• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    CRUZE RS, O HERÓI DA RESISTÊNCIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Paulo Keller

    REVISITA: NISSAN VERSA EXCLUSIVE

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP COMMANDER LIMITED TD 4×4, UM SUVE PARA UMA GRANDE FAMÍLIA (COM VÍDEO)

    Fotos: Divulgação Renault

    CONHECENDO O KWID ELÉTRICO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home CF

ECOS DO MEU ARTIGO

identicon por Celso Franco
27/07/2019
em CF, Destaques, Trânsito
Foto: g1.globo.com

Foto: g1.globo.com







Devo iniciar este artigo agradecendo as observações dos leitores sobre o meu último, “A batalha do trânsito”, as quais passo a analisar.

Devo destacar três linhas de ação dos leitores, culpando a falta de educação dos motoristas e do povo em geral. Neste quesito apresentaram um lema notável: “Educar a criança para não ter que punir o adulto”.

A segunda foi apontar a deficiência do policiamento, no que estou plenamente de acordo, uma vez que é de minha autoria a definição “Trânsito equacionado é uma engenharia inteligente vigiada por um policiamento eficaz”.

Finalmente, uma ínfima minoria descrente num trânsito eficiente em curto prazo.

Vamos comentá-las.

A educação só é aplicável às crianças, para tanto estou negociando com as prefeituras de Niterói e de São Paulo a venda de meu último livro, ainda inédito, “Trânsito para crianças”. Extremamente didático e inteligentemente ilustrado, a exemplo do que se faz na Inglaterra. Ele é capaz de habilitar ao administrador de organizar e, para tal me comprometo, sem ônus, a ajudar a treiná-las, as PES, “Patrulhas Escolares de Segurança”, para, compostas por crianças policiarem as entradas e saídas nas escolas municipais, as quais elas pertencem, que grande sucesso alcançaram no Estado da Guanabara no final da década de 1960.

Após habilitado, o motorista, todos nós, somos primatas condicionados, segundo o psicólogo britânico Desmond Morris, em seu livro clássico. “O macaco nu”.

Segundo a “bíblia do trânsito” a publicação americana “Traffic Engineering Handbook”, quando trata do motorista, explica que as suas reações, quando ao volante, são regidas pelo principio do PIEV, iniciais de Percepção, Inteligência, Emoção e Volição, que irão condicioná-lo, através da sinalização nos seus três aspectos: gráfica horizontal, gráfica vertical e semafórica.

Infelizmente, por ignorância ou economia, a nossa sinalização urbana, pelo menos aqui no Rio, onde resido, deixa muito a desejar. Baniram, por economia, a sinalização gráfica horizontal refletorizada, desde a minha gestão no século passado. Isto é inaceitável, ao menos nas vias expressas.

Henry Barnes, lendário “Comissioner of Traffic” da cidade de Nova York durante oito anos, cansou de nos alertar que “trânsito é povo em movimento”. Então, devemos focar toda a nossa política de condicionamento no homem, a pé ou ao volante. O mau condicionamento na área urbana levará ao acidente nas rodovias, onde o fator, sempre presente nos acidentes, a velocidade, tem uma tolerância maior. As estatísticas não me deixam mentir. Acrescente-se ainda às imperfeições do nosso Código de Trânsito, neste quesito, sob a visão omissa de Brasília.

O segundo enfoque, a ineficácia do policiamento, em linguagem bíblica, ”Clamam aos céus e pedem justiça”. Aqui no Rio, por exemplo, retiraram a Polícia Militar do policiamento do trânsito, substituindo o profissional pelo amador, de firma terceirizada e/ou Guarda Municipal (foto de abertura).

A culpa não é apenas dos políticos neófitos no assunto que nos governam. Não, a culpa é dos pouco entendidos que reformaram o Código de Trânsito, transformando a organização americana de administração, onde todo controle de trânsito se concentrava nos Detrans, corretamente, adotando o sistema europeu de delegarem ao município o exercício do emprego da engenharia. Esqueceram, ou não souberam copiar, talvez porque na comissão que o reformou havia muito advogado e pouco engenheiro especializado, de que lá na Europa criaram o diretor de Engenharia e o diretor de Circulação, este último exclusividade do policiamento especializado. Que eu saiba, até hoje não faz parte do currículo de ensino do engenheiro de tráfego o ensinamento da sua operação.

Sir Alker Tripp, lendário diretor de Trânsito de Londres na década de 1930, desde aquela época já alertava para este importante detalhe.

Acrescente-se ainda o sistema de fiscalização ultrapassado, estático, mal equipado, para não falar do “crime” de colocar a Policia Federal de Tráfego no Mistério da Justiça, privando-a do seu convívio, importante e salutar, com a engenharia, em outro Ministério. Como exemplo de nosso atraso em termos de policiamento, ao invés de ser motivo de orgulho para mim, haver introduzido o uso do helicóptero na fiscalização, em 1967, para o Brasil é motivo de vergonha.

Quanto ao que concerne á minoria que não acredita em solução, em curto prazo, para os problemas que nos colocam muito mal na classificação mundial de segurança no trânsito, enquanto existir o sentimento nos governantes em praticarem o que denunciei, em 1967: “Infelizmente é muito difícil se organizar o trânsito com a politicagem. Desgraçadamente, é muito fácil fazer politicagem com o trânsito”. Estou de pleno acordo com os céticos que assim pensam.

CF

Celso Franco escreve quinzenalmente para o AUTOentusiastas sobre questões de trânsito.





Anterior

NOVO RENAULT SANDERO EM "OS ESPECIALISTAS"

Próximo

HYUNDAI CRETA PULSE PLUS 1,6 AUTOMÁTICO, NO USO (COM VÍDEO)

identicon

Celso Franco

Celso Franco, ou Comandante Celso Franco como era conhecido e assim chamado por ter servido na Marinha de Guerra do Brasil, tem toda sua vida ligada ao trânsito. Foi diretor de Trânsito no antigo Estado da Guanabara, depois na cidade do Rio de Janeiro, e até de São Paulo. Tem experiência internacional, fez cursos e estágios na Alemanha e nos Estados Unidos, o que lhe confere autoridade neste vasto tema que afeta todos nós. Ao longo de sua vida escreveu para veículos de imprensa importantes, e até publicou livros, portanto esse seu lado será de grande utilidade na comunicação com o leitor ou leitora do AE, quando poderá transmitir todo seu conhecimento e experiência em assuntos de trânsito. Celso Franco estará no AE a cada 15 dias, sempre aos sábados às 10h00.

Próximo
Fotos, captação e edição de vídeo: Márcio Salvo

HYUNDAI CRETA PULSE PLUS 1,6 AUTOMÁTICO, NO USO (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021
Foto Jorge Cirne

UM VW FUSCA 1949 SALVO POR SEU MOTOR

28/06/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022
Fotos: divulgação VW

VW ID. BUZZ, A “KOMBI ELÉTRICA”, COMEÇA A SER VENDIDO

19/05/2022
Fotos; Jeison Paim

ASTRA GLS 16V, ESPORTIVO EM TRAJE SOCIAL

19/05/2022
Foto: fotograma do vídeo do ONSV

MAIO AMARELO TEM CAMPANHA MAIS ABRANGENTE ESTE ANO (COM VÍDEO)

19/05/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto ilustrativa: acidadeon.com

E “ROUBARAM” O JEEP DO CAPITÃO DOS PORTOS

19/05/2022
Fotos: divulgação VW

VW ID. BUZZ, A “KOMBI ELÉTRICA”, COMEÇA A SER VENDIDO

19/05/2022
Fotos; Jeison Paim

ASTRA GLS 16V, ESPORTIVO EM TRAJE SOCIAL

19/05/2022
Foto: fotograma do vídeo do ONSV

MAIO AMARELO TEM CAMPANHA MAIS ABRANGENTE ESTE ANO (COM VÍDEO)

19/05/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In