport Cupê era ligeiramente mais comprido, mais largo e mais baixo que o Fusca. O design do teto feito de acrílico transparente era uma das características interessante deste carro.

 

Detalhe do painel do carro que tinha poucos instrumentos, velocímetro do Fusca e marcador de combustível

Os custos de desenvolvimento deste carro foram de 98 milhões de ienes. Para um carro que tinha uma velocidade máxima de 120 km/h, isso exigiria um preço de venda de cerca de 900.000 ienes, que o mercado dificilmente teria aceitado. Portanto, a Yanase Motor Company oferecia aos potenciais compradores a ideia de “fazer mais carro pelo dinheiro”, aceitando sugestões individuais para aumentar o valor agregado do carro. Com base em esboços e descrições, eles estavam preparados para atender aos desejos individuais do cliente, partindo da construção básica do YX 1200.

 

As fotos deste carro são muito raras e estas duas complementam o material disponível

 

Da esquerda para a direita: Detalhe das acomodações para quatro passageiros, vistas através do teto de acrílico; uma curiosidade: o para-sol era em uma peça só, baixado ele atendia ao motorista e ao passageiro ao mesmo tempo; o porta-malas era minúsculo e o estepe foi colocado quase na horizontal, aproveitando o bico do carro

 

O YX 360

Como uma curiosidade adicional sobre a Yanase Motor Company, houve o protótipo de um Kei Car de primeira geração, o YX 360 de 1955.

 

O protótipo YX 360 da Yanase Motor Company

 

Lembrando que no Japão do pós-guerra, para incentivar a indústria automobilística foram introduzidos os carros Kei Car. Esta categoria perdura até os dias de hoje, com algumas modificações ao longo do tempo.

O KeI Car (K-car), também conhecido como  Kei Jidosha — veículo a motor leve — é uma categoria japonesa de modelos de porte mini que gozam de vantagens tributárias e securitárias.

 

O YX 360 visto de trás

 

Acabou que só foi produzido um protótipo do YX 360 que era equipado com o motor boxer de dois cilindros arrefecido a ar da motocicleta  Marusho Lilac. Já deve ter dado para adivinhar que ele era de 360 cm³, que aliás era o limite para a classe  Kei Car naquele tempo (hoje é 660 cm³ e pode ter turbocompressor). A tração era  dianteira.

 

A moto Marusho Lilac, com transmissão secundária por cardã. Qualquer semelhança com “aquelas motos fabricadas em Munique” não passa de mera coincidência… O motor desta moto foi usado no protótipo do YX 360

 

Apesar de não ter saído da fase de protótipo, este carro ainda causa interesse por sua forma e soluções. Especula-se que o para-brisa e a vigia traseira eram de Fusca oval.

___________________________________________________________________________________________

 

Em resumo: o YX 1200 é um belo carro, talvez ele tenha sido um dos carros esportivos mais impressionantes baseados em Volkswagen daquela época. Pelas fotos não deu para saber por onde o motor estaria admitindo o ar de arrefecimento — não se veem grades de admissão de ar, mas é possível que possa haver algum tipo de tomada ar sob o carro, o que sugere um trabalho de design bem cuidadoso por parte da Yanase. Vários deles foram construídos e vendidos, mas atualmente, é difícil determinar quantos foram feitos e não se sabe de nenhum sobrevivente.

Pois bem, agora vocês ficaram sabendo de mais uma curiosidade asiática e podem contar isto adiante para seus amigos: existiu um carro “esportivo” japonês com a mecânica do Fusca que não perdia em nada para seus congêneres contemporâneos europeus e americanos.

AG

Esta matéria foi feita com base em pesquisas. No livro Durchgeboxt de Thomas Brown, escrito em alemão, que recebi de presente do amigo Michael Mösinger. Também, em sites como o Jalopnik, Mizma Gikoh Blog; Wikipedia.

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.

A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 







Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsMichael MösingerYanase Custom Sport Coupe YX 1200
Próximo
Fotos: autor

VOLKSWAGEN GOL 1,6 MSI AUTOMÁTICO – 4ª SEMANA, FINAL

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17