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CAMPEONATO BRASILEIRO DE TURISMO 1600: A CORRIDA DE CARROS (QUASE) DE RUA

identicon por Douglas Mendonça
21/07/2019
em Outros
Foto: youtube

Foto: youtube

Já está rolando o Campeonato Brasileiro de Turismo Nacional 1600 edição 2019. Esse campeonato revive os bons momentos do automobilismo esportivo de competição aqui do Brasil. Nas provas desse certame o público tem a oportunidade de assistir a pegas interessantes de carros comuns do dia a dia, que podem ser encontrados e comprados em qualquer concessionária.

Para que haja equilíbrio nas pistas, há um extenso regulamento de cerca de 50 páginas, onde são discriminados os carros e suas marcas. Assim, o desempenho dos carros fica bem parelho, afinal todos os modelos têm dimensões e pesos parecidos.

Um ponto comum a todos os carros e marcas é o motor ser obrigatoriamente de 1.600 cm³ de aspiração atmosférica. A modificações permitidas variam para cada fabricante, inclusive quando à cilindrada, já que nem todos têm motor 1600. Os pneus devem ser da marca Dunlop, medida 185/60R14. Desses quesitos básicos ninguém escapa.

As principais marcas do mercado brasileiro estão presentes: Chevrolet, com Onix, Corsa e Celta; Volkswagen, com Gol e up!; Fiat, com Mobi, Uno e Palio; Ford, com Ka e Fiesta; Hyundai, com  HB20; Renault, com Kwid; Nissan, com March; Toyota, com Etios; Peugeot, com 208; e Citroën, com C3.

Apesar da importância das marcas e modelos envolvidos, a disputa do título é para pilotos somente. Acho que deveria haver também título para fabricantes computando pontos correspondentes aos dois melhores resultados por etapa. Esse fato talvez fizesse com que as fabricantes olhassem com maior atenção para esse evento e viessem a apoiar as equipes que competem com carros de sua marca.

Ajudas financeiras, fornecimento de peças a preço de custo, ou até mesmo serviços que aliviassem o custo dessas competições, como transporte dos carros, seriam mais que bem-vindos. Afinal de contas, hoje são 10 marcas de relevância do mercado nacional que brigam palmo a palmo por uma vitória nas pistas de corrida. Ao todo, são 70 pilotos e mais de 60 carros competindo. Uma briga bastante acirrada!

Para tornar a briga ainda mais disputada, em cada uma das seis etapas do campeonato são disputadas quatro  provas: duas baterias de 20 minutos cada, onde já na bandeirada final da primeira é formado outro grid de largada em que os mesmos carros são reposicionados de acordo com seu tempo médio das voltas da primeira bateria. Dessa forma, se inicia a largada para a segunda bateria e, no final, é dado um intervalo de duas horas em que as equipes possam trabalhar livremente em seus carros.

No final desse intervalo, mais duas baterias de provas iguais são realizadas. No final do sábado, único dia em que ocorrem essas competições, um total de quatro pequenas provas de 20 minutos são realizadas, com quatro chances de pilotos diferentes se saírem vitoriosos.

As seis etapas realizam-se em autódromos diferentes. Três delas já ocorreram: Londrina, PR, Guaporé, RS, e Curvelo, MG. As outras três serão em Goiânia, GO, São Paulo, SP (Interlagos), e a final novamente no Paraná, só que em Cascavel. Quanto aos carros, a potência dos motores 1,6-L  varia entre 160 e 180 cv, dependendo da preparação de cada motor por sua respectiva equipe.

O campeonato é dividido em duas classes, que passam pelas mesmas provas: a Classe 1 engloba os carros produzidos de 2017 em diante, e a Classe 2 os carros anteriores a 2017. Essas duas classes têm corridas totalmente separadas, o que garante ao público um dia com oito corridas curtas de 20 minutos, além de largadas e chegadas emocionantes. Isso porque a competição se torna bastante acirrada pelo curto tempo disponibilizado.

São povas rápidas, conhecidas como “tiro curto”, nas quais o piloto dá o máximo de si e aproveita o carro até seu limite. Basicamente, essa é a receita que deve animar as corridas brasileiras nos próximos anos.

Só espero que as fábricas percebam a importância dessas disputas com seus concorrentes de mercado e apoiem as equipes. Tenho certeza de isso fatalmente aconteceria caso o título nacional de Fabricante estivesse em jogo.

Acesse o site oficial da competição, onde são encontradas as datas de cada etapa, os pilotos consagrados e mais fotos dos eventos:

DM

A coluna “Perfume de carro” ´é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Visite o site do Douglas: www.carrosegaragem.com.br

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Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 48 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 67 anos, é casado e tem três filhos homens, de 20, 31 e 34 anos.

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